Inovação na biblioteca universitária: relato de experiência da udesc | Ciência da Informação em Revista, v. 8, n. 3, 2021 | 2021 - Brapci
Ciência da Informação em Revista, v. 8, n. 3, 2021

Inovação na biblioteca universitária: relato de experiência da udesc

Resumo: Diante do atual cenário, marcado pelos reflexos da pandemia da covid-19 e a virtualização dos serviços, desenvolver projetos inovadores em bibliotecas se torna imprescindível. Esse relato objetiva compartilhar a experiência da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na oferta de serviços inovadores por meio da descrição dos projetos desenvolvidos pela sua equipe. Os projetos são apresentados nas seguintes categorias: 1) desenvolvimento de habilidades informacionais; 2) promoção de atividades culturais; 3) promoção da cultura da colaboração; 4) inovação para o empréstimo e 5) serviços voltados à comunicação científica. Considera-se que, para inovar, é preciso investimento em recursos humanos e infraestrutura, apoio dos setores e das instituições, engajamento da equipe e enfoque nas ações em que há percepção de valor por parte da comunidade. Como consequência, a BU Udesc conquistou mais visibilidade, recebeu feedbacks positivos, tornou-se referência diante da comunidade e estabeleceu relação de cooperação no ambiente interno e externo.
Palavras-chave: Inovação Serviço de informação Biblioteca universitária Serviços de informação
Mots clés:


LAZZARI, L.; et al.. Inovação na biblioteca universitária: relato de experiência da udesc. Ciência da Informação em Revista, v. 8, n. 3, 2021.
LAZZARI LL; et al.. Inovação na biblioteca universitária: relato de experiência da udesc. Ciência da informação em revista. 2021;8(3).
LAZZARI, L., KLEINUBING, L. S., SOUZA, M. R., & TREVISOL NETO, O. (2021). Inovação na biblioteca universitária: relato de experiência da udesc. Ciência da informação em revista; 8(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • ARAÚJO, Wánderson Cássio Oliveira., SILVA, Edna Lucia da., RADOS, Gregório Jean Varvakis. Inovação, competitividade e informação: breves reflexões. Perspectivas em Gestão and Conhecimento, v. 7, n. 2, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6234309 . Acesso em: 01 fev. 2021.  journal 
  • BESSANT, John., TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2019. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605189/cfi/1!/4/4@0.00:63.3. Acesso em: 23 abr. 2021.  book 
  • CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Usuário, não! interagente. proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli, v. 19, n. 41, p. 23-40, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p23/28292. Acesso em: 04 fev. 2022.  journal 
  • CUNHA, Murilo Bastos da., CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.  book 
  • CUNHA, Murilo Bastos da. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, v.11, n.6, dez. 2010. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14869. Acesso em: 23 abr. 2021.  journal 
  • LANKES, David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: FEBAB, 2016.  book 
  • ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. 3. ed. Brasília: FINEP, 2006. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-efinanciamento/manualoslo.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.  book 
  • ROSSI, Tatiana., VIANNA, William Barbosa. Reestruturação dos serviços prestados em biblioteca universitária. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 7, n. 2, p. 6-13, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67239/38717. Acesso em: 04 fev. 2022.  journal 
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 036/2019, de 06 de novembro de 2019. Dispõe sobre o Regulamento da Biblioteca Universitária da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/12336/036_2019_regulamento_bu_1588 9758019028_12336.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.  journal 
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Apresentação. Florianópolis: Udesc, [202?]. Disponível em: https://www.udesc.br/sobre. Acesso em: 23 abr. 2021.  book 
  • ZANINELLI, Thais Batista., NOGUEIRA, Cibele Andrade., PERES, Ana Luísa Moure. Bibliotecas universitárias: uma perspectiva teórica sobre inovação em serviços informacionais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 17, p. 01-20, jan. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652821. Acesso em: 23 abr. 2021.  journal 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-02-18: 193793
hasAuthorLetícia Lazzari: (30974)
hasAuthorLuíza da Silva Kleinubing: (28082)
hasAuthorMarcela Reinhardt de Souza: (102194)
hasAuthorOrestes Trevisol Neto: (26040)
hasFileStorage_repository/00/19/37/97/work_00193797#00000.pdf: (195525)
hasPageEnd64: 1533
hasPageStart53: 2579
hasSectionOfRelato de experiência: 75
hasSubjectInovação: 262113
hasSubjectServiço de informação: 298816
hasSubjectBiblioteca universitária: 233546
hasSubjectServiços de informação: 256191
wasPublicationInDate2023-03-30: (302516)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseHTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0: (232768)
isPartOfSourceCiência da informação em revista: 535
hasIssueOfISSUE:JNL:33:2021-8-3: (301880)
hasAbstractDiante do atual cenário, marcado pelos reflexos da pandemia da covid-19 e a virtualização dos serviços, desenvolver projetos inovadores em bibliotecas se torna imprescindível. Esse relato objetiva compartilhar a experiência da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na oferta de serviços inovadores por meio da descrição dos projetos desenvolvidos pela sua equipe. Os projetos são apresentados nas seguintes categorias: 1) desenvolvimento de habilidades informacionais; 2) promoção de atividades culturais; 3) promoção da cultura da colaboração; 4) inovação para o empréstimo e 5) serviços voltados à comunicação científica. Considera-se que, para inovar, é preciso investimento em recursos humanos e infraestrutura, apoio dos setores e das instituições, engajamento da equipe e enfoque nas ações em que há percepção de valor por parte da comunidade. Como consequência, a BU Udesc conquistou mais visibilidade, recebeu feedbacks positivos, tornou-se referência diante da comunidade e estabeleceu relação de cooperação no ambiente interno e externo.: 0
hasIDoai:www.seer.ufal.br:article/12175
hasRegisterIdhttps://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12175: 0
hasRegisterId10.28998/cirev.2021v8n3d: 0
hasSourceCiência da Informação em Revista; v. 8 n. 3 (2021); 53-64: 0
hasSource2358-0763: 0
hasTitleInovação na biblioteca universitária: relato de experiência da udesc: 0
hasUrlhttps://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12175
hasUrlhttps://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12175/9450
prefLabelOai:www.seer.ufal.br:article/12175#00033: 0
hasDOI10.28998/cirev.2021v8n3d
hasDOI10.28998/cirev.
Classe: Article