Educação em informação em bibliotecas multiníveis: oportunidades e desafios a partir da ótica da experimentação tecnológica | Revista Conhecimento em Ação, v. 6, n. 2, 2021 | 2021 - Brapci
Revista Conhecimento em Ação, v. 6, n. 2, 2021

Educação em informação em bibliotecas multiníveis: oportunidades e desafios a partir da ótica da experimentação tecnológica

Resumo: Aborda o atual contexto infoeducacional do início da segunda década do Século XXI e as possibilidades de uso da abordagem tinkering em bibliotecas multiníveis. Traz em seu arcabouço, teóricos das áreas de Educação e Informação, com especial atenção ao movimento maker, utilizando-se de recursos sustentáveis para o advento de ações de ciência cidadã e a promoção de competências infocomunicacionais, por meio de tecnologias na aprendizagem. Tem como objetivo a apresentação das potencialidades e desafios, enfrentados pela inserção da experimentação tecnológicas nas bibliotecas multinível. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica e descritiva, onde as formas de coleta de dados adotadas foram: a bibliográfica e a documental. A partir dos resultados obtidos, percebeu-se como as bibliotecas multiníveis podem contribuir com uma educação com princípios emancipatórios e voltada para o que preconizam alguns dos ODS, constantes na Agenda 2030. Conclui-se ainda que embora haja desafios, os resultados perseguidos mostram-se de grande valia para a formação de cidadãos críticos, conscientes e protagonistas em seu próprio processo de aprendizado ao longo da vida.
Palavras-chave: Ciência da informação Biblioteconomia Educação em informação Biblioteca multinível Library advocacy Construcionismo em biblioteca Reciclagem em biblioteca Competência infocomunicacional Tecnologia na aprendizagem
Mots clés:


BRENTAN JUNIOR, E. C. Educação em informação em bibliotecas multiníveis: oportunidades e desafios a partir da ótica da experimentação tecnológica. Revista Conhecimento em Ação, v. 6, n. 2, 2021.
BRENTAN JUNIOR ECB. Educação em informação em bibliotecas multiníveis: oportunidades e desafios a partir da ótica da experimentação tecnológica. Revista conhecimento em ação. 2021;6(2).
BRENTAN JUNIOR, E. C. (2021). Educação em informação em bibliotecas multiníveis: oportunidades e desafios a partir da ótica da experimentação tecnológica. Revista conhecimento em ação; 6(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • ALMEIDA, J. L. S. de., FREIRE, G. H. de A. A Biblioteca Multinível no IFPB Campus Sousa: conceito, descrição e finalidade. Informação and Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 520–537, 6 set. 2018.  journal 
  • AMORIM, M. L. M. C. de. A biblioteca escolar: leitura e transformação. Biblioteca Escolar em Revista, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 106–124, 1 ago. 2013.  journal 
  • BLAIR, O. What comes after millennials? Meet the generation known as the ‘Linksters’. The Independent, 11 abr. 2017. Disponível em: https://www.independent.co.uk/life-style/millennials-generation-z-linksters-what-next-generation-x-baby-boomers-internet-social-media-technology-a7677001.html. Acesso em: 177 Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, Jul/Dez. 2021 17 jan. 2021.  journal 
  • BLIKSTEIN, P.., KRANNICH, D. The makers’ movement and FabLabs in education: experiences, technologies, and research. In: IDC ’13: INTERACTION DESIGN AND CHILDREN 2013, 24 jun. 2013. Proceedings of the 12th International Conference on Interaction Design and Children [...]. New York New York USA: ACM, 24 jun. 2013. p. 613–616. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2485760.2485884. Acesso em: 2 fev. 2021.  events 
  • BONNEY, R. et al. Citizen Science: a developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy. BioScience, [S. l.], v. 59, n. 11, p. 977–984, 1 dez. 2009.  journal 
  • BORGES, J. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação and Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 28, n. 1, 2 abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index. php/ies/article/view/38289. Acesso em: 19 ago. 2020.  journal 
  • BORGES, J.., JAMBEIRO, O.., ET AL. (Org.). Livro de memória “Seminário de Competências InfoComunicacionais e Participação Social”. Salvador: UFBA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ ri/6971/1/Livro%20final.pdf#page=46. Acesso em: 23 jan. 2021.  book 
  • BRANDÃO, G. da S.., LIMA, J. B. de., GALIZA, M. P. Promoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médio. RACIn, João Pessoa, v. 7, n. 2, p. 15, 2019.  journal 
  • BRASIL. Secretaria Especial da Cultura. Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Tipos de Bibliotecas. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/tiposdebibliotecas/. Acesso em: 29 nov. 2020.  LINK 
  • CASTRO, C. de M. A prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Disponível em: https:// www.bibliotecavirtual.com.br/. Acesso em: 22 nov. 2020.  book 
  • CORRÊA, Elisa C. D. Usuário, não! Interagente. Proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 23-40, 5 dez. 2014.  journal 
  • CORRÊA, Elisa Cristina Delfini et al. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 17, 2002. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/ view/379/459. Acesso em: 20 jan. 2021  journal 
  • DALEY, M.., CHILD, J. Makerspaces in the school library environment. [S. l.], p. 8, 2015.  book 
  • BRISCOE, G. Recycling: What’s in It for Libraries. American Libraries, [S. l.], v. 18, n. 11, p. 954, 1987.  journal 
  • GERALDO, G.., PINTO, M. D. de S. Marketing Verde: propostas de atitudes sustentáveis em bibliotecas. Informação@Profissões, Londrina, v. 9, n. 1, p. 124–142, 22 maio 2020. Disponível em: http://www.uel.br/ revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38557. Acesso em: 9 jan. 2021.  journal 
  • IMBERNON ET AL., F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2008. Disponível em: https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9788536317434/59. Acesso em: 22 nov. 2020.  book 
  • LANGEN, T. da S. C.., MUSSARELI, F.., CARLOS, H. da S. Tendências de inovação em bibliotecas mistas. South American Development Society Journal, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 295, 10 abr. 2020.  journal 
  • MATTOS, A. L. de O.., PINHEIRO, M. O perfil das novas bibliotecas escolares-universitárias (bibliotecas mistas) nas instituições de ensino privado no estado de Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 171–184, 5 nov. 2006. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/ article/view/474. Acesso em: 21 jan. 2021.  journal 
  • MELLO, L. F. de. Práticas imersivas nos processos educativos. São Paulo: Senac, 2017(Universitária). Disponível em: https://www.bibliotecadigitalsenac.com.br/?from=busca%3FcontentInfo%3D1458%26term%3Dluci%25252520ferraz%25252520de%25252520melo#/legacy/epub/1458. Acesso em: 22 nov. 2020.  book 
  • MLODINOW, L. Nossa vontade de saber. De primatas a astronautas: a jornada do homem em busca do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. Disponível em: http://img.travessa.com.br/ 178 Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, Jul/Dez. 2021 capitulo/ZAHAR/DE_PRIMATAS_A_ASTRONAUTAS_A_JORNADA_DO_HOMEM_EM_BUSCA_DO_ CONHECIMENTO-9788537814673.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.  journal 
  • PERROTTI, E. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 05-31, 2016. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ infoprof/article/view/28314. Acesso em: 8 jan. 2021.  journal 
  • POPPE, M.., WEIGELHOFER, G.., WINKLER, G. Public Participation and Environmental Education. In: SCHMUTZ, S.., SENDZIMIR, J. (Org.). Riverine Ecosystem Management: Science for Governing Towards a Sustainable Future. Aquatic Ecology Series. Cham: Springer International Publishing, 2018. p. 435–458. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-73250-3_22. Acesso em: 4 fev. 2021.  book.cap 
  • REITZ, J. Online Dictionary for Library and Information Science (ODLIS). Santa Barbara: ABC-CLIO, 2020. Disponível em: https://products.abc-clio.com/ODLIS/odlis_l.aspx. Acesso em: 29 nov. 2020.  book 
  • RESNICK, M. Lifelong kindergarten: Cultivating Creativity Through Projects, Passion, Peers, and Play. [S. l.]: MIT Press, 2018.  book 
  • RESNICK, M.., ROSENBAUM, E. Designing for tinkerability. Design, make, play: growing the next generation of STEM innovators. [S. l.: s. n.], 2013. p. 19. Disponível em: https://web.media.mit.edu/~mres/papers/ designing-for-tinkerability.pdf. Acesos em: 15 jan. 2021.  book 
  • SHEPARD, M. D. A biblioteca moderna na era da tecnologia. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília - DF, v. 1, n. 2, p. 121–132, 1 jul. 1973. Disponível em: https://periodicos.unb.br/ index.php/rbbsb/article/view/23790. Acesso em: 18 jan. 2021.  journal 
  • SOSTER, T. S. Educação maker emancipatória. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 6, n. 2, p. 49-60, dez. 2019. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/article/view/231. Acesso em: 29 jan. 2021.  journal 
  • VIEIRA JUNIOR, E. N.., RASERA, E. F.., GUANAES-LRENZI, C. Educação como construção social: aproximações entre construcionismo social e educação na literatura brasileira. In: RASERA, E. F.., TAVERNIERS, K.., VILCHESÁLVAREZ, O. Construccionismo social en acción: prácticas inspiradoras en diferentes contextos. Chagrin Falls: Taos Institute Publications, 2017. p. 317-342. 179 Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, Jul/Dez. 2021  journal 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2021-12-19: 168990
hasAuthorElisio Custodio Brentan Junior: (119872)
hasFileStorage_repository/00/16/89/95/work_00168995#00000.pdf: (169457)
hasPageEnd179: 2254
hasPageStart159: 2811
hasSectionOfRelato de pesquisa: 99
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectEducação em informação: 312337
hasSubjectBiblioteca multinível: 34732
hasSubjectLibrary advocacy: 168997
hasSubjectConstrucionismo em biblioteca: 168998
hasSubjectReciclagem em biblioteca: 168999
hasSubjectCompetência infocomunicacional: 207357
hasSubjectTecnologia na aprendizagem: 169000
isPartOfSourceRevista Conhecimento em Ação: 751
hasIssueOfISSUE:JNL:00057-2021-6-2: 168988
hasAbstractAborda o atual contexto infoeducacional do início da segunda década do Século XXI e as possibilidades de uso da abordagem tinkering em bibliotecas multiníveis. Traz em seu arcabouço, teóricos das áreas de Educação e Informação, com especial atenção ao movimento maker, utilizando-se de recursos sustentáveis para o advento de ações de ciência cidadã e a promoção de competências infocomunicacionais, por meio de tecnologias na aprendizagem. Tem como objetivo a apresentação das potencialidades e desafios, enfrentados pela inserção da experimentação tecnológicas nas bibliotecas multinível. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica e descritiva, onde as formas de coleta de dados adotadas foram: a bibliográfica e a documental. A partir dos resultados obtidos, percebeu-se como as bibliotecas multiníveis podem contribuir com uma educação com princípios emancipatórios e voltada para o que preconizam alguns dos ODS, constantes na Agenda 2030. Conclui-se ainda que embora haja desafios, os resultados perseguidos mostram-se de grande valia para a formação de cidadãos críticos, conscientes e protagonistas em seu próprio processo de aprendizado ao longo da vida.: 0
hasIDoai:www.revistas.ufrj.br:article/44040
hasRegisterIdhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/44040: 0
hasRegisterId10.47681/rca.v6i2.44040: 0
hasSource10.47681/rca.v6i2
hasTitleEducação em informação em bibliotecas multiníveis: oportunidades e desafios a partir da ótica da experimentação tecnológica: 0
hasUrlhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/44040/26676: 0
hasUrlhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/44040/26679: 0
hasUrlhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/44040/26682: 0
prefLabeloai:www.revistas.ufrj.br:article/44040#00057: 0
Classe: Article