Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 12, n. 2, 2021 | 2021 - Brapci
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 12, n. 2, 2021

Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral

Reading mediation and literature mediation in early childhood education for the integral development

Mediación de la lectura y la literatura en la educación de la primera infancia para el desarrollo integral

Resumo: Apresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional.
Palavras-chave: Literatura infantil Biblioteca escolar Desenvolvimento integral Base nacional comum curricular Base nacional comum curricular-bncc
Abstract: It presents research whose objective is to analyze children´s literature and its mediation in the integral development of the child, according to the Common National Curricular Base (BNCC) for the integral development of children from 0 to 5 years. It is documental bibliographic research with a qualitative approach, from the search in the Database on Information Science (BRAPCI) where documents were recovered by the terms mediation of reading and mediation of literature to obtain the conceptualization and practices of mediation in libraries and with documental analysis of the document Common National Curriculum Base to obtain subsidies of what is the subject´s full education. It is observed that there are incipient concepts in the scientific literature regarding the differentiation between reading mediation and literature mediation, however, they are different, because while reading mediation involves aspects of literacy, literature mediation addresses practices that relate to knowledge of the world and leisure. Concerning practices carried out in libraries, they can be adapted and based on the BNCC objectives for the integral development of children from 0 to 5 years of age, which are the focus of this study, from children´s literature and literature mediation. Through children´s literature and its mediation in school libraries, it is possible to initiate the integral development of children from 0 to 5 years old. With practices aligned with the objectives of the BNCC, adapting to activities for the respective age group, it is possible to have the formation of critical subjects capable of fully developing in the educational field.
Keywords: School library Common national curricular base Bncc Children´s literature Integral development Common national curricular base-bncc
Mots clés:


ABREU, A. C.; BEDIN, J.; SENA, P. M. B. Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 12, n. 2, 2021.
ABREU ACA; BEDIN JB; SENA PMBS. Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral. Incid: revista de ciência da informação e documentação. 2021;12(2).
ABREU, A. C., BEDIN, J., & SENA, P. M. B. (2021). Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral. Incid: revista de ciência da informação e documentação; 12(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.  book 
  • AMARO, Vagner da Rosa., ALENCAR, Patrícia Vargas. Práticas de mediação da leitura em bibliotecas da rede SESC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2017. Anais... 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/104748. Acesso em: 25 dez. 2020.  events 
  • ANTUNES, Jeferson et al. Jogos cooperativos e mediação da leitura: por que não na biblioteca pública? Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 4, p. 3-24, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/126859. Acesso em: 25 dez. 2020.  journal 
  • BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. A mediação da leitura na biblioteca. In: BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006. p. 1722.  book.cap 
  • BORTOLIN, Sueli., ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Oralidade e a ética na mediação da literatura. Informação and Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 171-190, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13902.  journal 
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 25 dez. 2020.  book 
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.  LAW 
  • CALHEIRA, Fausto José Silva., SANTOS, Raquel do Rosário., JESUS, Ingrid Paixão de. Entrelaces entre mediação da leitura e a biblioterapia como ações de integração social na terceira idade. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 3-20, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/137966. Acesso em: 25 dez. 2020.  journal 
  • COSTA, Aline Cristina Chanan., SANTOS NETO, João Arlindo. Brinquedotecas e ludotecas: ambientes para a mediação da leitura no Paraná. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 359-380, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/69011. Acesso em: 25 dez. 2020.  journal 
  • FLECK, Felícia de Oliveira. Uma percepção das visitas às bibliotecas públicas de Barcelona (ES): experiências formativas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 502-509, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/109183. Acesso em: 25 dez. 2020.  journal 
  • FLECK, Felícia de Oliveira., CUNHA, Miriam Figueiredo Vieira da., NAVARRA, Maite Comalat. A contação de histórias nas bibliotecas públicas de Barcelona: impressões de viagem. Informação and Informação, Londrina, v. 23, n. 3, p. 696-707, 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27951. Acesso em: 25 dez.  journal 
  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988.  book 
  • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.  book 
  • GOMES, Henriette Ferreira., SANTOS, Raquel do Rosário. Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas. Revista Ciência da Informação, Salvador, v. 43, n. 2, p. 257-271, 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1408. Acesso em: 25  journal 
  • IFLA – Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. São Paulo: 2000. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/sc.hool-libraries-resource-centers/publications/school-librarymanifesto-pt-brazil.pdf. Acesso em: 25 dez. 2020.  book 
  • INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos de leitura no Brasil. 5. ed. Brasília: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: https://prolivro.org.br/wpcontent/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf.  book 
  • LAJOLO, Marisa., ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 1999.  book 
  • MARCONI, M., LAKATOS Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.  book 
  • MORO, Eliane Lourdes da Silva., ESTABEL, Lizandra Brasil. A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca através das tecnologias de informação e de comunicação e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais. Inclusão Social, Brasília, v. 4, n. 2, p. 68-81, jun. 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/101251.  journal 
  • PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de janeiro: Zahar, 1973.  book 
  • RASTELI, Alessandro., CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 43-58, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/147/14730602004.pdf. Acesso em: 25 dez. 2020.  journal 
  • REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.  book 
  • SANTOS, Raquel do Rosário., SOUSA, Ana Claudia Medeiros de., JESUS, Ingrid Paixão de. Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Salvador, v. 13, n. 1, p. 56-72, abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22932. Acesso em: 25  journal 
  • SILVA, Aparecida de Almeida da. As livrarias como espaço de mediação de leitura. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 23, n. 2, p. 117126, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/24265. Acesso em: 25  journal 
  • SILVA, Ezequiel Theodoro. Elementos da pedagogia da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 140p.  book 
  • SOUZA, Edivanio Duarte de. Dinamização e mediação na biblioteca escolar: potencialidades da leitura literária. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 1, n. 2, p. 3-8, ago. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/36065. Acesso em: 25 dez. 2020.  journal 
  • SOUZA, Franciny Bom Reis de., GONÇALVES, Renata Braz. Práticas de incentivo à leitura em livrarias gaúchas: livraria exercendo papel de bibliotecas? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 33-49, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/112508. Acesso em: 25 dez. 2020.  journal 
  • TARGINO, Maria das Graças. Mediação cultural e da leitura como estratégia de inclusão social: bibliotecas comunitárias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/141204. Acesso em: 25 dez. 2020.  journal 
  • VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Artigo submetido em: 25 dez. 2020 Artigo aceito em: 23 ago. 2021  book 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2021-11-30: 168516
hasAuthorAna Caroline Abreu: (168530)
hasAuthorJéssica Bedin: (4581)
hasAuthorPriscila Machado Borges Sena: (1530)
hasFileStorage_repository/00/16/85/22/work_00168522#00000.pdf: (169591)
hasPageEnd108: 1420
hasPageStart89: 187
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectLiteratura infantil: 178042
hasSubjectBiblioteca escolar: 232760
hasSubjectDesenvolvimento integral: 168529
hasSubjectBase nacional comum curricular: 151799
hasSubjectBase nacional comum curricular-bncc: 282204
wasPublicationInDate2021-11-30: (271722)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0/: (282169)
isPartOfSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação: 361
hasIssueOfISSUE:JNL:00022-2021-12-2: 168514
hasAbstractApresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional.: 0
hasIDoai:revistas.usp.br:article/180362
hasRegisterIdhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362: 0
hasRegisterId10.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108: 0
hasSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 89-108: 0
hasSource2178-2075: 0
hasTitleMediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral: 0
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362/177594
prefLabelOai:revistas.usp.br:article/180362#00022: 0
hasDOI10.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108
Classe: Article