Representação descritiva de conteúdos digitais: reflexões sobre a catalogação das lives do projeto registros de informação (sibi/ufba) | Revista Fontes Documentais, v. 4, n. ed., 2021 | 2021 - Brapci
Revista Fontes Documentais, v. 4, n. ed., 2021

Representação descritiva de conteúdos digitais: reflexões sobre a catalogação das lives do projeto registros de informação (sibi/ufba)

Resumo: A representação descritiva dos conteúdos digitais das lives do projeto Registros de Informação do Sistema de Bibliotecas da UFBA (SIBI/UFBA) é a temática abordada neste artigo, resultado de inquietações e discussões sobre como as bibliotecas universitárias da UFBA podem tornar acessíveis as lives produzidas no contexto Covid-19 para posterior recuperação, disseminação, preservação e memória. Nesse sentido, buscou-se refletir sobre a necessidade de competências e habilidades profissionais sobre representação descritiva dos conteúdos produzidos no ambiente digital. A pesquisa revelou que o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) tem sido adaptado para atender a essa realidade, embora, o Resource Description and Access (RDA) seja a norma de catalogação projetada para o ambiente digital. Os resultados demonstraram a relevância em definir um padrão específico para a catalogação de lives, objetivando promover o acesso, a disseminação, o uso e a preservação do conhecimento produzido on-line por meio do AACR2, bem como a necessidade de qualificação profissional para a utilização do novo padrão adotado para catalogação de recursos dessanatureza, a exemplo do código de catalogação RDA. Conclui-se que é imprescindível traçar novos contornos para a catalogação de conteúdos informacionais on-line, sobretudo das lives que transitam significativamente no mundo virtual, assim como, considerar a necessidade de competências e habilidades voltados para o uso do RDA como código para tratar os conteúdos produzidos em meio digital.
Palavras-chave: Representação da informação Catalogação descritiva Disseminação da informação Conteúdo digital Catalogação temática Biblioteconomia
Mots clés:


GUIMARAES, F. X.; LINS, I. A. B.; QUARESMA, J. C. S. Representação descritiva de conteúdos digitais: reflexões sobre a catalogação das lives do projeto registros de informação (sibi/ufba). Revista Fontes Documentais, v. 4, n. ed., 2021.
GUIMARAES FXG; LINS IABL; QUARESMA JCSQ. Representação descritiva de conteúdos digitais: reflexões sobre a catalogação das lives do projeto registros de informação (sibi/ufba). Revista fontes documentais. 2021;4(ed.).
GUIMARAES, F. X., LINS, I. A. B., & QUARESMA, J. C. S. (2021). Representação descritiva de conteúdos digitais: reflexões sobre a catalogação das lives do projeto registros de informação (sibi/ufba). Revista fontes documentais; 4(ed.).
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Informações

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hasAbstractA representação descritiva dos conteúdos digitais das lives do projeto Registros de Informação do Sistema de Bibliotecas da UFBA (SIBI/UFBA) é a temática abordada neste artigo, resultado de inquietações e discussões sobre como as bibliotecas universitárias da UFBA podem tornar acessíveis as lives produzidas no contexto Covid-19 para posterior recuperação, disseminação, preservação e memória. Nesse sentido, buscou-se refletir sobre a necessidade de competências e habilidades profissionais sobre representação descritiva dos conteúdos produzidos no ambiente digital. A pesquisa revelou que o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) tem sido adaptado para atender a essa realidade, embora, o Resource Description and Access (RDA) seja a norma de catalogação projetada para o ambiente digital. Os resultados demonstraram a relevância em definir um padrão específico para a catalogação de lives, objetivando promover o acesso, a disseminação, o uso e a preservação do conhecimento produzido on-line por meio do AACR2, bem como a necessidade de qualificação profissional para a utilização do novo padrão adotado para catalogação de recursos dessanatureza, a exemplo do código de catalogação RDA. Conclui-se que é imprescindível traçar novos contornos para a catalogação de conteúdos informacionais on-line, sobretudo das lives que transitam significativamente no mundo virtual, assim como, considerar a necessidade de competências e habilidades voltados para o uso do RDA como código para tratar os conteúdos produzidos em meio digital.: 0
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