Abordagens conceituais e relacionais entre extensão universitária e mediação da informação | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 12, n. 2, 2021 | 2021 - Brapci
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 12, n. 2, 2021

Abordagens conceituais e relacionais entre extensão universitária e mediação da informação

Conceptual and relational approaches between university extension and information mediation

Resumo: Apresenta a Extensão Universitária como uma dimensão profícua de estudos e práticas acadêmicas, sendo a mediação da informação um campo da Ciência da Informação e Biblioteconomia constituída de uma multiplicidade de intervenções que visam propiciar a interferência em comunidades e demandas contextuais da sociedade, sejam sociais, culturais, educacionais, tecnológicas etc. Define como problemática a seguinte questão: Quais as possíveis relações entre Extensão Universitária e mediação da informação? Objetiva abordar as potenciais relações entre Extensão Universitária e mediação da informação considerando os fundamentos teórico-práticos que norteiam ambos os objetos de estudo. Utiliza como aspectos metodológicos a finalidade exploratória, estabelecendo diálogo com o método bibliográfico, utilizando principalmente de artigos mapeados em canais de informação supraformais, tais como os periódicos eletrônicos e os anais de eventos em meio digital, o que caracteriza o estudo qualitativo. Discute os aspectos conceituais de Extensão Universitária e mediação da informação de maneira individualizada visando perceber os atributos norteadores que determinam as possíveis relações entre essas dimensões. Os resultados demonstram que há várias possibilidades de relação entre a Extensão Universitária e mediação da informação, tanto no sentido de como a extensão se apropria dos elementos da mediação e como a mediação pode ser aplicada para otimizar as práticas extensionistas. Conclui que as relações entre Extensão Universitária e mediação da informação tem como base os aspectos teóricos e práticos que atuam de forma pedagógica e institucional visando a construção de estratégias, intervenções e interferências trabalhadas no cotidiano acadêmico de uma forma contextual e direcionadas a sociedade no geral.
Palavras-chave: Extensão universitária Mediação da informação Conceito Tipologia Relação Mediação da informação-conceitos-tipologias Relações-extensão universitária-mediação da informação
Abstract: It presents the University Extension as a fruitful dimension of academic studies and practices, and information mediation is a field of Information Science and Librarianeconomics consisting of a multiplicity of interventions aimed at providing interference in communities and contextual demands of society, whether social, cultural, educational, technological, etc. It defines as problematic the following question: What are the possible relationships between University Extension and information mediation? It aims to address the potential relationships between University Extension and information mediation considering the theoretical and practical foundations that guide both objects of study. It uses as methodological aspects the exploratory purpose, establishing dialogue with the bibliographic method, mainly using articles mapped in supraformal information channels, such as electronic journals and events in digital media, which characterizes the qualitative study. It discusses the conceptual aspects of University Extension and information mediation in an individualized way in order to perceive the driving attributes that determine the possible relationships between these dimensions. The results show that there are several possibilities of relationship between university extension and information mediation, both in the sense of how the extension appropriates the elements of mediation and how mediation can be applied to optimize extensionist practices. It concludes that the relations between University Extension and information mediation are based on the theoretical and practical aspects that act in a pedagogical and institutional way aiming at the construction of strategies, interventions and interferences worked in the academic daily life in a contextual way and directed to society in general.
Keywords: University extension Information mediation Concepts Typologies Relationships Information mediation-concepts-typologies Relationships-university extension-information mediation
Mots clés:


FRUTUOSO, A. M. R.; SILVA, J. L. C. Abordagens conceituais e relacionais entre extensão universitária e mediação da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 12, n. 2, 2021.
FRUTUOSO AMRF; SILVA JLCS. Abordagens conceituais e relacionais entre extensão universitária e mediação da informação. Incid: revista de ciência da informação e documentação. 2021;12(2).
FRUTUOSO, A. M. R., & SILVA, J. L. C. (2021). Abordagens conceituais e relacionais entre extensão universitária e mediação da informação. Incid: revista de ciência da informação e documentação; 12(2).
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hasAbstractApresenta a Extensão Universitária como uma dimensão profícua de estudos e práticas acadêmicas, sendo a mediação da informação um campo da Ciência da Informação e Biblioteconomia constituída de uma multiplicidade de intervenções que visam propiciar a interferência em comunidades e demandas contextuais da sociedade, sejam sociais, culturais, educacionais, tecnológicas etc. Define como problemática a seguinte questão: Quais as possíveis relações entre Extensão Universitária e mediação da informação? Objetiva abordar as potenciais relações entre Extensão Universitária e mediação da informação considerando os fundamentos teórico-práticos que norteiam ambos os objetos de estudo. Utiliza como aspectos metodológicos a finalidade exploratória, estabelecendo diálogo com o método bibliográfico, utilizando principalmente de artigos mapeados em canais de informação supraformais, tais como os periódicos eletrônicos e os anais de eventos em meio digital, o que caracteriza o estudo qualitativo. Discute os aspectos conceituais de Extensão Universitária e mediação da informação de maneira individualizada visando perceber os atributos norteadores que determinam as possíveis relações entre essas dimensões. Os resultados demonstram que há várias possibilidades de relação entre a Extensão Universitária e mediação da informação, tanto no sentido de como a extensão se apropria dos elementos da mediação e como a mediação pode ser aplicada para otimizar as práticas extensionistas. Conclui que as relações entre Extensão Universitária e mediação da informação tem como base os aspectos teóricos e práticos que atuam de forma pedagógica e institucional visando a construção de estratégias, intervenções e interferências trabalhadas no cotidiano acadêmico de uma forma contextual e direcionadas a sociedade no geral.: 0
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