A biblioteca escolar no contexto da inclusão: como oferecer e vivenciar experiências inclusivas nesse ambiente | Biblionline, v. 14, n. 1, 2018 | 2018 - Brapci
Biblionline, v. 14, n. 1, 2018

A biblioteca escolar no contexto da inclusão: como oferecer e vivenciar experiências inclusivas nesse ambiente

Resumo: Questões sobre os direitos da pessoa com deficiência são discutidas na educação há tempos, porém, a importância das bibliotecas escolares no âmbito da inclusão ainda tem sido pouco abordada, além da atuação do bibliotecário com um trabalho colaborativo junto aos professores de salas regulares “inclusivas”. Nesse contexto, serviços adaptados e organizados adequadamente em uma biblioteca escolar podem proporcionar um ambiente de lazer, convívio e aquisição de conhecimentos diversos desde que haja olhares inclusivos e políticas públicas direcionadas a ela. O artigo trata da inclusão de alunos do ensino regular usuários de bibliotecas escolares e, para isso, foram abordados aspectos teóricos sobre essa realidade, para contribuir com a inclusão efetiva desses alunos no ambiente informacional. Apresentam-se ao final, propostas inclusivas a serem desenvolvidas e espera-se contribuir para a compreensão em relação à importância da formação do bibliotecário de bibliotecas escolares ou de qualquer outro ambiente informacional que intervenha com pessoas com deficiência. Almeja-se provocar o interesse de profissionais pesquisadores atuantes no mercado de trabalho sobre o assunto para que produzam informações relevantes à sua comunidade, a fim de que novos estudos proporcionem ofertas de outras experiências na educação especial e ideias de adaptações para o bom uso de recursos humanos, pedagógicos e tecnológicos. Espera-se que pesquisas e adaptações possam ser oferecidas a pessoas com deficiências em todo tipo de biblioteca, e que sejam contempladas no currículo educacional de cada instituição escolar evidenciando um trabalho colaborativo entre o bibliotecário e usuários com ou sem deficiência em todo o espaço da biblioteca.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


WELLICHAN, D. S. P.; LINO, C. C. T. S.; WELLICHAN, D. S. P. A biblioteca escolar no contexto da inclusão: como oferecer e vivenciar experiências inclusivas nesse ambiente. Biblionline, v. 14, n. 1, 2018.
WELLICHAN DSPW; LINO CCTSL; WELLICHAN DSPW. A biblioteca escolar no contexto da inclusão: como oferecer e vivenciar experiências inclusivas nesse ambiente. Biblionline. 2018;14(1).
WELLICHAN, D. S. P., LINO, C. C. T. S., & WELLICHAN, D. S. P. (2018). A biblioteca escolar no contexto da inclusão: como oferecer e vivenciar experiências inclusivas nesse ambiente. Biblionline; 14(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-08-12: 16052
hasAuthorDanielle Silva Pinheiro Wellichan: (106996)
hasAuthorCarla Cristine Tescaro Santos Lino: (16505)
hasAuthorDanielle da Silva Pinheiro Wellichan: (16504)
hasFileStorage_repository/00/01/65/03/work_00016503#00000.pdf: (50545)
hasPageEnd16: 959
hasPageStart3: 670
hasSectionOfArtigo: 3
hasSectionOfArtigo de revisão: 98
wasPublicationInDate2018-08-12: (270146)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceBiblionline: 103
hasIssueOfISSUE:JNL:00007-2018-14-1: 16050
hasAbstractQuestões sobre os direitos da pessoa com deficiência são discutidas na educação há tempos, porém, a importância das bibliotecas escolares no âmbito da inclusão ainda tem sido pouco abordada, além da atuação do bibliotecário com um trabalho colaborativo junto aos professores de salas regulares “inclusivas”. Nesse contexto, serviços adaptados e organizados adequadamente em uma biblioteca escolar podem proporcionar um ambiente de lazer, convívio e aquisição de conhecimentos diversos desde que haja olhares inclusivos e políticas públicas direcionadas a ela. O artigo trata da inclusão de alunos do ensino regular usuários de bibliotecas escolares e, para isso, foram abordados aspectos teóricos sobre essa realidade, para contribuir com a inclusão efetiva desses alunos no ambiente informacional. Apresentam-se ao final, propostas inclusivas a serem desenvolvidas e espera-se contribuir para a compreensão em relação à importância da formação do bibliotecário de bibliotecas escolares ou de qualquer outro ambiente informacional que intervenha com pessoas com deficiência. Almeja-se provocar o interesse de profissionais pesquisadores atuantes no mercado de trabalho sobre o assunto para que produzam informações relevantes à sua comunidade, a fim de que novos estudos proporcionem ofertas de outras experiências na educação especial e ideias de adaptações para o bom uso de recursos humanos, pedagógicos e tecnológicos. Espera-se que pesquisas e adaptações possam ser oferecidas a pessoas com deficiências em todo tipo de biblioteca, e que sejam contempladas no currículo educacional de cada instituição escolar evidenciando um trabalho colaborativo entre o bibliotecário e usuários com ou sem deficiência em todo o espaço da biblioteca.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/40603
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/40603: 0
hasRegisterId10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n1.40603: 0
hasSourceBiblionline; v. 14, n. 1 (2018); 3-16: 0
hasSource1809-4775: 0
hasTitleA biblioteca escolar no contexto da inclusão: como oferecer e vivenciar experiências inclusivas nesse ambiente: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/40603
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/40603/20678
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/40603#00007: 0
hasDOI10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n1.40603
Classe: Article