Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2022-07-01: 198034 |
hasAuthor | Sabrina Martins: (34603) |
hasAuthor | Cezar Karpinski: (11693) |
hasFileStorage | _repository/361/2022/10/oai_revistas_usp_br_article_190731#00022.pdf: (205602) |
hasPageEnd | 325: 36731 |
hasPageStart | 301: 2015 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Interdisciplinaridade: 227447 |
hasSubject | Formação profissional: 262078 |
hasSubject | Projeto pedagógico do curso: 198464 |
hasSubject | Biblioteconomia: 234396 |
hasSubject | Sistema de informação: 237338 |
hasSubject | Sistemas de informação: 237654 |
wasPublicationInDate | 2022-07-01: (245421) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | Copyright (c): (232755) |
hasLicense | BY-NC/4.0: (245907) |
isPartOfSource | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação: 361 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00022-2022-13-1: 198419 |
hasAbstract | A pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário.: 0 |
hasID | oai:revistas.usp.br:article/190731 |
hasRegisterId | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731: 0 |
hasRegisterId | 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325: 0 |
hasSource | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 301-325: 0 |
hasSource | 2178-2075: 0 |
hasTitle | Formação profissional em biblioteconomia e sistemas de informação: as interfaces dos cursos da universidade federal de Santa Catarina: 0 |
hasUrl | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731 |
hasUrl | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731/183734 |
prefLabel | Oai:revistas.usp.br:article/190731#00022: 0 |
hasDOI | 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325 |