Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2021-12-01: 168384 |
hasAuthor | Patrícia Maria Honório Abreu: (160860) |
hasFileStorage | _repository/00/16/83/85/work_00168385#00000.pdf: (169613) |
hasPageEnd | 3: 670 |
hasPageStart | 1: 696 |
hasSectionOf | Resumo de Dissertação e Tese: 702 |
hasSectionOf | Teses e dissertações: 232712 |
hasSubject | Competência em informação: 264669 |
hasSubject | Livro digital: 265976 |
hasSubject | Mediação da informação: 263425 |
hasSubject | Instituto federal do ceará: 277831 |
hasSubject | Não: 168386 |
hasSubject | Alfabetização informacional: 237818 |
hasSubject | Letramento informacional: 172256 |
hasSubject | Curso de biblioteconomia: 174143 |
wasPublicationInDate | 2021-12-01: (275453) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Informação em Pauta: 699 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00048-2021-6-00: 162430 |
hasAbstract | Esta pesquisa tem como objetivo compreender as competências e processos de mediação da informação para promover o acervo de livros digitais nas bibliotecas do IFCE. Como problema de pesquisa, propôs saber como as bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará estão articulando as competências e os processos de mediação necessários para promover o acervo de livros digitais. Assim, desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: verificar as práticas de mediação realizadas pelos bibliotecários do IFCE acerca da promoção do acervo de livros digitais e identificar quais competências em informação os bibliotecários do SIBI/IFCE possuem para mediar o acervo digital. Na metodologia, utilizou-se pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quali-quantitativa. Para obtenção dos dados, optou-se pelo questionário eletrônico junto aos bibliotecários, elaborado e aplicado através da ferramenta Google Forms. Delineou-se para análise e interpretação dos dados a técnica análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a mediação pedagógica se destaca frente a mediação técnica e institucional, prevalecendo nas respostas dos participantes, com mais de 50%, a percepção da educação de usuários, serviço de referência, disseminação seletiva da informação, redes sociais, serviço de informação utilitária, produtos/serviços, site, e-mail e ações culturais como possíveis ações de atuação da mediação da informação. Entretanto, ao analisar a prática profissional, vislumbra-se com maior porcentagem de respostas somente a prática da educação de usuários, redes sociais, e-mail e serviço de referência; as demais opções tiveram resultados abaixo de 50%. Em relação às competências, constata-se que a maioria das habilidades necessárias ao indivíduo competente em informação são aplicadas pelos bibliotecários no contexto dos livros digitais de modo eventual. Assim, os indicadores revelam que os melhores resultados foram a habilidade de identificar e manusear as fontes potenciais de informação de forma efetiva e eficaz, o hábito de ser proativo e o aprendizado ao longo da vida. Conclui-se que as tipologias da mediação da informação, em contextos digitais, necessitam de estímulos para que sejam aplicadas em sua plenitude, bem como é preciso de capacitações para os bibliotecários, visando o aprimoramento das habilidades informacionais. Destarte, a competência e a mediação da informação são duas variáveis intrínsecas essenciais para promover os livros em plataformas digitais.: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufc:article/71248 |
hasRegisterId | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/71248: 0 |
hasRegisterId | 10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.71248.1-3: 0 |
hasSource | 10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021 |
hasTitle | Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais: 0 |
hasUrl | http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/71248 |
hasUrl | http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/71248/197920 |
prefLabel | Oai:periodicos.ufc:article/71248#00048: 0 |
hasDOI | 10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.71248.1-3 |