O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da Ciência da Informação | Biblionline, v. 13, n. 2, 2017 | 2017 - Brapci
Biblionline, v. 13, n. 2, 2017

O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da Ciência da Informação

Resumo: As competências profissionais são elementos relevantes para a adequação e expansão do exercício profissional, sobretudo no âmbito das profissões da informação em uma sociedade competitiva, globalizada e multicultural. Assim, este estudo tematiza as competências profissionais do Moderno Profissional da Informação e suas relações com os principais paradigmas que sustentam a Ciência da Informação. Objetiva identificar a correspondência entre esses paradigmas na formulação e estabelecimento das competências profissionais que viabilizam o perfil de um Moderno Profissional da informação. Através de pesquisa bibliográfica e exploratória, constatou-se que as competências profissionais manifestam-se com maior intensidade no paradigma físico, havendo pouca correspondência com os demais paradigmas, o que demonstra que a atividade profissional ainda se manifesta em fazeres técnicos, não priorizando questões humanistas. Portanto, as competências atribuídas ao Moderno Profissional da Informação são insuficientes para adequar o profissional à realidade do mercado atual. Percebeu-se haver necessidade de ampliação das competências, principalmente quanto ao paradigma cognitivo e sociocultural, em face da manifestação de uma sociedade multicultural, o que requer, para adequação a esse novo contexto, a aquisição de competências de cunho pedagógico e cognitivo. Assim, constatou-se que as competências não foram elaboradas com base em todos os paradigmas da Ciência da Informação. Palavras-chave: Paradigmas da Ciência da Informação. Moderno Profissional da Informação. Competências profissionais.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


ANNA, J. S. O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da ciência da informação. Biblionline, v. 13, n. 2, 2017.
ANNA JSA. O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da ciência da informação. Biblionline. 2017;13(2).
ANNA, J. S. (2017). O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da ciência da informação. Biblionline; 13(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2017-12-11: 16000
hasAuthorJorge Santa Anna: (626)
hasFileStorage_repository/00/01/68/35/work_00016835#00000.pdf: (52062)
hasPageEnd29: 2490
hasPageStart18: 1507
hasSectionOfArtigo: 3
hasSectionOfArtigo de revisão: 98
wasPublicationInDate2017-12-11: (270145)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceBiblionline: 103
hasIssueOfISSUE:JNL:00007-2017-13-2: 15998
hasAbstractAs competências profissionais são elementos relevantes para a adequação e expansão do exercício profissional, sobretudo no âmbito das profissões da informação em uma sociedade competitiva, globalizada e multicultural. Assim, este estudo tematiza as competências profissionais do Moderno Profissional da Informação e suas relações com os principais paradigmas que sustentam a Ciência da Informação. Objetiva identificar a correspondência entre esses paradigmas na formulação e estabelecimento das competências profissionais que viabilizam o perfil de um Moderno Profissional da informação. Através de pesquisa bibliográfica e exploratória, constatou-se que as competências profissionais manifestam-se com maior intensidade no paradigma físico, havendo pouca correspondência com os demais paradigmas, o que demonstra que a atividade profissional ainda se manifesta em fazeres técnicos, não priorizando questões humanistas. Portanto, as competências atribuídas ao Moderno Profissional da Informação são insuficientes para adequar o profissional à realidade do mercado atual. Percebeu-se haver necessidade de ampliação das competências, principalmente quanto ao paradigma cognitivo e sociocultural, em face da manifestação de uma sociedade multicultural, o que requer, para adequação a esse novo contexto, a aquisição de competências de cunho pedagógico e cognitivo. Assim, constatou-se que as competências não foram elaboradas com base em todos os paradigmas da Ciência da Informação. Palavras-chave: Paradigmas da Ciência da Informação. Moderno Profissional da Informação. Competências profissionais.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/32501
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/32501: 0
hasRegisterId10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.32501: 0
hasSourceBiblionline; v. 13, n. 2 (2017); 18-29: 0
hasSource1809-4775: 0
hasTitleO moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da Ciência da Informação: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/32501
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/32501/18818
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/32501#00007: 0
hasDOI10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.32501
Classe: Article