Formação profissional em biblioteconomia e sistemas de informação: as interfaces dos cursos da universidade federal de Santa Catarina | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 13, n. 1, 2022 | 2022 - Brapci
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 13, n. 1, 2022

Formação profissional em biblioteconomia e sistemas de informação: as interfaces dos cursos da universidade federal de Santa Catarina

Professional training in library science and information systems: the interfaces of the courses at the federal university of Santa Catarina

Resumo: A pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade Formação profissional Projeto pedagógico do curso Biblioteconomia Sistema de informação Sistemas de informação
Abstract: The research addresses the theme of Interdisciplinarity in the scope of Professional Training. The theme was developed from a comparative analysis between the pedagogical projects of the Library Science and Information Science courses at the Federal University of Santa Catarina. Seeking to make an approximation of two distinct formations, questioning whether there is interfaces evidence related to Library Science and Information Science as both contents are related with information and technology. As an objective, the present work sought to analyze interdisciplinary aspects present in the Library Science and Information Science pedagogical projects. This is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach and technical bibliographic review procedures and document analysis. As a result, a professional formation overview built with the general and specific objectives and the profile of the graduate of the pedagogical projects. The results also show that an interdisciplinary interface of the courses takes place in the aspects of information management, information treatment and information systems projects. It is concluded that both courses can seek support/formation from each other, in the systems automation, given by the Information Science professional, and in the organization / management of Information and Communication Technologies demands, expertise that is part of the librarian´s professional profile.
Keywords: Interdisciplinarity Professional qualification Course pedagogical project Library science Information systems Biblioteconomia
Mots clés:


MARTINS, S.; KARPINSKI, C. Formação profissional em biblioteconomia e sistemas de informação: as interfaces dos cursos da universidade federal de santa catarina. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 13, n. 1, 2022.
MARTINS SM; KARPINSKI CK. Formação profissional em biblioteconomia e sistemas de informação: as interfaces dos cursos da universidade federal de santa catarina. Incid: revista de ciência da informação e documentação. 2022;13(1).
MARTINS, S., & KARPINSKI, C. (2022). Formação profissional em biblioteconomia e sistemas de informação: as interfaces dos cursos da universidade federal de santa catarina. Incid: revista de ciência da informação e documentação; 13(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-07-01: 198034
hasAuthorSabrina Martins: (34603)
hasAuthorCezar Karpinski: (11693)
hasFileStorage_repository/361/2022/10/oai_revistas_usp_br_article_190731#00022.pdf: (205602)
hasPageEnd325: 36731
hasPageStart301: 2015
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectInterdisciplinaridade: 227447
hasSubjectFormação profissional: 262078
hasSubjectProjeto pedagógico do curso: 198464
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectSistema de informação: 237338
hasSubjectSistemas de informação: 237654
wasPublicationInDate2022-07-01: (245421)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
isPartOfSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação: 361
hasIssueOfISSUE:JNL:00022-2022-13-1: 198419
hasAbstractA pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário.: 0
hasIDoai:revistas.usp.br:article/190731
hasRegisterIdhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731: 0
hasRegisterId10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325: 0
hasSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 301-325: 0
hasSource2178-2075: 0
hasTitleFormação profissional em biblioteconomia e sistemas de informação: as interfaces dos cursos da universidade federal de Santa Catarina: 0
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731/183734
prefLabelOai:revistas.usp.br:article/190731#00022: 0
hasDOI10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325
Classe: Article