Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da Ciência da Informação | Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), v. , n. 17, 2022 | 2022 - Brapci
Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), v. , n. 17, 2022

Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da Ciência da Informação

Project-based learning: a pedagogical experience in the field of information science

Resumo: Os contextos de trabalho, as funções e as competências dos profissionais da informação, tradicionalmente identificados como bibliotecários, arquivistas e documentalistas, estão a ser profundamente reconfigurados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste cenário, impõem-se novas abordagens à formação destes profissionais, nomeadamente no contexto do ensino superior. No presente texto, apresenta-se a aprendizagem baseada em projetos como um contributo para a introdução de metodologias de ensino inovadoras na área da Ciência da Informação. A partir de uma revisão da literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e sobre formação em Ciência da Informação, é apresentada uma experiência pedagógica concretizada num curso de licenciatura desta área. São descritas a planificação e as estratégias de implementação, com recurso a ferramentas digitais, de uma experiência de aprendizagem baseada em projetos numa unidade curricular específica, com uma análise crítica do processo e dos resultados obtidos. Evidencia-se que esta opção de ensino-aprendizagem promove uma integração harmoniosa da teoria e da prática, favorecendo a motivação dos estudantes e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. O trabalho contribui para a reflexão sobre metodologias didáticas em Ciência da Informação e pode servir de orientação para experiências pedagógicas futuras, nesta área.
Palavras-chave: Licenciatura em ciências e tecnologias da documentação e informação Inovação pedagógica Formação em ciência da informação
Abstract: The work contexts, roles and competencies of information professionals, traditionally identified as librarians, archivists and documentalists, are being deeply reconfigured by Information and Communication Technologies. Therefore, new approaches to train these professionals are required, particularly in higher education. This paper presents project-based learning as a way to introduce innovative teaching methodologies in Information Science education. Based on a literature review on project-based learning and Information Science education, a pedagogical experience carried out in an Information Science undergraduate program is presented. The planning and implementation strategies, using digital tools, of a project-based learning experience in a curricular unit are described, with a critical analysis of the process and the results obtained. Results show that this teaching-learning approach promotes a harmonious integration of theory and practice, favouring student motivation and the development of technical and transversal competencies. The work contributes to the reflection on didactic methodologies in Information Science and may guide future pedagogical experiences in this area.
Keywords: Library and information science and technologies Pedagogical innovation Lis education Library and information sciences and technologies
Palabras clave:
Mots clés:


TERRA, A. L. S. Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da ciência da informação. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), v., n. 17, 2022.
TERRA ALST. Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da ciência da informação. Páginas a&b, arquivos e bibliotecas (portugal). 2022;(17).
TERRA, A. L. S. (2022). Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da ciência da informação. Páginas a&b, arquivos e bibliotecas (portugal); (17).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-07-31: 199659
hasAuthorAna Lúcia Silva Terra: (91343)
hasFileStorage_repository/726/2022/10/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_11408#00054.pdf: (205354)
hasPageEnd72: 2372
hasPageStart54: 3922
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectLicenciatura em ciências e tecnologias da documentação e informação: 199677
hasSubjectInovação pedagógica: 2542
hasSubjectFormação em ciência da informação: 181554
wasPublicationInDate2022-07-31: (303373)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePáginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal): 726
hasIssueOfISSUE:JNL:54:2022-0-17: (301886)
hasAbstractOs contextos de trabalho, as funções e as competências dos profissionais da informação, tradicionalmente identificados como bibliotecários, arquivistas e documentalistas, estão a ser profundamente reconfigurados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste cenário, impõem-se novas abordagens à formação destes profissionais, nomeadamente no contexto do ensino superior. No presente texto, apresenta-se a aprendizagem baseada em projetos como um contributo para a introdução de metodologias de ensino inovadoras na área da Ciência da Informação. A partir de uma revisão da literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e sobre formação em Ciência da Informação, é apresentada uma experiência pedagógica concretizada num curso de licenciatura desta área. São descritas a planificação e as estratégias de implementação, com recurso a ferramentas digitais, de uma experiência de aprendizagem baseada em projetos numa unidade curricular específica, com uma análise crítica do processo e dos resultados obtidos. Evidencia-se que esta opção de ensino-aprendizagem promove uma integração harmoniosa da teoria e da prática, favorecendo a motivação dos estudantes e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. O trabalho contribui para a reflexão sobre metodologias didáticas em Ciência da Informação e pode servir de orientação para experiências pedagógicas futuras, nesta área.: 0
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11408
hasIDoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11408
hasRegisterIdhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/11408: 0
hasSource2183-6671
hasTitleAprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da Ciência da Informação: 0
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/11408
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/11408/10641
prefLabeloai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11408#00054: 0
Classe: Article