ShowAtHome: Art, Technology and Decolonial Experience in the Pandemic Context
[Liinc em Revista; Vol. 17 No. 2 (2021): Decoloniality and Information Science: dialogical pathways; e5774]
MostrEmCasa: Arte, Tecnologia e Experiência Decolonial no Contexto de Pandemia

ShowAtHome: Art, Technology and Decolonial Experience in the Pandemic Context

Resumo: O trabalho trata diretamente da experiência na realização de um curso livre na modalidade online, como atividade complementar ao currículo em um curso de graduação na área de Comunicação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tal atividade surge como possibilidade em contribuir na construção de rumos/direcionamentos para a educação no contexto da pandemia Covid-19, na medida em que reflexiona o locus de ensino/aprendizagem – processos, espaços, sujeitos – através da arte e tecnologia, a partir de uma perspectiva decolonial. O curso MostrEmCasa teve como objetivo refletir sobre a importância da arte e das linguagens midiáticas como um elemento fundamental para a consciência, acolhimento e enfrentamento aos desafios vividos mundialmente, buscando experienciá-las no cotidiano “mínimo” imposto por esse período de isolamento/confinamento social. Os resultados apontam que a arte, através das tecnologias digitais, numa perspectiva decolonial, se constitui como um recurso para o livre pensar/fazer sobre si e sobre o mundo

Palavras-chave: Arte. Tecnologia. Ensino. Aprendizagem. Experiência Decolonial.



Abstract: The work deals directly with the experience in conducting an open course in the online modality, as a complementary activity to the curriculum in an undergraduate course in the field of Communication at the University of the State of Bahia (Uneb). This activity appears as a possibility to contribute to the construction of courses/directions for education in the context of the Covid-19 pandemic, as it reflects the teaching/learning locus- processes, spaces, subjects- through art and technology from a decolonial perspective. The course ShowAtHome (MostrEmCasa) aimed to reflect on the importance of art and media languages as a fundamental element for awareness, acceptance and facing the challenges lived worldwide, seeking to experience them in the “minimum” daily life imposed by this period of social isolation/confinement. The results show that art, through digital technologies, from a decolonial perspective, constitutes a resource for free thinking/doing about oneself and about the world

Keywords: Pandemic. Art. Technology. Teaching. Learning. Decolonial Experience.



Como citar
XAVIER, C.; MORAIS, K. S.; CARNEIRO, N. V. B. Mostremcasa: arte, tecnologia e experiência decolonial no contexto de pandemia. Liinc em revista, v. 17, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5774 Acesso em: 28 set. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
31
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorMostrEmCasa: Arte, Tecnologia e Experiência Decolonial no Contexto de Pandemia
XAVIER, Claudio; MORAIS, Katia Santos de; CARNEIRO, Nadia Virginia Barbosa
Liinc em revista, v. 17, 2021. () (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5774 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v17i2.5774 (pt-BR) 3
TitleMostrEmCasa: Arte, Tecnologia e Experiência Decolonial no Contexto de Pandemia (pt-BR) 3
TitleShowAtHome: Art, Technology and Decolonial Experience in the Pandemic Context (en) 3
AuthorXAVIER, Claudio (pt-BR) 1
AuthorMORAIS, Katia Santos de (pt-BR) 1
AuthorCARNEIRO, Nadia Virginia Barbosa (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5774/5400 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, v. 17, 2021. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2021-11-30 (pt-BR) 1
hasAbstractO trabalho trata diretamente da experiência na realização de um curso livre na modalidade online, como atividade complementar ao currículo em um curso de graduação na área de Comunicação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tal atividade surge como possibilidade em contribuir na construção de rumos/direcionamentos para a educação no contexto da pandemia Covid-19, na medida em que reflexiona o locus de ensino/aprendizagem – processos, espaços, sujeitos – através da arte e tecnologia, a partir de uma perspectiva decolonial. O curso MostrEmCasa teve como objetivo refletir sobre a importância da arte e das linguagens midiáticas como um elemento fundamental para a consciência, acolhimento e enfrentamento aos desafios vividos mundialmente, buscando experienciá-las no cotidiano “mínimo” imposto por esse período de isolamento/confinamento social. Os resultados apontam que a arte, através das tecnologias digitais, numa perspectiva decolonial, se constitui como um recurso para o livre pensar/fazer sobre si e sobre o mundo (pt-BR) 3
hasAbstractThe work deals directly with the experience in conducting an open course in the online modality, as a complementary activity to the curriculum in an undergraduate course in the field of Communication at the University of the State of Bahia (Uneb). This activity appears as a possibility to contribute to the construction of courses/directions for education in the context of the Covid-19 pandemic, as it reflects the teaching/learning locus- processes, spaces, subjects- through art and technology from a decolonial perspective. The course ShowAtHome (MostrEmCasa) aimed to reflect on the importance of art and media languages as a fundamental element for awareness, acceptance and facing the challenges lived worldwide, seeking to experience them in the “minimum” daily life imposed by this period of social isolation/confinement. The results show that art, through digital technologies, from a decolonial perspective, constitutes a resource for free thinking/doing about oneself and about the world (en) 3
hasFileStorage_repository/708/2022/01/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5774#00051.pdf () 1
hasIdMostrEmCasa: Arte, Tecnologia e Experiência Decolonial no Contexto de Pandemia
XAVIER, Claudio; MORAIS, Katia Santos de; CARNEIRO, Nadia Virginia Barbosa
Liinc em revista, v. 17, 2021. () () 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 17 No. 2 (2021): Decoloniality and Information Science: dialogical pathways; e5774 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; v. 17 n. 2 (2021): Decolonialidade e Ciência da Informação: Veredas Dialógicas; e5774 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 17 Núm. 2 (2021): Decolonialidad y ciencia de la información: Veredas de diálogos; e5774 (es-ES) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaArte (pt-BR) 1
ThemaTecnologia (pt-BR) 1
ThemaEnsino (pt-BR) 1
ThemaAprendizagem (pt-BR) 1
ThemaExperiência Decolonial (pt-BR) 1
ThemaPandemia (es-ES) 1
ThemaPandemic (en) 1
ThemaArt (en) 1
ThemaTechnology (en) 1
ThemaTeaching (en) 1
ThemaLearning (en) 1
ThemaDecolonial Experience (en) 1