Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2021-11-30: 168516 |
hasAuthor | Ana Caroline Abreu: (168530) |
hasAuthor | Jéssica Bedin: (4581) |
hasAuthor | Priscila Machado Borges Sena: (1530) |
hasFileStorage | _repository/00/16/85/22/work_00168522#00000.pdf: (169591) |
hasPageEnd | 108: 1420 |
hasPageStart | 89: 187 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Literatura infantil: 178042 |
hasSubject | Biblioteca escolar: 232760 |
hasSubject | Desenvolvimento integral: 168529 |
hasSubject | Base nacional comum curricular: 151799 |
hasSubject | Base nacional comum curricular-bncc: 282204 |
wasPublicationInDate | 2021-11-30: (271722) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | Copyright (c): (232755) |
hasLicense | BY-NC/4.0/: (282169) |
isPartOfSource | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação: 361 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00022-2021-12-2: 168514 |
hasAbstract | Apresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional.: 0 |
hasID | oai:revistas.usp.br:article/180362 |
hasRegisterId | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362: 0 |
hasRegisterId | 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108: 0 |
hasSource | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 89-108: 0 |
hasSource | 2178-2075: 0 |
hasTitle | Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral: 0 |
hasUrl | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362 |
hasUrl | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362/177594 |
prefLabel | Oai:revistas.usp.br:article/180362#00022: 0 |
hasDOI | 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108 |