Resumo: O presente artigo versa sobre a formação de professores indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. Para a abordagem do tema foram priorizadas análises que levam a questão dos direitos à reflexão sobre a identidade das comunidades indígenas e as mudanças que vão se processando na comunidade a partir da relação com uma educação formulada por não indígenas. Buscou-se alinhavar o artigo com base em diferentes campos do saber, tais como a história, a sociologia, a antropologia e a educação, em uma perspectiva decolonial, que rompe com as narrativas moderno-ocidentais impostas pela colonização. O objetivo desta produção foi buscar o entendimento das construções de cursos de formação de professores indígenas no referido estado utilizando como metodologia as análises documental e bibliográfica. A literatura foi revisada, recorrendo-se a estudos semelhantes publicados nas principais bases de dados científicas, tais como Scielo, Pubmed e Lilacs. Diante do exposto, percebe-se a importância do reconhecimento pessoal, social e jurídico dos povos indígenas, de modo igualitário, isonômico e com a correta distribuição entre eles, dando origem aos cursos de formação de professores indígenas no estado
Palavras-chave: Formação de Professore Indígena. Colonialidade. Estudo Cultural. Decolonialidade.
Abstract: This article deals with the training of indigenous teachers in the state of Mato Grosso do Sul. To approach the topic, analysis that bring to reflection questions like the issue of rights, the identity of indigenous communities and the changes that are taking place in the community from the relationship with an education formulated by non-Indians were prioritized. Thus, we sought to sew the article with support in different fields of knowledge, such as history, sociology, anthropology and education, in a decolonial perspective, which break with the modern-Western narratives imposed by colonization. The objective of this production was to seek an understanding of the constructions of training courses for indigenous teachers in the referred state using documentary and bibliographic analysis as a methodology. Literature was reviewed, using similar studies published in the main scientific databases, such as Scielo, Pubmed and Lilacs. In view of what was said, the importance of personal, social and legal recognition of indigenous peoples is perceived, in an equal, isonomic manner and with the correct distribution among peoples, giving rise to training courses for indigenous teachers in that state
Keywords: Indigenous Teacher Training. Coloniality. Decoloniality. Cultural Studies.
propriety | value |
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Descriptor | Formação de professores indígenas e possibilidades decoloniais ROSENDO, Ailton Salgado; MEDEIROS, Heitor Queiroz de Liinc em revista, , . () (pt-BR) 3 |
Identificador | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5781 (pt-BR) 3 |
Identificador | DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5781 (pt-BR) 3 |
Title | Formação de professores indígenas e possibilidades decoloniais (pt-BR) 3 |
Title | Training indigenous teachers and decolonial possibilities (en) 3 |
Published | Liinc em revista, v. 17, 2021. (pt-BR) 2 |
Author | ROSENDO, Ailton Salgado (pt-BR) 1 |
Author | MEDEIROS, Heitor Queiroz de (pt-BR) 1 |
Access Link | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5781/5408 (pt-BR) 3 |
Nome da Pulicação | Liinc em revista (pt-BR) 1 |
Sessão | () 3 |
Disponibilizado | 2021-11-30 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | O presente artigo versa sobre a formação de professores indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. Para a abordagem do tema foram priorizadas análises que levam a questão dos direitos à reflexão sobre a identidade das comunidades indígenas e as mudanças que vão se processando na comunidade a partir da relação com uma educação formulada por não indígenas. Buscou-se alinhavar o artigo com base em diferentes campos do saber, tais como a história, a sociologia, a antropologia e a educação, em uma perspectiva decolonial, que rompe com as narrativas moderno-ocidentais impostas pela colonização. O objetivo desta produção foi buscar o entendimento das construções de cursos de formação de professores indígenas no referido estado utilizando como metodologia as análises documental e bibliográfica. A literatura foi revisada, recorrendo-se a estudos semelhantes publicados nas principais bases de dados científicas, tais como Scielo, Pubmed e Lilacs. Diante do exposto, percebe-se a importância do reconhecimento pessoal, social e jurídico dos povos indígenas, de modo igualitário, isonômico e com a correta distribuição entre eles, dando origem aos cursos de formação de professores indígenas no estado (pt-BR) 3 |
hasAbstract | This article deals with the training of indigenous teachers in the state of Mato Grosso do Sul. To approach the topic, analysis that bring to reflection questions like the issue of rights, the identity of indigenous communities and the changes that are taking place in the community from the relationship with an education formulated by non-Indians were prioritized. Thus, we sought to sew the article with support in different fields of knowledge, such as history, sociology, anthropology and education, in a decolonial perspective, which break with the modern-Western narratives imposed by colonization. The objective of this production was to seek an understanding of the constructions of training courses for indigenous teachers in the referred state using documentary and bibliographic analysis as a methodology. Literature was reviewed, using similar studies published in the main scientific databases, such as Scielo, Pubmed and Lilacs. In view of what was said, the importance of personal, social and legal recognition of indigenous peoples is perceived, in an equal, isonomic manner and with the correct distribution among peoples, giving rise to training courses for indigenous teachers in that state (en) 3 |
hasFileStorage | _repository/708/2022/01/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5781#00051.pdf () 1 |
hasId | Formação de professores indígenas e possibilidades decoloniais ROSENDO, Ailton Salgado; MEDEIROS, Heitor Queiroz de Liinc em revista, , . () () 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 17 No. 2 (2021): Decoloniality and Information Science: dialogical pathways; e5781 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; v. 17 n. 2 (2021): Decolonialidade e Ciência da Informação: Veredas Dialógicas; e5781 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 17 Núm. 2 (2021): Decolonialidad y ciencia de la información: Veredas de diálogos; e5781 (es-ES) 3 |
Source | 1808-3536 () 3 |
Thema | Formação de Professore Indígena (pt-BR) 1 |
Thema | Colonialidade (pt-BR) 1 |
Thema | Estudo Cultural (pt-BR) 1 |
Thema | Decolonialidade (pt) 1 |
Thema | Indigenous Teacher Training (en) 1 |
Thema | Coloniality (en) 1 |
Thema | Decoloniality (en) 1 |
Thema | Cultural Studies (en) 1 |