A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações | Biblioteca Escolar em Revista, v. 1 n. 2, n. 2, 2012 | 2012 - Brapci
Biblioteca Escolar em Revista, v. 1 n. 2, n. 2, 2012

A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações

Mediation of information as a pedagogical practice in the context of the school library: some considerations

Resumo: Apresenta como objetivo investigar as perspectivas de aplicação da mediação da informação no âmbito da biblioteca escolar contemplando a realidade pedagógica, organizacional e dos serviços desenvolvidos, a partir da mediação implícita e explícita apresentada por Almeida Júnior (2009). Partindo dessas percepções o presente estudo estabelece perspectivas de mediação da informação na biblioteca escolar, objetivando contemplar a realidade pedagógica da mediação a luz de teóricos como Piaget (1978), Vygotsky (1998) e Freire (1978), organizacional com Vergueiro (1989) e dos serviços desenvolvidos nas bibliotecas escolares com Figueiredo (1996). Evidencia que a mediação da informação contribui para a biblioteca escolar como uma atribuição pedagógica e também em outros aspectos convergentes e/ou divergentes. Conclui que a mediação da informação na biblioteca escolar é um importante instrumento para a prática pedagógica, tanto no contexto implícito (sinalização, formação e desenvolvimento do acervo e organização/representação da informação), quanto no contexto explícito (mediação para leitura, pesquisa e serviços de referência, informação utilitária, além do uso das tecnologias digitais).
Palavras-chave: Mediação da informação Mediação explícita Mediação implícita
Abstract: Its objective is to investigate the prospects for mediation of information within the school library contemplating the reality of pedagogical, organizational and services developed from the implicit and explicit mediation by Almeida Júnior (2009). Based on these insights this study provides prospects for mediation of information in the school library, aiming to address the pedagogical reality of mediation light of theorists such as Piaget (1978), Vygotsky (1998) and Freire (1978), organizational Vergueiro (1989) and services developed in school libraries to Figueiredo (1996). Evidence that the mediation of information contributes to the school library as a teaching award and also in other aspects of convergent and/or divergent. Concluded that the mediation of information in the school library is an important tool for teaching practice, both within implicit (signage, training and development of the organization and / representation of information), as in the explicit context (mediation for reading, research and services reference, information utility, and the use of digital technologies).
Keywords: Mediation of information School library Mediation explicit Mediation implied Information mediation
Mots clés:


SILVA, J. L. C.; SILVA, A. S. R. A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Biblioteca Escolar em Revista, v. 1 n. 2, n. 2, 2012.
SILVA JLCS; SILVA ASRS. A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Biblioteca escolar em revista. 2012;1 n. 2(2).
SILVA, J. L. C., & SILVA, A. S. R. (2012). A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Biblioteca escolar em revista; 1 n. 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2013-01-10: 8466
hasAuthorJonathas Luiz Carvalho Silva: (3254)
hasAuthorAndreia Santos Ribeiro Silva: (16895)
hasFileStorage_repository/112/2018/09/oai_revistas_usp_br_article_106561#00008.pdf: (52227)
hasPageEnd30: 3303
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectMediação da informação: 263425
hasSubjectMediação explícita: 282057
hasSubjectMediação implícita: 270156
wasPublicationInDate2013-01-10: (267493)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceBiblioteca escolar em revista: 112
hasIssueOfISSUE:JNL:8:2012-1-2: (232219)
hasAbstractApresenta como objetivo investigar as perspectivas de aplicação da mediação da informação no âmbito da biblioteca escolar contemplando a realidade pedagógica, organizacional e dos serviços desenvolvidos, a partir da mediação implícita e explícita apresentada por Almeida Júnior (2009). Partindo dessas percepções o presente estudo estabelece perspectivas de mediação da informação na biblioteca escolar, objetivando contemplar a realidade pedagógica da mediação a luz de teóricos como Piaget (1978), Vygotsky (1998) e Freire (1978), organizacional com Vergueiro (1989) e dos serviços desenvolvidos nas bibliotecas escolares com Figueiredo (1996). Evidencia que a mediação da informação contribui para a biblioteca escolar como uma atribuição pedagógica e também em outros aspectos convergentes e/ou divergentes. Conclui que a mediação da informação na biblioteca escolar é um importante instrumento para a prática pedagógica, tanto no contexto implícito (sinalização, formação e desenvolvimento do acervo e organização/representação da informação), quanto no contexto explícito (mediação para leitura, pesquisa e serviços de referência, informação utilitária, além do uso das tecnologias digitais).: 0
hasIDoai:revistas.usp.br:article/106561
hasRegisterIdhttp://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106561: 0
hasRegisterId10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106561: 0
hasSourceBiblioteca Escolar em Revista; v. 1 n. 2 (2012); 1-30: 0
hasSource2238-5894: 0
hasTitleA mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações: 0
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106561
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106561/105158
prefLabeloai:revistas.usp.br:article/106561#00008: 0
hasDOI10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106561
Classe: Article