Documentary representation: research and education
[]
GT2 Organização e Representação do Conhecimento
Representação documental: pesquisa e ensino

Documentary representation: research and education

Resumo: Em Biblioteconomia e Ciência da Informação o tratamento da informação é comumente trabalhado na perspectiva descritiva e temática. Compreendendo a representação documental como uma convergência de processos e instrumentos destinados à criação de produtos documentais, considera-se oportuno que a construção de conhecimentos relativos ao campo de estudo sejam cada vez mais pensadas em conjunto, quer seja para a consolidação de pesquisas teórico-metodológicas, quer seja como respaldo à formação acadêmica. Nessa perspectiva, este estudo propõe-se a contextualizar o ensino e a pesquisa que envolvem a representação documental praticada no curso de bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da temática no âmbito da literatura especializada da área de organização da informação e das disciplinas formativas que compõem os eixos “Organização da Informação” e “Representação dos registros do conhecimento” da grade curricular do respectivo curso. Mediante uma análise crítica, verificou-se os avanços obtidos no que se referem ao ensino e à pesquisa acadêmica, bem como a correlação que pode ser estabelecida entre o ensino de graduação e as perspectivas multidisciplinares na pós-graduação e na pesquisa docente.

Palavras-chave: Representação Documental. Biblioteconomia. Ensino. Pesquisa. Formação Profissional.



Abstract: In Library and Information Science data processing is commonly worked in the descriptive and thematic perspective. Understanding the documentary representation as a convergence of processes and tools for the creation of documentary products, it is considered appropriate that the construction of knowledge on the field of study are increasingly think together, whether to consolidate theoretical and methodological research , whether as a support to academic training. In this perspective, this study aims to contextualize teaching and research involving documentary representation practiced in the course of Bachelor in Library and Information Science at the Federal University of São Carlos. Therefore, there was literature and exploratory research on the theme within the specialized literature in the field of organizing information and training disciplines that make up the axes "Information Organization" and "Representation of records of knowledge" of the curriculum of the respective course. For a critical analysis, it was the progress achieved in relation to teaching and academic research and the correlation can be established between undergraduate education and the multidisciplinary perspectives of teaching and research in graduate school.

Keywords: Documentary Representation. Librarianship. Teaching. Search. Professional Qualification.



Como citar
ZAFALON, Z. R.; DAL´EVEDOVE, P. R. Representação documental: pesquisa e ensino. , . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/191257. Acesso em: 21 set. 2023.

Compartilhe
NLP

Referências

proprietyvalue
Descriptorenancib.org.2016.3486 (NaN) 3
TitleRepresentação documental: pesquisa e ensino (pt-BR) 3
TitleDocumentary representation: research and education (en) 3
AuthorZAFALON, Zaira Regina (pt-BR) 1
AuthorDAL´EVEDOVE, Paula Regina (pt-BR) 1
Nome alternativoEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 17., 2016, Salvador (pt-BR) 2
SessãoTrabalho/Comunicação Oral (pt-BR) 1
SessãoGT2 Organização e Representação do Conhecimento (pt-BR) 1
hasAbstractEm Biblioteconomia e Ciência da Informação o tratamento da informação é comumente trabalhado na perspectiva descritiva e temática. Compreendendo a representação documental como uma convergência de processos e instrumentos destinados à criação de produtos documentais, considera-se oportuno que a construção de conhecimentos relativos ao campo de estudo sejam cada vez mais pensadas em conjunto, quer seja para a consolidação de pesquisas teórico-metodológicas, quer seja como respaldo à formação acadêmica. Nessa perspectiva, este estudo propõe-se a contextualizar o ensino e a pesquisa que envolvem a representação documental praticada no curso de bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da temática no âmbito da literatura especializada da área de organização da informação e das disciplinas formativas que compõem os eixos “Organização da Informação” e “Representação dos registros do conhecimento” da grade curricular do respectivo curso. Mediante uma análise crítica, verificou-se os avanços obtidos no que se referem ao ensino e à pesquisa acadêmica, bem como a correlação que pode ser estabelecida entre o ensino de graduação e as perspectivas multidisciplinares na pós-graduação e na pesquisa docente. (pt-BR) 3
hasAbstractIn Library and Information Science data processing is commonly worked in the descriptive and thematic perspective. Understanding the documentary representation as a convergence of processes and tools for the creation of documentary products, it is considered appropriate that the construction of knowledge on the field of study are increasingly think together, whether to consolidate theoretical and methodological research , whether as a support to academic training. In this perspective, this study aims to contextualize teaching and research involving documentary representation practiced in the course of Bachelor in Library and Information Science at the Federal University of São Carlos. Therefore, there was literature and exploratory research on the theme within the specialized literature in the field of organizing information and training disciplines that make up the axes "Information Organization" and "Representation of records of knowledge" of the curriculum of the respective course. For a critical analysis, it was the progress achieved in relation to teaching and academic research and the correlation can be established between undergraduate education and the multidisciplinary perspectives of teaching and research in graduate school. (en) 3
hasFileStorage_repository/enancib/2016/work_191257.pdf (NaN) 1
ThemaRepresentação Documental (pt-BR) 1
ThemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
ThemaEnsino (pt-BR) 1
ThemaPesquisa (pt-BR) 1
ThemaFormação Profissional (pt-BR) 1
ThemaDocumentary Representation (en) 1
ThemaLibrarianship (en) 1
ThemaTeaching (en) 1
ThemaSearch (en) 1
ThemaProfessional Qualification (en) 1