Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2022-07-31: 199659 |
hasAuthor | Ana Lúcia Silva Terra: (91343) |
hasFileStorage | _repository/726/2022/10/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_11408#00054.pdf: (205354) |
hasPageEnd | 72: 2372 |
hasPageStart | 54: 3922 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Licenciatura em ciências e tecnologias da documentação e informação: 199677 |
hasSubject | Inovação pedagógica: 2542 |
hasSubject | Formação em ciência da informação: 181554 |
wasPublicationInDate | 2022-07-31: (303373) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal): 726 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:54:2022-0-17: (301886) |
hasAbstract | Os contextos de trabalho, as funções e as competências dos profissionais da informação, tradicionalmente identificados como bibliotecários, arquivistas e documentalistas, estão a ser profundamente reconfigurados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste cenário, impõem-se novas abordagens à formação destes profissionais, nomeadamente no contexto do ensino superior. No presente texto, apresenta-se a aprendizagem baseada em projetos como um contributo para a introdução de metodologias de ensino inovadoras na área da Ciência da Informação. A partir de uma revisão da literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e sobre formação em Ciência da Informação, é apresentada uma experiência pedagógica concretizada num curso de licenciatura desta área. São descritas a planificação e as estratégias de implementação, com recurso a ferramentas digitais, de uma experiência de aprendizagem baseada em projetos numa unidade curricular específica, com uma análise crítica do processo e dos resultados obtidos. Evidencia-se que esta opção de ensino-aprendizagem promove uma integração harmoniosa da teoria e da prática, favorecendo a motivação dos estudantes e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. O trabalho contribui para a reflexão sobre metodologias didáticas em Ciência da Informação e pode servir de orientação para experiências pedagógicas futuras, nesta área.: 0 |
hasID | oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11408 |
hasID | oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11408 |
hasRegisterId | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/11408: 0 |
hasSource | 2183-6671 |
hasTitle | Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da Ciência da Informação: 0 |
hasUrl | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/11408 |
hasUrl | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/11408/10641 |
prefLabel | oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11408#00054: 0 |