A leitura infantil na perspectiva da Ciência da Informação brasileira: análise bibliométrica | Revista Cajueiro, v. 3, n. , 2021 | 2021 - Brapci
Revista Cajueiro, v. 3, n. , 2021

A leitura infantil na perspectiva da Ciência da Informação brasileira: análise bibliométrica

Resumo: O presente trabalho aborda a produção científica acerca da leitura infantil na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Tem como objetivo geral verificar na referida base de dados especializada a existência de artigos científicos brasileiros alusivos à leitura infantil, assim como na competência informacional infantil. No que se refere a metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e quantitativa de caráter bibliométrico. Percebeu-se que a BRAPCI possui uma quantidade inexpressiva de artigos alusivos à leitura infantil. Concluiu-se que cabe aos profissionais e pesquisadores da área de ciência da Informação se interessar pela temática para aumentar as produções científicas que levem em consideração os benefícios que serão obtidos para o desenvolvimento do letramento literário e da competência informacional infantil.
Palavras-chave: Leitura infantil Ciência da informação Competência informacional infantil
Abstract: The present search approaches the scientific production about children´s reading in the Reference Database of Journal Articles in Information Science (BRAPCI). Its general objective is to verify in the aforementioned specialized database the existence of Brazilian scientific articles alluding to children´s reading, as well as children´s informational competence. With regard to methodology, the research is classified as exploratory, descriptive and quantitative, with a bibliometric character. It was noticed that BRAPCI has an inexpressive amount of articles alluding to children´s reading. It was concluded that it is up to professionals and researchers in the field of Information Science to be interested in the subject to increase scientific productions that take into account the benefits that will be obtained for the development of literary literacy and children´s informational competence.
Keywords: Information science
Mots clés:


AGUIAR, N. C.; PEREIRA, S. D. O. A leitura infantil na perspectiva da ciência da informação brasileira: análise bibliométrica. Revista Cajueiro, v. 3, n., 2021.
AGUIAR NCA; PEREIRA SDOP. A leitura infantil na perspectiva da ciência da informação brasileira: análise bibliométrica. Revista cajueiro. 2021;3().
AGUIAR, N. C., & PEREIRA, S. D. O. (2021). A leitura infantil na perspectiva da ciência da informação brasileira: análise bibliométrica. Revista cajueiro; 3().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Available at: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6PFSK/1/tese_final.pdf. Access in: 05 jun. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 145-167 mar./ago. 2011. Available at: https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-06.pdf. Access in: 10 jun. 2021. Grande do Sul. Available at: https://brapci.inf.br/. Access in: 10 jun. 2021. Informação, v. 14, 2013. Available at: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/45718. Acesso em 10 jun. 2021. Informação, Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2013. Available at: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/6092/1/2013_JessicaFernandesCosta.pdf Access in:: 01 https://repositorio.unesp.br/handle/11449/123338?locale-attribute=pt_BR. Access in: 20 mai. https://brapci.inf.br/index.php/res/v/16872. Access in: 10 jun. 2021. https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12639/2/Sara_Dantas_Oliveira_Pereira.pdf. Access in: 10 jun. 2021.  journal 
  • UEMS, Dourados, MS, 2010. Available at: https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3313. Access in: 04 jun. 2021.  LINK 
  • UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC, AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994. Access in: Pobreza na infância e na adolescência. Available at: https://www.unicef.org/brazil/pt/pobreza_infancia_adolescencia.pdf. Access in: 10 nov. 2020.  LINK 
  • ALMEIDA, Carlos Cândido de. Mediação como processo semiótico: em busca de bases conceituais. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, 2012.  journal 
  • ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.2, n.1, 2009.  journal 
  • ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de., BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, Terezinha Elisabeth da (org.). Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da informação. Recife: Néctar, 2008.  book.cap 
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.  book 
  • BARROS, Maria Helena T. C. de. A mediação da leitura na biblioteca. In: BARROS, Maria Helena T. C. de., BORTOLIN, Sueli., SILVA, Rovilson José da (orgs.). Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA Editora, 2006.  book.cap 
  • BORTOLIN, Sueli. A mediação de leitura nos espaços infanto-juvenis. In: BARROS, Maria BORTOLIN, Sueli., SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação oral da informação: a visibilidade dos mediadores da ciência da informação. In: BORTOLIN, Sueli., SANTOS NETO, João Arlindo dos., SILVA, Rovilson José da (orgs.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.  book.cap 
  • CABRAL, Ana Maria Rezende. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. Belo Horizonte: UFMG, 1998.  book 
  • CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.  book 
  • COELHO, Clara Duarte. As bibliotecas comunitárias e o fomento à leitura: uma análise da Rede Leitora Terra das Palmeiras de São Luís-MA. Dissertação. 172 f. (Mestrado em Ciência da Informação) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.  dissertation 
  • DAVALLON, Jean. La médiation: la communication en procès? MEI: Médias et Information, Paris, n.19 (Médiations and Médiateurs). UFR Communication de l´Université Paris 8, 2003, p. 37-59. Disponível em: www.mei-info.com/wpcontent/.../ilovepdf.com_split_3.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.  journal 
  • FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2009.  book 
  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.  book 
  • GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação and Informação, Londrina, v.19, n.2, p. 46-59, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 30 mar. 2021.  journal 
  • JEANNERET, Yves. A relação entre mediação e uso no campo de pesquisa em informação e comunicação na França. R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, Rio de Janeiro, v.3, n.3, p.2534, set. 2009. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/753. Acesso em: 05 ago. 2020.  journal 
  • MALHEIRO, Armando., RIBEIRO, Fernanda. Paradigmas, serviços e mediações em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2011.  book 
  • MORAES, Janielle de Oliveira., FURTADO, Luciana Nathalia Morais., MORAES, Luan Carlos de Oliveira. Biblioteca comunitária "o fantástico mundo da leitura": uma alternativa para a socialização do conhecimento na comunidade do Coroadinho em São Luís-MA. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 15., 2012, Cariri, Anais...Cariri: UFC, 2012. p. 1-15.  events 
  • MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins., SANTOS, Izabele Dias dos., SILVA, Gabriele Góes da Silva. Mediadores para além do ambiente escolar: o que nos dizem acadêmicos de Pedagogia e Letras. In: FEBA, Berta Lúcia Tagliari., SOUZA, Renata Junqueira (orgs.). Mediação de leitura: espaços e perspectivas na formação docente. Tubarão, SC: Ed. Copiart, 2017. p.12-44.  none0 
  • PETIT, Michelle. A arte de ler ou como resistir a adversidade. São Paulo: Editora 34, RABONI, Paulo César de Almeida., PONCE, Rosiane de Fátima. Trabalho educativo: mediação, desenvolvimento humano e apropriação da leitura. In: FEBA, Berta Lúcia Tagliari.,  book.cap 
  • SOUZA, Renata Junqueira (orgs.). Mediação de leitura: espaços e perspectivas na formação docente. Tubarão, SC: Ed. Copiart, 2017. p.88-115.  none0 
  • REIS, Linda G. Produção de monografia: da teoria à pratica. Brasília: Senac DF, 2008.  book 
  • SANTOS NETO, João Arlindo dos. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da constituição e desenvolvimento dos conceitos. 460f. Marília. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.  these 
  • SILVA, Jonathas Luiz Carvalho., GOMES, Henriette Ferreira. A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação. Inf. and Soc.:Est., João Pessoa, v.23, n.2, p. 33-44, maio/ago. 2013.  journal 
  • VARELA, Aida. Informação e autonomia: a mediação segundo Feuerstein. São Paulo: Senac, 2007.  book 
  • YUNES, Eliana. Leitura, a complexidade do simples: do mundo à letra e de volta ao mundo. In: YUNES, Eliana. Pensar a leitura: complexidade. São Paulo: Loyola, 2002. p.13-51.  book.cap 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-04-17: 194447
hasAuthorNiliane Cunha de Aguiar: (16897)
hasAuthorSara Dantas Oliveira Pereira: (194449)
hasPageEnd50: 1979
hasPageStart21: 2452
hasSectionOfArtigo Original: 126
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectLeitura infantil: 64506
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectCompetência informacional infantil: 184580
wasPublicationInDate2022-04-17: (311541)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasFileStorage_repository/00/19/44/48/work_00194448#00000.pdf: (195352)
isPartOfSourceRevista Cajueiro: 109343
hasIssueOfISSUE:JNL:78:2021-3-2: (311389)
hasAbstractO presente trabalho aborda a produção científica acerca da leitura infantil na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Tem como objetivo geral verificar na referida base de dados especializada a existência de artigos científicos brasileiros alusivos à leitura infantil, assim como na competência informacional infantil. No que se refere a metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e quantitativa de caráter bibliométrico. Percebeu-se que a BRAPCI possui uma quantidade inexpressiva de artigos alusivos à leitura infantil. Concluiu-se que cabe aos profissionais e pesquisadores da área de ciência da Informação se interessar pela temática para aumentar as produções científicas que levem em consideração os benefícios que serão obtidos para o desenvolvimento do letramento literário e da competência informacional infantil.: 0
hasIDoai:ojs.seer.ufs.br:article/17538
hasRegisterIdhttps://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/article/view/17538: 0
hasSourceRevista Cajueiro: Ciência d: 0
hasSourceRevista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; v. 3 n. 2 (2021): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - maio/nov. 2021; 21-50: 0
hasSource2595-9379: 0
hasTitleA leitura infantil na perspectiva da Ciência da Informação brasileira: análise bibliométrica: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/17538
hasUrlhttps://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/17538/12667
prefLabelOai:ojs.seer.ufs.br:article/17538#00078: 0
Classe: Article