User experience: diretrizes para avaliação da usabilidade em sites de jogos educativos voltados para o público infantil | Ensaio Geral, v. , n. 2, 2022 | 2022 - Brapci
Ensaio Geral, v. , n. 2, 2022

User experience: diretrizes para avaliação da usabilidade em sites de jogos educativos voltados para o público infantil

User experience: guidelines for evaluating usability in educational game sites aimed at children.

Experiencia de usuario: pautas para evaluar la usabilidad en páginas web de juegos educativos dirigidos a niños.

Resumo: Atualmente, as crianças nascem numa cultura onde tecnologias da informação e comunicação são socialmente integrais. O uso de jogos com conteúdo educativo no desenvolvimento da educação infantil é recomendado, especialmente em meio digital; porém, frequentemente, esses sites não possuem interface adequada às características e necessidades do público infantil. Este artigo disserta sobre a interação entre crianças e interfaces de jogos educativos digitais, e objetiva apresentar diretrizes para a avaliação da Usabilidade e UX de sites de jogos educacionais, com foco no usuário criança, conceituando Usabilidade, Arquitetura da Informação, e User Experience. Aborda a criança como nativo digital e seu desenvolvimento cognitivo, e explora o papel do bibliotecário na criação de interfaces digitais, jogos no desenvolvimento cognitivo da criança, e sobre como a usabilidade de sites de jogos educativos digitais pode afetar a experiência da criança com seu conteúdo. É uma pesquisa exploratória e qualitativa utilizando-se da técnica de revisão bibliográfica.
Palavras-chave:
Abstract: Today, children are born into a culture where information and communication technologies are socially integral. The use of games with educational content in the development of early childhood education is recommended, especially in digital media; however, these sites often do not have an adequate interface to the characteristics and needs of children. This article discusses the interaction between children and digital educational game interfaces, and aims to present guidelines for evaluating the Usability and UX of educational game sites, focusing on the child user, conceptualizing Usability, Information Architecture, and User Experience. It addresses the child as a digital native and their cognitive development, and explores the role of the librarian in creating digital interfaces, games in the child´s cognitive development, and how the usability of digital educational game sites can affect a child´s experience with their content. It is an exploratory and qualitative research using the literature review technique.
Keywords:
Resumen: Actualmente, los niños nacen en una cultura donde las tecnologías de la información y la comunicación son socialmente integrales. Se recomienda el uso de juegos con contenido educativo en el desarrollo de la educación infantil, especialmente en medios digitales; Sin embargo, estos sitios muchas veces no cuentan con una interfaz adecuada a las características y necesidades de los niños. Este artículo analiza la interacción entre los niños y las interfaces de juegos educativos digitales y tiene como objetivo presentar pautas para evaluar la usabilidad y UX de sitios web de juegos educativos, centrándose en el usuario infantil, conceptualizando la usabilidad, la arquitectura de la información y la experiencia del usuario. Aborda al niño como nativo digital y su desarrollo cognitivo, y explora el papel del bibliotecario en la creación de interfaces digitales, juegos en el desarrollo cognitivo del niño y cómo la usabilidad de los sitios web de juegos educativos digitales puede afectar la experiencia del niño con su contenido. Es una investigación exploratoria y cualitativa utilizando la técnica de revisión bibliográfica.
Palabras clave:
Mots clés:


SANTOS, A. B. M. C. User experience: diretrizes para avaliação da usabilidade em sites de jogos educativos voltados para o público infantil. Ensaio Geral, v., n. 2, 2022.
SANTOS ABMCS. User experience: diretrizes para avaliação da usabilidade em sites de jogos educativos voltados para o público infantil. Ensaio geral. 2022;(2).
SANTOS, A. B. M. C. (2022). User experience: diretrizes para avaliação da usabilidade em sites de jogos educativos voltados para o público infantil. Ensaio geral; (2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2021-10-29: 165501
hasAuthorAnna Beatriz Marques da Costa Santos: (170236)
hasFileStorage_repository/170206/2022/01/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_50703#00098.pdf: (170249)
hasPageEnd68: 624
hasPageStart49: 1639
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2021-10-29: (249822)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC-ND/4.0: (248592)
isPartOfSourceEnsaio Geral: 170206
hasIssueOfISSUE:JNL:00098-2022--2: 170230
hasAbstractAtualmente, as crianças nascem numa cultura onde tecnologias da informação e comunicação são socialmente integrais. O uso de jogos com conteúdo educativo no desenvolvimento da educação infantil é recomendado, especialmente em meio digital; porém, frequentemente, esses sites não possuem interface adequada às características e necessidades do público infantil. Este artigo disserta sobre a interação entre crianças e interfaces de jogos educativos digitais, e objetiva apresentar diretrizes para a avaliação da Usabilidade e UX de sites de jogos educacionais, com foco no usuário criança, conceituando Usabilidade, Arquitetura da Informação, e User Experience. Aborda a criança como nativo digital e seu desenvolvimento cognitivo, e explora o papel do bibliotecário na criação de interfaces digitais, jogos no desenvolvimento cognitivo da criança, e sobre como a usabilidade de sites de jogos educativos digitais pode afetar a experiência da criança com seu conteúdo. É uma pesquisa exploratória e qualitativa utilizando-se da técnica de revisão bibliográfica.: 0
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50703
hasRegisterIdhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50703: 0
hasSource2764-1953
hasTitleUser experience: diretrizes para avaliação da usabilidade em sites de jogos educativos voltados para o público infantil: 0
hasUrlhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50703
hasUrlhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50703/30199
prefLabeloai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50703#00098: 0
Classe: Article