Mapeamento de ações de competência em informação na pandemia de Covid-19: contribuição das instituições de ensino superior da região norte do Brasil | Brazilian Journal of Information Science, v. 15, n. , 2021 | 2021 - Brapci
Brazilian Journal of Information Science, v. 15, n. , 2021

Mapeamento de ações de competência em informação na pandemia de Covid-19: contribuição das instituições de ensino superior da região norte do Brasil

Development of information competence in the Covid-19 pandemic: contribution of higher education institutions in the northern region of Brazil

Desarrollo de la competencia en información en la pandemia Covid-19: contribución de las instituciones de educación superior en la región norte de Brasil

Resumo: Com objetivo de examinar a contribuição das universidades e institutos federais da Região Norte do Brasil para o desenvolvimento de competência em informação no enfrentamento da pandemia de Covid-19, este estudo discute a competência em informação no contexto do ensino superior considerando o cenário da sociedade reconfigurado pela pandemia de Covid-19, mapeando as ações destes espaços para o desenvolvimento de competência em informação no combate à pandemia. No que tange aos procedimentos metodológicos, este estudo se apresenta exploratório e descritivo quanto aos seus objetivos e usa a abordagem qualitativa ao descrever as práticas examinadas e identificadas nas universidades e institutos em análise. Para investigar as iniciativas desenvolvidas pelas IES públicas, foram empreendidas buscas em notícias nos websites das instituições por meio de termos relacionados a Covid-19, segundo o grupo de indicadores propostos pela UNESCO (2008) como norte para inferências sobre a contribuição das iniciativas em universidades e institutos. Concluiu-se que a competência em informação no âmbito das IES localizadas na Região Norte do Brasil, perpassam questões relacionadas ao desenvolvimento de plataformas, mapeamento de fontes e disseminação de materiais informativos.
Palavras-chave: Competência em informação Ensino superior Região norte Competencia en información Covid-19 Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Abstract: With the objective of examining the contribution of universities and federal institutes in the Northern Region of Brazil to the development of information competence in coping with the Covid-19 pandemic, this study discusses information competence in the context of higher education considering the reconfigured society scenario by the Covid-19 pandemic, mapping the actions of these spaces for the development of information competence in combating the pandemic. With regard to methodological procedures, this study is exploratory and descriptive in terms of its objectives and uses a qualitative approach when describing the practices examined and identified in the universities and institutes under analysis. In order to investigate the initiatives developed by public HEIs, searches were carried out on news on the institutions´ websites using terms related to Covid-19, according to the group of indicators proposed by UNESCO (2008) as a guide for inferences about the contribution of initiatives in universities and institutes. It was concluded that the competence in information in the scope of the HEIs located in the Northern Region of Brazil, permeates issues related to the development of platforms, mapping of sources and dissemination of informational materials.
Keywords: Information literacy University education North region Covid-19 Society
Resumen: Con el fin de examinar la contribución de las universidades e institutos federales de la Región Norte de Brasil al desarrollo de la competencia en información frente a la pandemia Covid-19, este estudio analiza la competencia en información en el contexto de la educación superior considerando el escenario de la sociedad reconfigurada por la pandemia Covid-19, mapeando las acciones de estos espacios para el desarrollo de la competencia informativa en el combate a la pandemia. En cuanto a los procedimientos metodológicos, este estudio es exploratorio y descriptivo en cuanto a sus objetivos y utiliza un enfoque cualitativo al describir las prácticas examinadas e identificadas en las universidades e institutos analizados. Para investigar las iniciativas desarrolladas por las IES públicas, se realizaron búsquedas de noticias en los sitios web de las instituciones utilizando términos relacionados con Covid-19, según el conjunto de indicadores propuestos por UNESCO (2008) como guía para inferencias sobre la contribución. de iniciativas en universidades e institutos. Se concluyó que la competencia en información dentro de las IES ubicadas en la Región Norte de Brasil, impregna temas relacionados con el desarrollo de plataformas, mapeo de fuentes y difusión de materiales informativos.
Palabras clave: Covid-19 Enseñanza superior Región del norte Competencia en información Alfabetizacion informativa Sociedad
Mots clés:


REMIGIO, L. G.; NASCIMENTO, M. R.; VITORINO, E. V. Mapeamento de ações de competência em informação na pandemia de covid-19: contribuição das instituições de ensino superior da região norte do brasil. Brazilian Journal of Information Science, v. 15, n., 2021.
REMIGIO LGR; NASCIMENTO MRN; VITORINO EVV. Mapeamento de ações de competência em informação na pandemia de covid-19: contribuição das instituições de ensino superior da região norte do brasil. Brazilian journal of information science. 2021;15().
REMIGIO, L. G., NASCIMENTO, M. R., & VITORINO, E. V. (2021). Mapeamento de ações de competência em informação na pandemia de covid-19: contribuição das instituições de ensino superior da região norte do brasil. Brazilian journal of information science; 15().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2021-10-14: 165084
hasAuthorLeonardo Gomes Remigio: (136290)
hasAuthorMateus Rebouças Nascimento: (136308)
hasAuthorElizete Vieira Vitorino: (1151)
hasFileStorage_repository/86/2021/10/oai_ojs_www2_marilia_unesp_br_article_11621#00004.pdf: (165138)
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectEnsino superior: 248246
hasSubjectRegião norte: 271023
hasSubjectCompetencia en información: 1342
hasSubjectCovid-19: 234442
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2021-10-14: (269403)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-SA/4.0: (233561)
isPartOfSourceBrazilian journal of information science: 86
hasIssueOfISSUE:JNL:00004-2021-15-: 157010
hasAbstractCom objetivo de examinar a contribuição das universidades e institutos federais da Região Norte do Brasil para o desenvolvimento de competência em informação no enfrentamento da pandemia de Covid-19, este estudo discute a competência em informação no contexto do ensino superior considerando o cenário da sociedade reconfigurado pela pandemia de Covid-19, mapeando as ações destes espaços para o desenvolvimento de competência em informação no combate à pandemia. No que tange aos procedimentos metodológicos, este estudo se apresenta exploratório e descritivo quanto aos seus objetivos e usa a abordagem qualitativa ao descrever as práticas examinadas e identificadas nas universidades e institutos em análise. Para investigar as iniciativas desenvolvidas pelas IES públicas, foram empreendidas buscas em notícias nos websites das instituições por meio de termos relacionados a Covid-19, segundo o grupo de indicadores propostos pela UNESCO (2008) como norte para inferências sobre a contribuição das iniciativas em universidades e institutos. Concluiu-se que a competência em informação no âmbito das IES localizadas na Região Norte do Brasil, perpassam questões relacionadas ao desenvolvimento de plataformas, mapeamento de fontes e disseminação de materiais informativos.: 0
hasIDoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/11621
hasIDoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/11621
hasRegisterIdhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11621: 0
hasRegisterId10.36311/1981-1640.2021.v15.e02122: 0
hasSourceBrazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 15 (2021): continuous publication ; e02122: 0
hasSourceBrazilian Journal of Information Science: research trends; v. 15 (2021): Publicação contínua; e02122: 0
hasSource1981-1640: 0
hasTitleMapeamento de ações de competência em informação na pandemia de Covid-19: contribuição das instituições de ensino superior da região norte do Brasil: 0
hasUrlhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11621
hasUrlhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11621/8067
prefLabelOai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/11621#00004: 0
hasDOI10.36311/1981-1640.2021.v15.e02122
Classe: Article