Culture, Knowledge and Memory: Decolonial Perspectives
[Liinc em Revista; Vol. 17 No. 2 (2021): Decoloniality and Information Science: dialogical pathways; e5820]
Cultura, Conhecimento e Memória: olhares decoloniais

Culture, Knowledge and Memory: Decolonial Perspectives

Resumo: A sessão 3 aborda as condições e as circunstâncias da produção de conhecimento tanto na sua dimensão acadêmica, no âmbito das universidades, quanto na perspectiva da criação artística, através dos produtos culturais de grande circulação. O fio condutor de ambas as reflexões é a colonialidade do saber, pensada como desdobramento das noções de colonialidade do ser e do poder. A professora Nancy Sanchez Tarrago discorre sobre a produção de conhecimento científico nos hemisférios Sul e Norte e as implicações dos processos de legitimação e valoração. A professora Giulia Crippa, por sua vez, analisa duas obras literárias, de origem australiana, adaptadas como audiovisuais - O Livro dos Peixes de William Gould (Richard Flanagan) e Picnic at Hanging Rock (Joan Lindsay) – as quais permitem perceber instantes de desconstrução e crítica da memória e da história oficial da colonialidade

Palavras-chave: Conhecimento. Produção Cultural e Artística. Colonialidade do Saber. Decolonialidade.



Abstract: Session 3 addresses the conditions and circumstances of knowledge production both in its academic dimension, within universities, and in the perspective of artistic creation, through cultural products of wide circulation. The common thread of both reflections is the coloniality of knowledge, conceived as an unfolding of the notions of coloniality of being and power. Professor Nancy Sanchez Tarrago discusses the production of scientific knowledge in the Southern and Northern hemispheres and the implications of the processes of legitimation and valuation. Professor Giulia Crippa, in turn, analyzes two literary works, of Australian origin, adapted as audiovisual - The Fish Book by William Gould (Richard Flanagan) and Picnic at Hanging Rock (Joan Lindsay) – which allow us to perceive moments of deconstruction and critique of the memory and official history of coloniality

Keywords: Decoloniality. Knowledge. Cultural and Artistic Production. Coloniality of Knwoledge.



Como citar
SANCHEZ, N.; SILVA, S. C. Cultura, conhecimento e memória: olhares decoloniais. Liinc em revista, v. 17, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5820 Acesso em: 28 set. 2022.

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DescriptorCultura, Conhecimento e Memória: olhares decoloniais
SANCHEZ, Naiene; SILVA, Selma Cristina da
Liinc em revista, v. 17, 2021. () (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5820 (pt-BR) 3
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AuthorSANCHEZ, Naiene (pt-BR) 1
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Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5820/5404 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, v. 17, 2021. (pt-BR) 2
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hasAbstractA sessão 3 aborda as condições e as circunstâncias da produção de conhecimento tanto na sua dimensão acadêmica, no âmbito das universidades, quanto na perspectiva da criação artística, através dos produtos culturais de grande circulação. O fio condutor de ambas as reflexões é a colonialidade do saber, pensada como desdobramento das noções de colonialidade do ser e do poder. A professora Nancy Sanchez Tarrago discorre sobre a produção de conhecimento científico nos hemisférios Sul e Norte e as implicações dos processos de legitimação e valoração. A professora Giulia Crippa, por sua vez, analisa duas obras literárias, de origem australiana, adaptadas como audiovisuais - O Livro dos Peixes de William Gould (Richard Flanagan) e Picnic at Hanging Rock (Joan Lindsay) – as quais permitem perceber instantes de desconstrução e crítica da memória e da história oficial da colonialidade (pt-BR) 3
hasAbstractSession 3 addresses the conditions and circumstances of knowledge production both in its academic dimension, within universities, and in the perspective of artistic creation, through cultural products of wide circulation. The common thread of both reflections is the coloniality of knowledge, conceived as an unfolding of the notions of coloniality of being and power. Professor Nancy Sanchez Tarrago discusses the production of scientific knowledge in the Southern and Northern hemispheres and the implications of the processes of legitimation and valuation. Professor Giulia Crippa, in turn, analyzes two literary works, of Australian origin, adapted as audiovisual - The Fish Book by William Gould (Richard Flanagan) and Picnic at Hanging Rock (Joan Lindsay) – which allow us to perceive moments of deconstruction and critique of the memory and official history of coloniality (en) 3
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SourceLiinc em Revista; v. 17 n. 2 (2021): Decolonialidade e Ciência da Informação: Veredas Dialógicas; e5820 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 17 Núm. 2 (2021): Decolonialidad y ciencia de la información: Veredas de diálogos; e5820 (es-ES) 3
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