Abordagem sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na formação do leitor-bibliotecário entre discentes do curso de biblioteconomia da ufpa | Biblionline, v. 7, n. 1, 2011 | 2011 - Brapci
Biblionline, v. 7, n. 1, 2011

Abordagem sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na formação do leitor-bibliotecário entre discentes do curso de biblioteconomia da ufpa

Contribution on the use of new information technology and communication in the training of students between reader-librarian of library science of course at ufpa

Resumo: Aborda as relações entre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) e a leitura, tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na UFPA. O trabalho tem como objetivo analisar como tais ferramentas são apropriadas e utilizadas pelos alunos da graduação em foco para o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses alunos que se encontram em processo de formação profissional. A condução metodológica do artigo foi realizada na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Castells (1999), Freire (2005) sem dispensar as contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, a pesquisa utilizou um estudo exploratório de abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionário com perguntas fechadas, abertas e híbridas, com a coleta e análise de dados feita com os discentes da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, na turma de 2008, nos turnos matutino e noturno realizado no período de dois meses. Como resultados, a pesquisa demonstra que, mais da metade dos graduandos entrevistados considera que a prática da leitura atrelada à utilização das NTIC através de suas respostas é relevante para a obtenção de um elevado grau de proficiência satisfatória na formação acadêmica e, posteriormente, para adentrar no mercado de trabalho com mais qualificação. Finaliza entendendo que a leitura e as NTIC são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso do computador. Palavras-chave: Leitura. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteconomia. Universidade Federal do Pará. Bibliotecário.
Palavras-chave:
Abstract: Discusses the relationship between the new technologies of information and communication (ntic) and reading treated in an interdisciplinary perspective in the context of undergraduate librarianship in the ufpa. the study aims to examine how these tools are appropriated and used by graduate students to focus on access to scholarly texts for the reading and writing of these students who are undergoing training. conducting methodological article was first performed on stage with the literature of authors such as foundations castells (1999), freire (2005) without giving up the contributions of other thinkers on the subject addressed in the research and the second leg by qualitative exploratory study quantitative and a questionnaire with closed questions, open, hybrid and later with analysis and data collection done with the students of the school of library science at ufpa class of 2008 in morning and night shifts made in two months. as a result, research shows that over half of the undergraduates interviewed consider that the practice of reading coupled with the use of the ncit throught their answers, as relevant to obtaining a satisfactory degree of proficiency in academic and subsequently enter the job market with more qualification. ends the reading and understanding that the icts are an essential component in the training of librarians, particularly in a context of production and reproduction of information / texts in digital environments, pointing to the con struction of new reading habits based on computer use
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


PIRES, E. A. N. Abordagem sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na formação do leitor-bibliotecário entre discentes do curso de biblioteconomia da ufpa. Biblionline, v. 7, n. 1, 2011.
PIRES EANP. Abordagem sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na formação do leitor-bibliotecário entre discentes do curso de biblioteconomia da ufpa. Biblionline. 2011;7(1).
PIRES, E. A. N. (2011). Abordagem sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na formação do leitor-bibliotecário entre discentes do curso de biblioteconomia da ufpa. Biblionline; 7(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2011-07-26: 16223
hasAuthorErik André de Nazaré Pires: (1753)
hasFileStorage_repository/103/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_10354#00007.pdf: (50706)
hasSectionOfRelato de pesquisa: 99
hasSectionOfArtigo: 3
hasSectionOfRelato de experiência: 75
wasPublicationInDate2011-07-26: (270120)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceBiblionline: 103
hasIssueOfISSUE:JNL:00007-2011-7-1: 15942
hasAbstractAborda as relações entre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) e a leitura, tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na UFPA. O trabalho tem como objetivo analisar como tais ferramentas são apropriadas e utilizadas pelos alunos da graduação em foco para o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses alunos que se encontram em processo de formação profissional. A condução metodológica do artigo foi realizada na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Castells (1999), Freire (2005) sem dispensar as contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, a pesquisa utilizou um estudo exploratório de abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionário com perguntas fechadas, abertas e híbridas, com a coleta e análise de dados feita com os discentes da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, na turma de 2008, nos turnos matutino e noturno realizado no período de dois meses. Como resultados, a pesquisa demonstra que, mais da metade dos graduandos entrevistados considera que a prática da leitura atrelada à utilização das NTIC através de suas respostas é relevante para a obtenção de um elevado grau de proficiência satisfatória na formação acadêmica e, posteriormente, para adentrar no mercado de trabalho com mais qualificação. Finaliza entendendo que a leitura e as NTIC são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso do computador. Palavras-chave: Leitura. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteconomia. Universidade Federal do Pará. Bibliotecário.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/10354
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10354: 0
hasSourceBiblionline; v. 7, n. 1, jan./jun. 2011.: 0
hasSource1809-4775: 0
hasTitleAbordagem sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na formação do leitor-bibliotecário entre discentes do curso de biblioteconomia da ufpa: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10354
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10354/5796
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/10354/24150
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/10354#00007: 0
Classe: Article