A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da semana do livro e da biblioteca em instituição particular de ensino superior. | Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 4, n. 1, 2017 | 2017 - Brapci
Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 4, n. 1, 2017

A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da semana do livro e da biblioteca em instituição particular de ensino superior.

Resumo: A exemplo da biblioteca escolar que deve estabelecer uma relação de parceria com as escolas e suas séries na educação infantil, ensino fundamental e médio, no ensino superior, a biblioteca universitária pode associar-se aos cursos oferecidos pela instituição e atuar como grandes salas de aprendizagem. Durante a Semana da Biblioteca promovida pela biblioteca universitária de uma instituição particular de ensino na cidade de Bauru (SP), foram promovidas diversas atividades em parceria com os cursos oferecidos na unidade a fim de contribuir com o ensino e a aprendizagem não só dos alunos envolvidos como também da comunidade ao redor. Por meio de atividades práticas, como exposição de livros e trabalhos, exibição de filmes, relatos de experiências, teatro de expressões, sarau literário, a biblioteca objetivou aproximar a teoria e a prática das profissões com alunos e professores, no espaço da biblioteca. Como resultados, foi possível verificar o melhor aproveitamento do espaço da biblioteca como uma ampliação da sala de aula, além de proporcionar atividades para a comunidade, apresentando aos alunos de outras etapas da educação o universo do ensino superior e, consequentemente, proporcionando a divulgação prática de atividades e cursos envolvidos, além da aproximação com o público acadêmico ampliando as possibilidades de divulgação da biblioteca.
Palavras-chave: Cieência da informação Biblioteconomia Educação Ensino superior
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


WELLICHAN, D. S. P. A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da semana do livro e da biblioteca em instituição particular de ensino superior. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 4, n. 1, 2017.
WELLICHAN DSPW. A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da semana do livro e da biblioteca em instituição particular de ensino superior. Bibliotecas universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas. 2017;4(1).
WELLICHAN, D. S. P. (2017). A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da semana do livro e da biblioteca em instituição particular de ensino superior. Bibliotecas universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas; 4(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-05-23: 17037
hasAuthorDanielle Silva Pinheiro Wellichan: (106996)
hasFileStorage_repository/00/01/71/01/work_00017101#00000.pdf: (52565)
hasSectionOfRelato de experiência: 75
hasSubjectCieência da informação: 17102
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectEnsino superior: 248246
isPartOfSourceBibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas: 124
hasIssueOfISSUE:JNL:00009-2017-4-1: 17035
hasAbstractA exemplo da biblioteca escolar que deve estabelecer uma relação de parceria com as escolas e suas séries na educação infantil, ensino fundamental e médio, no ensino superior, a biblioteca universitária pode associar-se aos cursos oferecidos pela instituição e atuar como grandes salas de aprendizagem. Durante a Semana da Biblioteca promovida pela biblioteca universitária de uma instituição particular de ensino na cidade de Bauru (SP), foram promovidas diversas atividades em parceria com os cursos oferecidos na unidade a fim de contribuir com o ensino e a aprendizagem não só dos alunos envolvidos como também da comunidade ao redor. Por meio de atividades práticas, como exposição de livros e trabalhos, exibição de filmes, relatos de experiências, teatro de expressões, sarau literário, a biblioteca objetivou aproximar a teoria e a prática das profissões com alunos e professores, no espaço da biblioteca. Como resultados, foi possível verificar o melhor aproveitamento do espaço da biblioteca como uma ampliação da sala de aula, além de proporcionar atividades para a comunidade, apresentando aos alunos de outras etapas da educação o universo do ensino superior e, consequentemente, proporcionando a divulgação prática de atividades e cursos envolvidos, além da aproximação com o público acadêmico ampliando as possibilidades de divulgação da biblioteca.: 0
hasIDoai:seer.ufmg.br:article/8088
hasRegisterIdhttps://seer.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/8088: 0
hasSourceBibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas; v. 4, n. 1 (2017): 0
hasSource2237-7115: 0
hasTitleA biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da semana do livro e da biblioteca em instituição particular de ensino superior.: 0
hasUrlhttps://seer.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/8088/pdf: 0
prefLabelOai:seer.ufmg.br:article/8088#00009: 0
Classe: Article