Acessibilidade e as cinco leis de Ranganathan: diálogo com a biblioteconomia e a Ciência da Informação | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 1, 2022 | 2022 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 1, 2022

Acessibilidade e as cinco leis de Ranganathan: diálogo com a biblioteconomia e a Ciência da Informação

Resumo: O acesso à informação é um direito de todos os cidadãos. Considerando-se a multiplicidade de sujeitos informacionais, entende-se que é necessária uma reflexão acerca da acessibilidade informacional em bibliotecas. Essa reflexão contribui para que pessoas ouvintes, surdas, cegas, autistas, com deficiência física, múltipla, entre outras, possam ter acesso à informação, seja em meio impresso ou virtual. Tendo em vista esse cenário, realizou-se um diálogo das Cinco Leis de Ranganathan no contexto da acessibilidade na Biblioteconomia e na Ciência da Informação no Brasil. A partir desse diálogo, conclui-se que a temática é investigada em muitas linhas de pesquisas em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, estão presentes no cotidiano de trabalho do bibliotecário e se inter-relacionam em um movimento cíclico e dinâmico para democratizar a informação. Assim, entende-se que a leis continuam atuais podendo ser contextualizadas na perspectiva da gestão inclusiva para prover melhorias para as bibliotecas, permitindo que o bibliotecário reflita a respeito das suas práticas nesse contexto e que se aproprie da sua responsabilidade social, contribuindo, assim, para a eliminação de barreiras. Compreende-se como indispensável perceber os diferentes tipos de usuários e suas especificidades de acesso à informação e repensar as formas de processar, compartilhar e disseminar a informação.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


COSTA, M. K. A.; OLIVEIRA, D. A. Acessibilidade e as cinco leis de ranganathan: diálogo com a biblioteconomia e a ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 1, 2022.
COSTA MKAC; OLIVEIRA DAO. Acessibilidade e as cinco leis de ranganathan: diálogo com a biblioteconomia e a ciência da informação. Perspectivas em ciencia da informacao. 2022;27(1).
COSTA, M. K. A., & OLIVEIRA, D. A. (2022). Acessibilidade e as cinco leis de ranganathan: diálogo com a biblioteconomia e a ciência da informação. Perspectivas em ciencia da informacao; 27(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-03-31: 194300
hasAuthorMichelle Karina Assunção Costa: (2189)
hasAuthorDalgiza Andrade Oliveira: (18422)
hasFileStorage_repository/477/2022/10/oai_periodicos_ufmg_br_article_24988#00029.pdf: (204878)
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2022-03-31: (277807)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePerspectivas em ciencia da informacao: 477
hasIssueOfISSUE:JNL:29:2022-27-1: (319198)
hasAbstractO acesso à informação é um direito de todos os cidadãos. Considerando-se a multiplicidade de sujeitos informacionais, entende-se que é necessária uma reflexão acerca da acessibilidade informacional em bibliotecas. Essa reflexão contribui para que pessoas ouvintes, surdas, cegas, autistas, com deficiência física, múltipla, entre outras, possam ter acesso à informação, seja em meio impresso ou virtual. Tendo em vista esse cenário, realizou-se um diálogo das Cinco Leis de Ranganathan no contexto da acessibilidade na Biblioteconomia e na Ciência da Informação no Brasil. A partir desse diálogo, conclui-se que a temática é investigada em muitas linhas de pesquisas em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, estão presentes no cotidiano de trabalho do bibliotecário e se inter-relacionam em um movimento cíclico e dinâmico para democratizar a informação. Assim, entende-se que a leis continuam atuais podendo ser contextualizadas na perspectiva da gestão inclusiva para prover melhorias para as bibliotecas, permitindo que o bibliotecário reflita a respeito das suas práticas nesse contexto e que se aproprie da sua responsabilidade social, contribuindo, assim, para a eliminação de barreiras. Compreende-se como indispensável perceber os diferentes tipos de usuários e suas especificidades de acesso à informação e repensar as formas de processar, compartilhar e disseminar a informação.: 0
hasIDoai:periodicos.ufmg.br:article/24988
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24988: 0
hasSource1981-5344
hasTitleAcessibilidade e as cinco leis de Ranganathan: diálogo com a biblioteconomia e a Ciência da Informação: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24988
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24988/30139
prefLabeloai:periodicos.ufmg.br:article/24988#00029: 0
Classe: Article