As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências | Biblioteca Escolar em Revista, v. 3 n. 1, n. 1, 2014 | 2014 - Brapci
Biblioteca Escolar em Revista, v. 3 n. 1, n. 1, 2014

As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências

The childrens´s libraries and librarians: tuning skills

Resumo: Este trabalho buscou identificar o perfil do bibliotecário que atua em bibliotecas infantis no que se refere à formação do leitor. Para alcançar este objetivo foram levantadas as atividades direcionadas ao público infantil, disponíveis em sites de 19 bibliotecas brasileiras e norte-americanas. Além disso, foram realizadas entrevistas com cinco profissionais que atuam e/ou atuaram no desenvolvimento de ações voltadas ao público infantil. O resultado do levantamento de dados e das entrevistas foi comparado à literatura científica da área, tornando possível a construção de um quadro contendo qualidades consideradas imprescindíveis para atuação do bibliotecário no processo de formação do leitor. A análise das atividades executadas em bibliotecas brasileiras e norte-americanas permitiu também uma percepção sobre o foco das ações desenvolvidas nos dois países: enquanto nos Estados Unidos da América as bibliotecas desenvolvem atividades voltadas à formação educacional das crianças, ou seja, ao apoio à escola. No Brasil o foco dessas ações é a formação cultural e as atividades que ainda buscam consolidar o papel da Biblioteca na sociedade.
Palavras-chave: Biblioteca infantil Formação do leitor Bibliotecario Competencias
Abstract: This study aimed to identify the professional profile required for the librarian who works in children´s libraries in relation the training of readers. to achieve this objective were raised child targeted activities available in 19 public brazilian and u.s. libraries websites. furthermore, interviews with five professionals who work and/or acted with care to children were held. the result of data collection and interviews were compared to the scientific literature in the field, making it possible to build a board containing qualities considered essential for performance of the librarian in the training process of the reader. the analysis of the executed activities in brazilian and american libraries permitted also a notion about the focus of the actions developed in both countries: while in u.s. libraries develop activities targeting the children´s education, that is, supporting the school activities. in brazil the focus of these actions is the cultural formation and the activities that still look to consolidate the library function in the society.
Keywords: Children´s libraries Training of readers Librarian Skills
Palabras clave: Bibliotecario
Mots clés:


FUSATTO, M. P.; SILVA, M. R. As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências. Biblioteca Escolar em Revista, v. 3 n. 1, n. 1, 2014.
FUSATTO MPF; SILVA MRS. As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências. Biblioteca escolar em revista. 2014;3 n. 1(1).
FUSATTO, M. P., & SILVA, M. R. (2014). As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências. Biblioteca escolar em revista; 3 n. 1(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2014-09-29: 16951
hasAuthorMelissa Pedroso Fusatto: (16961)
hasAuthorMárcia Regina da Silva: (8161)
hasFileStorage_repository/112/2018/09/oai_revistas_usp_br_article_106604#00008.pdf: (52344)
hasPageEnd72: 2372
hasPageStart51: 2309
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectBiblioteca infantil: 4012
hasSubjectFormação do leitor: 279388
hasSubjectBibliotecario: 235088
hasSubjectCompetencias: 173549
wasPublicationInDate2014-09-29: (270184)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceBiblioteca escolar em revista: 112
hasIssueOfISSUE:JNL:8:2014-3-1: (232222)
hasAbstractEste trabalho buscou identificar o perfil do bibliotecário que atua em bibliotecas infantis no que se refere à formação do leitor. Para alcançar este objetivo foram levantadas as atividades direcionadas ao público infantil, disponíveis em sites de 19 bibliotecas brasileiras e norte-americanas. Além disso, foram realizadas entrevistas com cinco profissionais que atuam e/ou atuaram no desenvolvimento de ações voltadas ao público infantil. O resultado do levantamento de dados e das entrevistas foi comparado à literatura científica da área, tornando possível a construção de um quadro contendo qualidades consideradas imprescindíveis para atuação do bibliotecário no processo de formação do leitor. A análise das atividades executadas em bibliotecas brasileiras e norte-americanas permitiu também uma percepção sobre o foco das ações desenvolvidas nos dois países: enquanto nos Estados Unidos da América as bibliotecas desenvolvem atividades voltadas à formação educacional das crianças, ou seja, ao apoio à escola. No Brasil o foco dessas ações é a formação cultural e as atividades que ainda buscam consolidar o papel da Biblioteca na sociedade.: 0
hasIDoai:revistas.usp.br:article/106604
hasRegisterIdhttp://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106604: 0
hasRegisterId10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106604: 0
hasSourceBiblioteca Escolar em Revista; v. 3 n. 1 (2014); 51-72: 0
hasSource2238-5894: 0
hasTitleAs bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências: 0
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106604
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106604/105198
prefLabelOai:revistas.usp.br:article/106604#00008: 0
hasDOI10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106604
Classe: Article