Genesis da classificacao: uma analise de conteudo a partir da definicao | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 26, n. 1, 2021 | 2021 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 26, n. 1, 2021

Genesis da classificacao: uma analise de conteudo a partir da definicao

Resumo: Na literatura, existem palavras que apresentam mais de um significado nos múltiplos contextos, e isso as faz terem interpretações ambíguas ou mesmo serem consideradas polissêmicas; é o caso da palavra classificação. nas diversas acepções da palavra, ela pode significar um processo, um sistema de classificação ou uma disciplina. este artigo tem como objetivo estudar a perspectiva interdisciplinar do significado da palavra classificação, a partir das acepções sugeridas pelos autores da área, com o intuito de traçar sua evolução e contexto histórico. utiliza-se a base metodológica proposta por bardin (2011) sobre análise de conteúdo, aplicada nas 40 definições selecionadas a partir do artigo “classification” (hjørland, 2017), como amostra da pesquisa. os resultados das análises léxicas e categoriais das definições confirmaram os pressupostos de que a classificação traça sua história pelas bases categoriais aristotélicas, tendo começado seu desenvolvimento dicotômico com os estudos de porfírio, ganhado projeção com o sistema de categorias taxonômicas de lineu, com a ideia de “divisão e denominação” para classificar os seres em grupos, com a obra a origem das espécies de darwin; e, no âmbito da biblioteconomia e ciência da informação, com os estudos iniciados pelo bibliotecário richards (1860-1939), no século xix, influenciando os estudos de autores como sayers (1881-1960), bliss (1870-1955) e. ranganathan (1892-1972), entre outros. na área da biblioteconomia e ciência da informação, a classificação tem sido estudada como uma disciplina, um processo de agrupar e ordenar o conhecimento, e como instrumento de representação da informação, contribuindo para a sua organização e recuperação.
Palavras-chave: Classificação Organização do conhecimento biblioteconomia Ciência da informação Analise de conteudo Organização e representação do conhecimento
Mots clés:


LIMA, G. A. B. O. Genesis da classificacao: uma analise de conteudo a partir da definicao. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 26, n. 1, 2021.
LIMA GABOL. Genesis da classificacao: uma analise de conteudo a partir da definicao. Perspectivas em ciencia da informacao. 2021;26(1).
LIMA, G. A. B. O. (2021). Genesis da classificacao: uma analise de conteudo a partir da definicao. Perspectivas em ciencia da informacao; 26(1).
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hasAbstractNa literatura, existem palavras que apresentam mais de um significado nos múltiplos contextos, e isso as faz terem interpretações ambíguas ou mesmo serem consideradas polissêmicas; é o caso da palavra classificação. nas diversas acepções da palavra, ela pode significar um processo, um sistema de classificação ou uma disciplina. este artigo tem como objetivo estudar a perspectiva interdisciplinar do significado da palavra classificação, a partir das acepções sugeridas pelos autores da área, com o intuito de traçar sua evolução e contexto histórico. utiliza-se a base metodológica proposta por bardin (2011) sobre análise de conteúdo, aplicada nas 40 definições selecionadas a partir do artigo “classification” (hjørland, 2017), como amostra da pesquisa. os resultados das análises léxicas e categoriais das definições confirmaram os pressupostos de que a classificação traça sua história pelas bases categoriais aristotélicas, tendo começado seu desenvolvimento dicotômico com os estudos de porfírio, ganhado projeção com o sistema de categorias taxonômicas de lineu, com a ideia de “divisão e denominação” para classificar os seres em grupos, com a obra a origem das espécies de darwin; e, no âmbito da biblioteconomia e ciência da informação, com os estudos iniciados pelo bibliotecário richards (1860-1939), no século xix, influenciando os estudos de autores como sayers (1881-1960), bliss (1870-1955) e. ranganathan (1892-1972), entre outros. na área da biblioteconomia e ciência da informação, a classificação tem sido estudada como uma disciplina, um processo de agrupar e ordenar o conhecimento, e como instrumento de representação da informação, contribuindo para a sua organização e recuperação.: 0
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