Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2011-07-26: 16223 |
hasAuthor | Erik André de Nazaré Pires: (1753) |
hasFileStorage | _repository/103/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_10354#00007.pdf: (50706) |
hasSectionOf | Relato de pesquisa: 99 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSectionOf | Relato de experiência: 75 |
wasPublicationInDate | 2011-07-26: (270120) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Biblionline: 103 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00007-2011-7-1: 15942 |
hasAbstract | Aborda as relações entre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) e a leitura, tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na UFPA. O trabalho tem como objetivo analisar como tais ferramentas são apropriadas e utilizadas pelos alunos da graduação em foco para o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses alunos que se encontram em processo de formação profissional. A condução metodológica do artigo foi realizada na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Castells (1999), Freire (2005) sem dispensar as contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, a pesquisa utilizou um estudo exploratório de abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionário com perguntas fechadas, abertas e híbridas, com a coleta e análise de dados feita com os discentes da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, na turma de 2008, nos turnos matutino e noturno realizado no período de dois meses. Como resultados, a pesquisa demonstra que, mais da metade dos graduandos entrevistados considera que a prática da leitura atrelada à utilização das NTIC através de suas respostas é relevante para a obtenção de um elevado grau de proficiência satisfatória na formação acadêmica e, posteriormente, para adentrar no mercado de trabalho com mais qualificação. Finaliza entendendo que a leitura e as NTIC são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso do computador. Palavras-chave: Leitura. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteconomia. Universidade Federal do Pará. Bibliotecário.: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufpb.br:article/10354 |
hasRegisterId | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10354: 0 |
hasSource | Biblionline; v. 7, n. 1, jan./jun. 2011.: 0 |
hasSource | 1809-4775: 0 |
hasTitle | Abordagem sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na formação do leitor-bibliotecário entre discentes do curso de biblioteconomia da ufpa: 0 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10354 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10354/5796 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10354/24150 |
prefLabel | oai:periodicos.ufpb.br:article/10354#00007: 0 |