What is epistemicide? A introduction to the concept for the field of Information Science
[Liinc em Revista; Vol. 17 No. 2 (2021): Decoloniality and Information Science: dialogical pathways; e5759]
O que é epistemicídio? Uma introdução ao conceito para aárea da Ciência da Informação

What is epistemicide? A introduction to the concept for the field of Information Science

Resumo: Epistemicídio é um conceito aberto porque está em processo de dialetização permanente. Inicialmente associado aos exercícios de poder e violência contra saberes chamados de subalternos ou abissais, o conceito expande-se e as extensões epistemicidas podem ser pesquisadas em diversas áreas do conhecimento, inclusive na Ciência da Informação. Deste modo, este artigo desenvolve uma reflexão epistemológica sobre o conceito de epistemicídio do ponto de vista crítico-teórico. Para tanto, é necessário compreender algumas bases teóricas decoloniais e o que dissertam sobre as instâncias de poder de informação e conhecimento. A questão central baseia-se nos dilemas de complexidade, nos limites de interpretação e na legitimação dos espaços de significação do pensamento diante da urgência do debate em contextos científicos. Como se trata de pesquisa exploratória e de base qualitativa, foram selecionadas referências da literatura geral sobre o tema e específica da Ciência da Informação. A análise desse referencial seguiu os procedimentos de revisão de literatura e a problematização, utilizou o método hermenêutico-reflexivo para se chegar às posições teórico-epistemológicas sobre o conceito de epistemicídio. Os resultados indicam que o tema é discutido na literatura especializada da área. Na discussão foram identificados pontos de convergência com o processo dialético colonial de manutenção da cultura dominante por vias distintas, o que exige uma posição epistemologicamente crítica da Ciência da Informação. Conclui que é necessário exercer uma reflexão epistemológica sem desconsiderar posições em linhas de fronteiras ou mesmo contrárias. O artigo contribui para evidenciar o conceito de epistemicídio nos estudos de informação.

Palavras-chave: Epistemologia. 1 Ciência da Informação. Epistemicídio. Crítica da Ciência. Conceito.



Abstract: Epistemicide is an open concept because it is in the process of permanent dialectization. Initially associated with the exercises of power and violence against knowledge called subaltern or abyssal, the concept expands and epistemicidal extensions can be researched in several areas of knowledge, including Information Science. Thus, this article develops an epistemological reflection on the concept of epistemicide from a critical-theoretical point of view. For that, it is necessary to understand some decolonial theoretical bases and what they talk about the instances of power of information and knowledge. The central question is based on the dilemmas of complexity, the limits of interpretation and the legitimation of spaces for the meaning of thought in the face of the urgency of debate in scientific contexts. As this is an exploratory and qualitative research, references from the general literature on the subject and specific from Information Science were selected. The analysis of this referential followed the procedures of literature review and problematization, used the hermeneutic-reflective method to arrive at the theoretical-epistemological positions on the concept of epistemicide. The results indicate that the topic is discussed at the specialized literature in the area. In the discussion, points of convergence were identified with the colonial dialectical process of maintaining the dominant culture in different ways, which requires an epistemologically critical position in Information Science. It concludes that it is necessary to exercise an epistemological reflection without disregarding positions on border lines or even opposites. The article contributes to highlight the concept of epistemicide in information studies

Keywords: Epistemology. Information Science. Epistemicide. Criticism of Science. Concepts.



Como citar
GONçALVES, R. A.; MUCHERONI, M. L. O que é epistemicídio? uma introdução ao conceito para aárea da ciência da informação. Liinc em revista, v. 17, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/168586. Acesso em: 03 out. 2022.

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Referências

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DescriptorO que é epistemicídio? Uma introdução ao conceito para aárea da Ciência da Informação
GONçALVES, Robson de Andrade; MUCHERONI, Marcos Luiz
Liinc em revista, v. 17, 2021. () (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5759 (pt-BR) 3
TitleO que é epistemicídio? Uma introdução ao conceito para aárea da Ciência da Informação (pt-BR) 3
TitleWhat is epistemicide? A introduction to the concept for the field of Information Science (en) 3
AuthorGONçALVES, Robson de Andrade (pt-BR) 1
AuthorMUCHERONI, Marcos Luiz (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5759/5385 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, v. 17, 2021. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2021-11-30 (pt-BR) 1
hasAbstractEpistemicídio é um conceito aberto porque está em processo de dialetização permanente. Inicialmente associado aos exercícios de poder e violência contra saberes chamados de subalternos ou abissais, o conceito expande-se e as extensões epistemicidas podem ser pesquisadas em diversas áreas do conhecimento, inclusive na Ciência da Informação. Deste modo, este artigo desenvolve uma reflexão epistemológica sobre o conceito de epistemicídio do ponto de vista crítico-teórico. Para tanto, é necessário compreender algumas bases teóricas decoloniais e o que dissertam sobre as instâncias de poder de informação e conhecimento. A questão central baseia-se nos dilemas de complexidade, nos limites de interpretação e na legitimação dos espaços de significação do pensamento diante da urgência do debate em contextos científicos. Como se trata de pesquisa exploratória e de base qualitativa, foram selecionadas referências da literatura geral sobre o tema e específica da Ciência da Informação. A análise desse referencial seguiu os procedimentos de revisão de literatura e a problematização, utilizou o método hermenêutico-reflexivo para se chegar às posições teórico-epistemológicas sobre o conceito de epistemicídio. Os resultados indicam que o tema é discutido na literatura especializada da área. Na discussão foram identificados pontos de convergência com o processo dialético colonial de manutenção da cultura dominante por vias distintas, o que exige uma posição epistemologicamente crítica da Ciência da Informação. Conclui que é necessário exercer uma reflexão epistemológica sem desconsiderar posições em linhas de fronteiras ou mesmo contrárias. O artigo contribui para evidenciar o conceito de epistemicídio nos estudos de informação. (pt-BR) 3
hasAbstractEpistemicide is an open concept because it is in the process of permanent dialectization. Initially associated with the exercises of power and violence against knowledge called subaltern or abyssal, the concept expands and epistemicidal extensions can be researched in several areas of knowledge, including Information Science. Thus, this article develops an epistemological reflection on the concept of epistemicide from a critical-theoretical point of view. For that, it is necessary to understand some decolonial theoretical bases and what they talk about the instances of power of information and knowledge. The central question is based on the dilemmas of complexity, the limits of interpretation and the legitimation of spaces for the meaning of thought in the face of the urgency of debate in scientific contexts. As this is an exploratory and qualitative research, references from the general literature on the subject and specific from Information Science were selected. The analysis of this referential followed the procedures of literature review and problematization, used the hermeneutic-reflective method to arrive at the theoretical-epistemological positions on the concept of epistemicide. The results indicate that the topic is discussed at the specialized literature in the area. In the discussion, points of convergence were identified with the colonial dialectical process of maintaining the dominant culture in different ways, which requires an epistemologically critical position in Information Science. It concludes that it is necessary to exercise an epistemological reflection without disregarding positions on border lines or even opposites. The article contributes to highlight the concept of epistemicide in information studies (en) 3
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SourceLiinc em Revista; v. 17 n. 2 (2021): Decolonialidade e Ciência da Informação: Veredas Dialógicas; e5759 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 17 Núm. 2 (2021): Decolonialidad y ciencia de la información: Veredas de diálogos; e5759 (es-ES) 3
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