Políticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais sob a ótica da responsabilidade social | Biblioteca Escolar em Revista, v. 5 n. 1, n. 1, 2016 | 2016 - Brapci
Biblioteca Escolar em Revista, v. 5 n. 1, n. 1, 2016

Políticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais sob a ótica da responsabilidade social

Public policies and reading incentive actions of business organizations as part of their social responsibility strategy

Resumo: A descoberta da imprensa possibilitou o acesso a obras literárias e à informação, antes restritas aos detentores do poder, como ordens religiosas, reis ou nobres. Entretanto, os altos índices de analfabetismo ainda eram uma barreira para que cada vez mais pessoas tivessem acesso à informação. Até meados do século XX, metade da população brasileira ainda era analfabeta, mas o estabelecimento de políticas públicas e ações da iniciativa privada contribuíram para mudar esta realidade. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo discorrer sobre políticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais, no âmbito de suas estratégias de responsabilidade social, que contribuíram para a mudança dessa realidade. Para isso, por meio de uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, elaboramos uma revisão da literatura com o objetivo de apresentar as políticas públicas voltadas ao incentivo à leitura, bem como, com base no ranking da Revista Fortune das maiores empresas, escolhemos as 7 empresas brasileiras constantes desse ranking para demonstrar o que elas têm feito para incentivar a leitura no Brasil. Como conclusão apontamos as ações de incentivo à leitura da iniciativa privada juntamente com as políticas públicas desenvolvidas e implementadas no Brasil e que ainda acontecem de forma muito tímida, comparadas com a realidade desta sociedade, que possui em sua grande maioria indivíduos com dificuldades e limitações para a escrita, leitura e reflexão.
Palavras-chave: Políticas públicas Responsabilidade social Leitura
Abstract: Contextualization: The discovery of the press provides access to literary works and information, previously restricted to those in power, as religious orders, kings or nobles. However, the high illiteracy rates were still a barrier to more people had access to information. Until the mid-twentieth century, half the population was still illiterate, but the establishment of public policies and private sector initiatives have contributed to change this reality. Objective: this article aims to discuss public policy and reading incentive actions taken by business organizations, as part of their social responsibility strategy, which contributed to change that reality. Methodology: Through an exploratory and qualitative research, we developed a literature review with the aim of presenting the public policies aimed at encouraging reading, and based on the Fortune Magazine of the largest companies, we chose seven Brazilian companies that were in this ranking to demonstrate what they have done to encourage reading in Brazil. Results: Regarding public policies to encourage reading in the period 2006-2010, book industry became valued as a profitable business; there was the installation of large editorial groups and support from international organizations such as OEI, UNESCO, among others. From 2012, public incentives focused on more decentralized actions, such as meetings, seminars and meetings. Regarding measures to encourage reading of the private sector, all organizations studied presented specific actions aimed at encouraging reading. Conclusion: The actions of the private sector and the public policies developed and implemented in Brazil still happen very timid compared to the reality of this society, which has mostly individuals with difficulties and limitations for writing, reading and reflection.
Keywords: Public policy Social responsibility Reading
Palabras clave: Lectura
Mots clés:


FERREIRA, A. F.; SARDELARI, I. M. T.; CASTRO FILHO, C. M. Políticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais sob a ótica da responsabilidade social. Biblioteca Escolar em Revista, v. 5 n. 1, n. 1, 2016.
FERREIRA AFF; SARDELARI IMTS; CASTRO FILHO CMC. Políticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais sob a ótica da responsabilidade social. Biblioteca escolar em revista. 2016;5 n. 1(1).
FERREIRA, A. F., SARDELARI, I. M. T., & CASTRO FILHO, C. M. (2016). Políticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais sob a ótica da responsabilidade social. Biblioteca escolar em revista; 5 n. 1(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2016-08-25: 17001
hasAuthorAdam Felipe Ferreira: (17006)
hasAuthorÍris marques tavares sardelari: (17007)
hasAuthorClaudio Marcondes Castro Filho: (13439)
hasFileStorage_repository/00/01/70/05/work_00017005#00000.pdf: (52429)
hasPageEnd82: 2212
hasPageStart64: 1533
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectPolíticas públicas: 200395
hasSubjectResponsabilidade social: 318013
hasSubjectLeitura: 278610
wasPublicationInDate2016-08-25: (270236)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceBiblioteca escolar em revista: 112
hasIssueOfISSUE:JNL:8:2016-5-1: (232226)
hasAbstractA descoberta da imprensa possibilitou o acesso a obras literárias e à informação, antes restritas aos detentores do poder, como ordens religiosas, reis ou nobres. Entretanto, os altos índices de analfabetismo ainda eram uma barreira para que cada vez mais pessoas tivessem acesso à informação. Até meados do século XX, metade da população brasileira ainda era analfabeta, mas o estabelecimento de políticas públicas e ações da iniciativa privada contribuíram para mudar esta realidade. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo discorrer sobre políticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais, no âmbito de suas estratégias de responsabilidade social, que contribuíram para a mudança dessa realidade. Para isso, por meio de uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, elaboramos uma revisão da literatura com o objetivo de apresentar as políticas públicas voltadas ao incentivo à leitura, bem como, com base no ranking da Revista Fortune das maiores empresas, escolhemos as 7 empresas brasileiras constantes desse ranking para demonstrar o que elas têm feito para incentivar a leitura no Brasil. Como conclusão apontamos as ações de incentivo à leitura da iniciativa privada juntamente com as políticas públicas desenvolvidas e implementadas no Brasil e que ainda acontecem de forma muito tímida, comparadas com a realidade desta sociedade, que possui em sua grande maioria indivíduos com dificuldades e limitações para a escrita, leitura e reflexão.: 0
hasIDoai:revistas.usp.br:article/110279
hasRegisterIdhttp://www.revistas.usp.br/berev/article/view/110279: 0
hasRegisterId10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.110279: 0
hasSourceBiblioteca Escolar em Revista; v. 5 n. 1 (2016); 64-82: 0
hasSource2238-5894: 0
hasTitlePolíticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais sob a ótica da responsabilidade social: 0
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/berev/article/view/110279
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/berev/article/view/110279/116768
prefLabeloai:revistas.usp.br:article/110279#00008: 0
hasDOI10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.110279
Classe: Article