Resumo: A desinformação causada pelo modelo de desenvolvimento predatório, ambientalmente e socialmente injusto torna-se o cenário para uma reflexão crítica voltada a uma maior conscientização ambiental e urgente mudança de paradigmas. Considerando a importância de políticas públicas voltadas à sustentabilidade ambiental e o papel de interlocução com diversos atores que as instituições de ensino superior (IES) promovem, este artigo busca avaliar a percepção de gestores de campi universitários do Cefet-RJ quanto ao cumprimento das recomendações do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) em suas unidades. Para tanto, foi aplicado um questionário, com base na escala de Likert e, posteriormente, sob a perspectiva descritiva, as informações obtidas foram consolidadas. Observou-se que, embora as práticas efetivamente conduzidas já estejam alinhadas com a governança ambiental, ainda há necessidade de promover novas ações que estimulem cada vez mais a conscientização ambiental, não somente ‘intramuros’, mas também na formação cidadã. Apesar do estudo trazer uma reflexão baseada na percepção de gestores que avaliam a implementação das iniciativas, os resultados não permitem generalizações consistentes, mas visam contribuir para eventuais trabalhos, que busquem maior robustez, através do aumento do número de respondentes
Palavras-chave: Governança Ambiental. Consumo Sustentável. Desinformação. Instituição Pública de Ensino Superior.
Abstract: Disinformation caused by the predatory, environmentally and socially unfair development model becomes the setting for a critical reflection aimed at greater environmental awareness and an urgent paradigm shift. Considering the importance of public policies aimed at environmental sustainability and the role of dialogue with various actors that higher education institutions (HEIs) promote, this article seeks to evaluate the perception of managers of university campuses of Cefet-RJ regarding compliance with the recommendations of the Sustainable Logistics Management Plan (PLS). In this context, a questionnaire was applied, based on the Likert scale, from a descriptive perspective, it was consolidated. Although the practices are already aligned with environmental governance, there is still a need to promote new actions that increasingly stimulate environmental awareness, not only ´inside institution´, but also towards a citizen education. Although this study brings a reflection based on managersâ perception who evaluate the implementation of initiatives, the results do not allow consistent generalizations, but aim to contribute to eventual works, which seek greater robustness, by increasing the number of respondents
Keywords: Environmental Governance. Sustainable Consumption. Desinformation. Public Institutiom of Higher Education. Desinformación.
propriety | value |
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Descriptor | Governança ambiental: transparência e efetividade de práticas sustentáveis em IES MARUYAMA, Úrsula; TRIGO, Aline Monteiro Guimarães; TRIGO, José Aires Liinc em revista, , . () (pt-BR) 3 |
Identificador | https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5922 (pt-BR) 3 |
Identificador | DOI: 10.18617/liinc.v18i1.5922 (pt-BR) 3 |
Title | Governança ambiental: transparência e efetividade de práticas sustentáveis em IES (pt-BR) 3 |
Title | Environmental Governance: transparency and effectiveness in HEIs (en) 3 |
Published | Liinc em revista, v. 18, 2022. (pt-BR) 2 |
Author | MARUYAMA, Úrsula (pt-BR) 1 |
Author | TRIGO, Aline Monteiro Guimarães (pt-BR) 1 |
Author | TRIGO, José Aires (pt-BR) 1 |
Access Link | https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5922/5603 (pt-BR) 3 |
Nome da Pulicação | Liinc em revista (pt-BR) 1 |
Sessão | () 3 |
Disponibilizado | 2022-05-20 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | A desinformação causada pelo modelo de desenvolvimento predatório, ambientalmente e socialmente injusto torna-se o cenário para uma reflexão crítica voltada a uma maior conscientização ambiental e urgente mudança de paradigmas. Considerando a importância de políticas públicas voltadas à sustentabilidade ambiental e o papel de interlocução com diversos atores que as instituições de ensino superior (IES) promovem, este artigo busca avaliar a percepção de gestores de campi universitários do Cefet-RJ quanto ao cumprimento das recomendações do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) em suas unidades. Para tanto, foi aplicado um questionário, com base na escala de Likert e, posteriormente, sob a perspectiva descritiva, as informações obtidas foram consolidadas. Observou-se que, embora as práticas efetivamente conduzidas já estejam alinhadas com a governança ambiental, ainda há necessidade de promover novas ações que estimulem cada vez mais a conscientização ambiental, não somente ‘intramuros’, mas também na formação cidadã. Apesar do estudo trazer uma reflexão baseada na percepção de gestores que avaliam a implementação das iniciativas, os resultados não permitem generalizações consistentes, mas visam contribuir para eventuais trabalhos, que busquem maior robustez, através do aumento do número de respondentes (pt-BR) 3 |
hasAbstract | La desinformación provocada por el modelo de desarrollo depredador, ambiental y socialmente injusto se convierte en el escenario de una reflexión crítica encaminada a una mayor conciencia ambiental y un urgente cambio de paradigma. Considerando la importancia de las políticas públicas dirigidas a la sostenibilidad ambiental y el papel del diálogo con los diversos actores que promueven las instituciones de educación superior (IES), este artículo busca evaluar la efectividad de las prácticas e iniciativas sostenibles en una institución educativa pública. Con base en el análisis de documentos, esta investigación aplicada, a partir de un Estudio de Caso, utilizó un análisis comparativo de la legislación vigente, en el contexto de la gobernanza ambiental con la práctica institucional en tres campus. Así, utilizando como guía el Plan de Gestión de Logística Sostenible (PLS), se observaron iniciativas institucionales para comparar con el consumo y las prácticas sostenibles. Desde la perspectiva descriptiva de los resultados obtenidos, se observa que, aunque ya alineados con la gobernanza ambiental, aún existe la necesidad de promover acciones que estimulen cada vez más la conciencia ambiental, no solo intramuros, sino también en la formación ciudadana. (es-ES) 3 |
hasAbstract | Disinformation caused by the predatory, environmentally and socially unfair development model becomes the setting for a critical reflection aimed at greater environmental awareness and an urgent paradigm shift. Considering the importance of public policies aimed at environmental sustainability and the role of dialogue with various actors that higher education institutions (HEIs) promote, this article seeks to evaluate the perception of managers of university campuses of Cefet-RJ regarding compliance with the recommendations of the Sustainable Logistics Management Plan (PLS). In this context, a questionnaire was applied, based on the Likert scale, from a descriptive perspective, it was consolidated. Although the practices are already aligned with environmental governance, there is still a need to promote new actions that increasingly stimulate environmental awareness, not only ´inside institution´, but also towards a citizen education. Although this study brings a reflection based on managersâ perception who evaluate the implementation of initiatives, the results do not allow consistent generalizations, but aim to contribute to eventual works, which seek greater robustness, by increasing the number of respondents (en) 3 |
hasFileStorage | _repository/708/2022/05/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5922#00051.pdf () 1 |
hasId | Governança ambiental: transparência e efetividade de práticas sustentáveis em IES MARUYAMA, Úrsula; TRIGO, Aline Monteiro Guimarães; TRIGO, José Aires Liinc em revista, , . () () 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 18 No. 1 (2022): Challenges of Social Sciences in the Anthropocene; e5922 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; v. 18 n. 1 (2022): Desafios das Ciências Sociais no Antropoceno; e5922 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Desafíos de las ciencias sociales en el Antropoceno; e5922 (es-ES) 3 |
Source | 1808-3536 () 3 |
Thema | Governança Ambiental (pt-BR) 1 |
Thema | Consumo Sustentável (pt-BR) 1 |
Thema | Desinformação (pt-BR) 1 |
Thema | Instituição Pública de Ensino Superior (pt-BR) 1 |
Thema | Gobernanza Ambiental (es-ES) 1 |
Thema | Consumo Sostenible (es-ES) 1 |
Thema | Institucione Públicas de Educación Superior (es-ES) 1 |
Thema | Environmental Governance (en) 1 |
Thema | Sustainable Consumption (en) 1 |
Thema | Desinformation (en) 1 |
Thema | Public Institutiom of Higher Education (en) 1 |
Thema | Desinformación (en) 1 |