Sistemas de recuperação em linha: educação X atuação profissional | Ciência da Informação, v. 19, n. 2, 1990 | 1990 - Brapci
Ciência da Informação, v. 19, n. 2, 1990

Sistemas de recuperação em linha: educação X atuação profissional

Resumo: As modernas tecnologias da informação, ao acelerar o fluxo da informação, provocam uma distorção da qualidade, através do fornecimento de grandes volumes de informações relevantes. Os serviços e sistemas de informações em linha, que constituem uma das atividades da indústria da informação, estão sendo orientados primordialmente para o controle da quantidade e não da qualidade do conhecimento registrado, embora já se consiga alguma medida de qualidade. O estudo dos dois pólos cognitivos de um sistema de recuperação de informações, isto é,o processo cognitivo que produz e armazena a informação e o processo cognitivo que ocorre na recepção da informação permitem melhorar econtrolar o armazenamento e a recuperação de informações de modo a atingir os objetivos desejados. Observa-se uma tendência, na área de recuperação de informações, de migrar na busca efetuada pelos intermediários para a busca pelos usuários finais, exigindo a simplificação desse processo, a revisão e reformulação das linguagensde busca e de indexação, e o estudo das estruturas cognitivas usadas pelos indivíduos na recuperação e processamento da informação. Portanto, será preciso investir no conhecimento reflexivo (teórico) e normativo (derivado daprática), o que gera demandas de novos programas educacionais. Procura-se observar opotencial de formação oferecido pelos cursos de pós-graduação para os sistemas de recuperação de informações em linha através da caracterizaçãodestes sistemas e comparação de suas funçõesaos programas de cursos de pós-graduação em Ciência da Informação e Informática e observar a atuação prática nesses sistemas, visando a identificar como foram adquiridos os conhecimentos para a execução das funções mapeadas.Online retrieval systems: education x professional actuationAbstractNew information technology affects in some waythe quality of information systems, in what, byaccelerating information flow, they cause users toretrieve a targe amount of non relevant information. Online information systems and services - one among the many activities of Information Industry -are quantitativo control oriented. In general theyare not oriented to the quality of the recordedk nowledge, al though we can already have some quality measures. The study of the two cognitive spotes of an information retrieval system - thecognitive process that produces and storesinformation and the cognitive process that occurs at information capturing and use, allows the improvement and control of information storage andretrieval, and conducts to the aimed goals. Thetendence to migrate from search done by intermediary searchers to search done by finalusers, demands simplification, revisionand reformulating of both indexing and search languages, as well as the study of cognitiv estructures used by people on retrieving and processing information. It will be necessary toinvest on both reflexive (theorectical) and normative knowledge (practice derived). These needs induceto new educational programs. On this study we tryto observe the potential education offered by post graduate cources on information retrieval systems. These systems were here firstly characterized, and had their functions described.Then we compared the identified functions to Information Science and Computer Science post graduate programs. We also analised the professional practice on these systems, trying to identify how these professionals have gotk nowledge to perform the described functions.
Palavras-chave: Ciência da informação Sistema de recuperação em linha Educação x atuaçãoprofissional Sistemas de recuperação em linha
Mots clés:


CIANCONI, R. B. Sistemas de recuperação em linha: educação x atuação profissional. Ciência da Informação, v. 19, n. 2, 1990.
CIANCONI RBC. Sistemas de recuperação em linha: educação x atuação profissional. Ciência da informação. 1990;19(2).
CIANCONI, R. B. (1990). Sistemas de recuperação em linha: educação x atuação profissional. Ciência da informação; 19(2).
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Informações

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hasAbstractAs modernas tecnologias da informação, ao acelerar o fluxo da informação, provocam uma distorção da qualidade, através do fornecimento de grandes volumes de informações relevantes. Os serviços e sistemas de informações em linha, que constituem uma das atividades da indústria da informação, estão sendo orientados primordialmente para o controle da quantidade e não da qualidade do conhecimento registrado, embora já se consiga alguma medida de qualidade. O estudo dos dois pólos cognitivos de um sistema de recuperação de informações, isto é,o processo cognitivo que produz e armazena a informação e o processo cognitivo que ocorre na recepção da informação permitem melhorar econtrolar o armazenamento e a recuperação de informações de modo a atingir os objetivos desejados. Observa-se uma tendência, na área de recuperação de informações, de migrar na busca efetuada pelos intermediários para a busca pelos usuários finais, exigindo a simplificação desse processo, a revisão e reformulação das linguagensde busca e de indexação, e o estudo das estruturas cognitivas usadas pelos indivíduos na recuperação e processamento da informação. Portanto, será preciso investir no conhecimento reflexivo (teórico) e normativo (derivado daprática), o que gera demandas de novos programas educacionais. Procura-se observar opotencial de formação oferecido pelos cursos de pós-graduação para os sistemas de recuperação de informações em linha através da caracterizaçãodestes sistemas e comparação de suas funçõesaos programas de cursos de pós-graduação em Ciência da Informação e Informática e observar a atuação prática nesses sistemas, visando a identificar como foram adquiridos os conhecimentos para a execução das funções mapeadas.Online retrieval systems: education x professional actuationAbstractNew information technology affects in some waythe quality of information systems, in what, byaccelerating information flow, they cause users toretrieve a targe amount of non relevant information. Online information systems and services - one among the many activities of Information Industry -are quantitativo control oriented. In general theyare not oriented to the quality of the recordedk nowledge, al though we can already have some quality measures. The study of the two cognitive spotes of an information retrieval system - thecognitive process that produces and storesinformation and the cognitive process that occurs at information capturing and use, allows the improvement and control of information storage andretrieval, and conducts to the aimed goals. Thetendence to migrate from search done by intermediary searchers to search done by finalusers, demands simplification, revisionand reformulating of both indexing and search languages, as well as the study of cognitiv estructures used by people on retrieving and processing information. It will be necessary toinvest on both reflexive (theorectical) and normative knowledge (practice derived). These needs induceto new educational programs. On this study we tryto observe the potential education offered by post graduate cources on information retrieval systems. These systems were here firstly characterized, and had their functions described.Then we compared the identified functions to Information Science and Computer Science post graduate programs. We also analised the professional practice on these systems, trying to identify how these professionals have gotk nowledge to perform the described functions.: 0
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Classe: Article