Desambiguação de relações em tesauros e o seu reúso em ontologias | Ciência da Informação, v. 46, n. 1, 2017 | 2017 - Brapci
Ciência da Informação, v. 46, n. 1, 2017

Desambiguação de relações em tesauros e o seu reúso em ontologias

Resumo: Um tesauro é composto de conceitos organizados por uma rede paradigmática (relações essenciais e estáveis entre termos e conceitos), e uma rede sintagmática (relações específicas em um contexto de uso). Tesauros e ontologias são sistemas de organização do conhecimento (SOCs) capazes de representar a base de conhecimento de um domínio, a partir de regras e critérios de estruturação. A base terminológica de tesauros pode ser utilizada na construção de ontologias. Porém, nem sempre as relações estabelecidas na estrutura dos tesauros, por terem uma semântica ainda considerada fraca, podem ser reutilizadas nas ontologias. Isso ocorre porque as ontologias exigem a explicitação das relações atribuídas entre objetos, propriedades, classes e indivíduos, e também a declaração de axiomas. Em 2015, trabalho apresentou o refinamento semântico de relações na estrutura de um tesauro de agropecuária. Tendo como parâmetros (1) o resultado do trabalho mencionado, (2) a literatura sobre a conversão de tesauros em ontologias e (3) as recomendações para a construção de tesauros e ontologias, este artigo explora a questão sobre o reúso do conhecimento estruturado na estrutura de tesauros na construção de ontologias. Os resultados apontam que os relacionamentos semanticamente refinados na estrutura do tesauro podem ser mais bem aproveitados na criação de ontologias, mas que não há uma correlação perfeita. Este estudo contribui com a ciência da informação, uma vez que traz insumos para maior entendimento sobre as semelhanças e diferenças estruturais entre tesauros e ontologias para o reúso de conhecimento.
Palavras-chave: Ciência da informação Tesauro Ontologia Reúso de conhecimento Ontologias
Mots clés:


MACULAN, B. C. M. S.; FREITAS, E. C. A. Desambiguação de relações em tesauros e o seu reúso em ontologias. Ciência da Informação, v. 46, n. 1, 2017.
MACULAN BCMSM; FREITAS ECAF. Desambiguação de relações em tesauros e o seu reúso em ontologias. Ciência da informação. 2017;46(1).
MACULAN, B. C. M. S., & FREITAS, E. C. A. (2017). Desambiguação de relações em tesauros e o seu reúso em ontologias. Ciência da informação; 46(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2017-12-28: 17392
hasAuthorBenildes Coura Moreira dos Santos Maculan: (4632)
hasAuthorElisângela Cristina Aganette Freitas: (184444)
hasFileStorage_repository/00/01/90/63/work_00019063#00000.pdf: (54000)
hasSectionOfParte I - Contribuição Teórica e Metodológica da Pesquisa Sobre Ontologia: 164
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectTesauro: 261273
hasSubjectOntologia: 235984
hasSubjectReúso de conhecimento: 19064
hasSubjectOntologias: 207327
wasPublicationInDate2017-12-28: (261027)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceCiência da informação: 146
hasIssueOfISSUE:JNL:00010-2017-46-1: 17388
hasAbstractUm tesauro é composto de conceitos organizados por uma rede paradigmática (relações essenciais e estáveis entre termos e conceitos), e uma rede sintagmática (relações específicas em um contexto de uso). Tesauros e ontologias são sistemas de organização do conhecimento (SOCs) capazes de representar a base de conhecimento de um domínio, a partir de regras e critérios de estruturação. A base terminológica de tesauros pode ser utilizada na construção de ontologias. Porém, nem sempre as relações estabelecidas na estrutura dos tesauros, por terem uma semântica ainda considerada fraca, podem ser reutilizadas nas ontologias. Isso ocorre porque as ontologias exigem a explicitação das relações atribuídas entre objetos, propriedades, classes e indivíduos, e também a declaração de axiomas. Em 2015, trabalho apresentou o refinamento semântico de relações na estrutura de um tesauro de agropecuária. Tendo como parâmetros (1) o resultado do trabalho mencionado, (2) a literatura sobre a conversão de tesauros em ontologias e (3) as recomendações para a construção de tesauros e ontologias, este artigo explora a questão sobre o reúso do conhecimento estruturado na estrutura de tesauros na construção de ontologias. Os resultados apontam que os relacionamentos semanticamente refinados na estrutura do tesauro podem ser mais bem aproveitados na criação de ontologias, mas que não há uma correlação perfeita. Este estudo contribui com a ciência da informação, uma vez que traz insumos para maior entendimento sobre as semelhanças e diferenças estruturais entre tesauros e ontologias para o reúso de conhecimento.: 0
hasIDoai:ojs.revista.ibict.br:article/4017
hasRegisterIdhttp://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4017: 0
hasRegisterId10.18225/ci.inf..v46i1.4017: 0
hasSource1518-8353
hasTitleDesambiguação de relações em tesauros e o seu reúso em ontologias: 0
hasUrlhttps://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4017
hasUrlhttps://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4017/3456
hasUrlhttps://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4017/3717
prefLabelOai:ojs.revista.ibict.br:article/4017#00010: 0
hasDOI10.18225/ci.inf.v46i1.4017
hasDOI10.18225/ci.inf.v46i1.4017.g3456
hasDOI10.18225/ci.inf.v46i1.4017.g3717
Classe: Article