Letramento infantil na biblioteca escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes | Biblioteca Escolar em Revista, v. 4 n. 2, n. 2, 2016 | 2016 - Brapci
Biblioteca Escolar em Revista, v. 4 n. 2, n. 2, 2016

Letramento infantil na biblioteca escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes

Early literacy at library schools: basic skills development for future successful readers

Resumo: Este artigo busca relatar parte da experiência e aprendizado da autora atuando como bibliotecária no Sistema de Biblioteca Publicas de Miami Dade (MDPLS) em Miami, Estados Unidos. Apresenta o conceito de Letramento Infantil (Early Literacy) e as seis competências básicas para seu desenvolvimento em bebês e crianças de zero mês a seis anos de idade em relação aos hábitos de leitura e interação com os livros e biblioteca. Aponta para o importante e estratégico papel da biblioteca escolar e da integração de práticas profissionais entre bibliotecários e professores escolares quanto ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, considerando os conceitos de letramento e alfabetização, em leitores na primeira infância. Reconhece na biblioteca escolar, importante aliada no processo de criação e apropriação de hábitos de leitura, alem do desenvolvimento de opinião crítica nos pequenos cidadãos, quando apropriadamente incluída nos projetos pedagógicos da instituição de ensino
Palavras-chave: Letramento Alfabetização Primeira infância Professores Bibliotecários Letramento infantil Early literacy Bebês Crianças
Abstract: The current paper intends to report some of the experience and learning acquired by the author working as a Librarian at Miami Dade Public Library Systems (MDPLS) in the United States of America. Introduces the concept of Early Literacy and the six basic skills for developing in babies and children (0 months to 5 years old) abilities for reading and writing. Points out the strategic and important role of school library, librarians, school professors, teachers, educators regarding the development of early literacy Acknowledge the school libraries as suitable and strategic allied in the process of development and acquiring reading and writing skills for long life learning. It Advocates for the positive aspects and impact for developing young critical freethinkers. It emphasizes the importance of the alignment between the mission and goals of the school library in accordance with the pedagogical and methodological goals of the educational institution
Keywords: Literacy Early literacy School library Schools Babies Children Reading skills Writing Teachers Librarians
Mots clés:


HOMMERDING, N. M. S. Letramento infantil na biblioteca escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes. Biblioteca Escolar em Revista, v. 4 n. 2, n. 2, 2016.
HOMMERDING NMSH. Letramento infantil na biblioteca escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes. Biblioteca escolar em revista. 2016;4 n. 2(2).
HOMMERDING, N. M. S. (2016). Letramento infantil na biblioteca escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes. Biblioteca escolar em revista; 4 n. 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2016-04-11: 16990
hasAuthorNádia Maria dos Santos Hommerding: (17009)
hasFileStorage_repository/112/2018/09/oai_revistas_usp_br_article_111294#00008.pdf: (52431)
hasPageEnd52: 1659
hasPageStart33: 1077
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectLetramento: 247085
hasSubjectAlfabetização: 1380
hasSubjectPrimeira infância: 315615
hasSubjectProfessores: 117121
hasSubjectBibliotecários: 249972
hasSubjectLetramento infantil: 20601
hasSubjectEarly literacy: 270242
hasSubjectBebês: 260886
hasSubjectCrianças: 207339
wasPublicationInDate2016-04-11: (241013)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceBiblioteca escolar em revista: 112
hasIssueOfISSUE:JNL:8:2016-4-2: (232225)
hasAbstractEste artigo busca relatar parte da experiência e aprendizado da autora atuando como bibliotecária no Sistema de Biblioteca Publicas de Miami Dade (MDPLS) em Miami, Estados Unidos. Apresenta o conceito de Letramento Infantil (Early Literacy) e as seis competências básicas para seu desenvolvimento em bebês e crianças de zero mês a seis anos de idade em relação aos hábitos de leitura e interação com os livros e biblioteca. Aponta para o importante e estratégico papel da biblioteca escolar e da integração de práticas profissionais entre bibliotecários e professores escolares quanto ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, considerando os conceitos de letramento e alfabetização, em leitores na primeira infância. Reconhece na biblioteca escolar, importante aliada no processo de criação e apropriação de hábitos de leitura, alem do desenvolvimento de opinião crítica nos pequenos cidadãos, quando apropriadamente incluída nos projetos pedagógicos da instituição de ensino: 0
hasIDoai:revistas.usp.br:article/111294
hasRegisterIdhttp://www.revistas.usp.br/berev/article/view/111294: 0
hasRegisterId10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.111294: 0
hasSourceBiblioteca Escolar em Revista; v. 4 n. 2 (2016); 33-52: 0
hasSource2238-5894: 0
hasTitleLetramento infantil na biblioteca escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes: 0
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/berev/article/view/111294
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/berev/article/view/111294/112061
prefLabelOai:revistas.usp.br:article/111294#00008: 0
hasDOI10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.111294
Classe: Article