Educação a distância como apoio ao ensino de bibilioteconomia: um estudo de viabilidade utilizando o ambiente aulanet | Biblionline, v. 1, n. 1, 2005 | 2005 - Brapci
Biblionline, v. 1, n. 1, 2005

Educação a distância como apoio ao ensino de bibilioteconomia: um estudo de viabilidade utilizando o ambiente aulanet

Distance education as a support to library science teaching: a viability study using the aulanet’s environment

Resumo: Educação a Distância (EAD) é um recurso ou modalidade de ensino/aprendizagem que remota à antigüidade com as cartas de Platão e as epístolas de São Paulo. Atualmente, com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), esta modalidade de ensino vem sendo utilizada e difundida pelas universidades brasileiras. Vários são os ambientes desenvolvidos para dar suporte a EAD, dentre esses destaca-se o Aulanet. O foco principal desta pesquisa é fazer um estudo sobre a viabilidade da adoção da EAD, utilizando este ambiente, como apoio à disciplina Elaboração de Trabalhos Monográficos (ETM). Os dados foram coletados através de questionários aplicados a seis professores que ministram a disciplina. Os resultados levam às seguintes conclusões: a) que é viável a utilização dessa modalidade de ensino utilizando o ambiente Aulanet como ferramenta auxiliar; b) que deverão também ser conhecidas as expectativas dos alunos com vistas a obter maiores subsídios para a adoção dessa ferramenta.
Palavras-chave:
Abstract: Distance Education (EAD) is a resource or a teaching/learning modality that remote to the antique with the Platos´s letters and the Saint Paul´s epistles. Nowadays, with the coming of the new technologies of information and communication (NTIC), this teaching modality has been used and spread for the Brazilian universities. Several are the environments developed to give support to EAD, among those stands out Aulanet. The main focus of this research is to develop a study about the viability of the EAD adoption, using the Aulanet as support to the discipline Scientifique Work Methodology (ETM). The data were collected through applied questionnaires to six teachers that supply the discipline. The results take to the following conclusions: a) that is viable the use of that teaching modality using the atmosphere Aulanet as an auxiliary tool; b) that should also be known the student’s expectations with views to obtain larger subsidies for the adoption of that tool.
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


NASCIMENTO, G. B.; AUTRAN, M. M. M. Educação a distância como apoio ao ensino de bibilioteconomia: um estudo de viabilidade utilizando o ambiente aulanet. Biblionline, v. 1, n. 1, 2005.
NASCIMENTO GBN; AUTRAN MMMA. Educação a distância como apoio ao ensino de bibilioteconomia: um estudo de viabilidade utilizando o ambiente aulanet. Biblionline. 2005;1(1).
NASCIMENTO, G. B., & AUTRAN, M. M. M. (2005). Educação a distância como apoio ao ensino de bibilioteconomia: um estudo de viabilidade utilizando o ambiente aulanet. Biblionline; 1(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2005-01-01: 3666
hasAuthorGenoveva Batista do Nascimento: (14963)
hasAuthorMarynice de Medeiros Matos Autran: (16086)
hasFileStorage_repository/103/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_559#00007.pdf: (52052)
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2005-01-01: (234540)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceBiblionline: 103
hasIssueOfISSUE:JNL:00007-2005-1-1: 15961
hasAbstractEducação a Distância (EAD) é um recurso ou modalidade de ensino/aprendizagem que remota à antigüidade com as cartas de Platão e as epístolas de São Paulo. Atualmente, com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), esta modalidade de ensino vem sendo utilizada e difundida pelas universidades brasileiras. Vários são os ambientes desenvolvidos para dar suporte a EAD, dentre esses destaca-se o Aulanet. O foco principal desta pesquisa é fazer um estudo sobre a viabilidade da adoção da EAD, utilizando este ambiente, como apoio à disciplina Elaboração de Trabalhos Monográficos (ETM). Os dados foram coletados através de questionários aplicados a seis professores que ministram a disciplina. Os resultados levam às seguintes conclusões: a) que é viável a utilização dessa modalidade de ensino utilizando o ambiente Aulanet como ferramenta auxiliar; b) que deverão também ser conhecidas as expectativas dos alunos com vistas a obter maiores subsídios para a adoção dessa ferramenta.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/559
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/559: 0
hasSourceBiblionline; v.1, n.1, jan./jun. 2005.: 0
hasSource1809-4775: 0
hasTitleEducação a distância como apoio ao ensino de bibilioteconomia: um estudo de viabilidade utilizando o ambiente aulanet: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/559
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/559/403
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/559#00007: 0
Classe: Article