Redes de bibliotecas escolares no Brasil: estudos de caso em sistemas municipais de ensino | Biblioteca Escolar em Revista, v. 5 n. 2, n. 2, 2017 | 2017 - Brapci
Biblioteca Escolar em Revista, v. 5 n. 2, n. 2, 2017

Redes de bibliotecas escolares no Brasil: estudos de caso em sistemas municipais de ensino

School library networks in Brazil: case studies in local teaching systems

Resumo: O objetivo da pesquisa foi compreender o funcionamento de redes de bibliotecas escolares sob aspectos estratégicos. Os procedimentos metodológicos foram qualitativos. Utilizou-se estudo de casos múltiplos, com amostra de três redes em funcionamento. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa documental e entrevistas com coordenadores de redes. Os resultados demonstram que o diferencial das redes analisadas, ainda que se identifiquem problemas a serem superados, encontram-se na maior consolidação de aspectos como: concepção de biblioteca, apoio em legislação, dotação orçamentária, existência na estrutura administrativa, profissionalização e inserção em políticas públicas. Conclui que as redes representam um movimento de “setorização” e profissionalização da biblioteca escolar. Espera-se que os resultados possibilitem uma compreensão mais ampla do panorama atual, além de servir de base para estudos mais aprofundados em alguns pontos ou mesmo inspirar a modelagem de novas redes de bibliotecas.
Palavras-chave: Redes de bibliotecas Bibliotecas escolares Cooperação bibliotecária
Abstract: The study sought to understand the structure and functioning of school libraries networks in Brazil. The methodology of the research was multiple case studies, with three networks as samples. Data collection was done through documentary research and interviews with network coordinators. The results demonstrated that the main benefit of implementing the networks was to provide consolidation of the aforementioned aspects, such as: concept of the school library, support for legislation, budgeting, administrative structure, professionalization, and insertion into public policies. In conclusion, the networks represent a trend to professionalize the school library. The differential point of the investigated networks is a more defined advancement in those aspects, though there are still challenges to be faced. It is expected that the results allow a broader understanding of the current situation, as well as serve as a basis for further studies or even to inspire the modeling of new library networks.
Keywords: Library networks School libraries Library cooperation
Palabras clave:
Mots clés:


LIMAS, R. F.; CAMPELLO, B. S. Redes de bibliotecas escolares no brasil: estudos de caso em sistemas municipais de ensino. Biblioteca Escolar em Revista, v. 5 n. 2, n. 2, 2017.
LIMAS RFL; CAMPELLO BSC. Redes de bibliotecas escolares no brasil: estudos de caso em sistemas municipais de ensino. Biblioteca escolar em revista. 2017;5 n. 2(2).
LIMAS, R. F., & CAMPELLO, B. S. (2017). Redes de bibliotecas escolares no brasil: estudos de caso em sistemas municipais de ensino. Biblioteca escolar em revista; 5 n. 2(2).
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Classe: Article