Voos na sabedoria: o ensino do patxôhã na escola estadual indígena kijetxawê zabelê | Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 6, n. 2, 2021 | 2021 - Brapci
Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 6, n. 2, 2021

Voos na sabedoria: o ensino do patxôhã na escola estadual indígena kijetxawê zabelê

Resumo: As práticas pedagógicas são o tema central deste estudo. Práticas que são empreendidas por docentes e por outros agentes na comunidade Pataxó para o ensino da língua Patxôhã. Essa maneira de pratica docente, inovadora para os padrões ocidentais, é a metodologia escolhida por esse grupo indígena para trabalhar a revitalização/retomada de sua língua ancestral. E essa metodologia de ensino é uma política linguística própria e decolonial. Assim, a partir da experiência docente e de gestão em uma escola Pataxó, o texto procura explanar a política linguística construída por essa comunidade indígena para que a língua Patxôhã possa transpor os muros da escola e se tornar uma língua da comunidade. Os exemplos que são citados definem uma postura epistêmica autônoma e definitiva para que as propostas pedagógicas possam assumir uma postura étnica. Desta forma, os saberes e os posicionamentos do grupo quanto ao ensino de língua são os elementos centrais deste debate.
Palavras-chave: Língua patxôhã Ensino de língua Decolonial
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OLIVEIRA, C. M.; COSTA, F. V. F. Voos na sabedoria: o ensino do patxôhã na escola estadual indígena kijetxawê zabelê. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 6, n. 2, 2021.
OLIVEIRA CMO; COSTA FVFC. Voos na sabedoria: o ensino do patxôhã na escola estadual indígena kijetxawê zabelê. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias. 2021;6(2).
OLIVEIRA, C. M., & COSTA, F. V. F. (2021). Voos na sabedoria: o ensino do patxôhã na escola estadual indígena kijetxawê zabelê. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias; 6(2).
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hasAbstractAs práticas pedagógicas são o tema central deste estudo. Práticas que são empreendidas por docentes e por outros agentes na comunidade Pataxó para o ensino da língua Patxôhã. Essa maneira de pratica docente, inovadora para os padrões ocidentais, é a metodologia escolhida por esse grupo indígena para trabalhar a revitalização/retomada de sua língua ancestral. E essa metodologia de ensino é uma política linguística própria e decolonial. Assim, a partir da experiência docente e de gestão em uma escola Pataxó, o texto procura explanar a política linguística construída por essa comunidade indígena para que a língua Patxôhã possa transpor os muros da escola e se tornar uma língua da comunidade. Os exemplos que são citados definem uma postura epistêmica autônoma e definitiva para que as propostas pedagógicas possam assumir uma postura étnica. Desta forma, os saberes e os posicionamentos do grupo quanto ao ensino de língua são os elementos centrais deste debate.: 0
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