Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
hasAuthor | Cristiane Maria de Oliveira: (164862) |
hasAuthor | Francisco Vanderlei Ferreira da Costa: (164863) |
dateOfAvailability | 2021-08-31: 163199 |
hasFileStorage | _repository/00/16/48/58/work_00164858#00000.pdf: (166608) |
hasPageEnd | 486: 5080 |
hasPageStart | 463: 71652 |
hasSubject | Língua patxôhã: 164859 |
hasSubject | Ensino de língua: 164860 |
hasSubject | Decolonial: 248370 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00081-2021-6-2: 164779 |
isPartOfSource | Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias: 118225 |
hasAbstract | As práticas pedagógicas são o tema central deste estudo. Práticas que são empreendidas por docentes e por outros agentes na comunidade Pataxó para o ensino da língua Patxôhã. Essa maneira de pratica docente, inovadora para os padrões ocidentais, é a metodologia escolhida por esse grupo indígena para trabalhar a revitalização/retomada de sua língua ancestral. E essa metodologia de ensino é uma política linguística própria e decolonial. Assim, a partir da experiência docente e de gestão em uma escola Pataxó, o texto procura explanar a política linguística construída por essa comunidade indígena para que a língua Patxôhã possa transpor os muros da escola e se tornar uma língua da comunidade. Os exemplos que são citados definem uma postura epistêmica autônoma e definitiva para que as propostas pedagógicas possam assumir uma postura étnica. Desta forma, os saberes e os posicionamentos do grupo quanto ao ensino de língua são os elementos centrais deste debate.: 0 |
hasID | oai:www.revistas.ufrj.br:article/46721 |
hasRegisterId | https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/46721: 0 |
hasSource | 2448-2935 |
hasTitle | Voos na sabedoria: o ensino do patxôhã na escola estadual indígena kijetxawê zabelê: 0 |
hasUrl | https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/46721/25242: 0 |
prefLabel | Oai:www.revistas.ufrj.br:article/46721#00081: 0 |