Redes de relacionamento: a atuação dos stakeholders no mercado de bens simbólicos da educação | Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 13, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 13, n. 2, 2018

Redes de relacionamento: a atuação dos stakeholders no mercado de bens simbólicos da educação

Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar uma rede de relacionamento do mercado de bens simbólicos da educação tendo como objeto de pesquisa um grupo educacional situado na zona leste da cidade de São Paulo. Nesse mercado as redes de relacionamento se tornaram cada vez mais estratégicas para o alcance de vantagem competitiva diante da concorrência cada vez mais intensa. O problema da pesquisa surgiu a partir das experiências vividas pelos pesquisadores em decorrência das observações relativa às contribuições e influências que os stakeholders exercem em sua atuação nas redes de relacionamentos de uma organização de mercado de bens simbólicos da educação. A pesquisa do tipo descritiva, utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada amparada por formulários, acompanhada da técnica de observação não participante. Os resultados da pesquisa indicam que a forma como organização atua na sua rede de relacionamento pode ser crucial para a manutenção de suas atividades econômicas, pois as negociações com base nas questões éticas, de compromisso moral e criação de valor, podem ser diferenciais motivadores para que os stakeholders permaneçam atuando de forma colaborativa na rede. A contribuição da pesquisa está em discutir as vantagens, em termos estratégicos, de se adotar ações direcionadas para o bem coletivo fortalecidas por ações estratégicas que privilegiem os princípios de equidade e compromisso moral. Palavras-chave: Mercado de Bens Simbólicos. Redes de Relacionamentos. Stakeholders. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/35098
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BAZANINI, R.; et al.. Redes de relacionamento: a atuação dos stakeholders no mercado de bens simbólicos da educação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 13, n. 2, 2018.
BAZANINI RB; et al.. Redes de relacionamento: a atuação dos stakeholders no mercado de bens simbólicos da educação. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia. 2018;13(2).
BAZANINI, R., SILVA, I. V., BAZANINI, H. L., BIFFI, M. A., & MENDES, K. R. N. (2018). Redes de relacionamento: a atuação dos stakeholders no mercado de bens simbólicos da educação. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia; 13(2).
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CategoryDetails
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hasAuthorIvonaldo Vicente da Silva: (51499)
hasAuthorHomero Leoni Bazanini: (51500)
hasAuthorMarcos Antônio Biffi: (51501)
hasAuthorKarina Rodrigues Negrão Mendes: (51502)
wasPublicationInDate2018-11-16: (242350)
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isPartOfSourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia: 220
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hasAbstractA pesquisa tem como objetivo investigar e analisar uma rede de relacionamento do mercado de bens simbólicos da educação tendo como objeto de pesquisa um grupo educacional situado na zona leste da cidade de São Paulo. Nesse mercado as redes de relacionamento se tornaram cada vez mais estratégicas para o alcance de vantagem competitiva diante da concorrência cada vez mais intensa. O problema da pesquisa surgiu a partir das experiências vividas pelos pesquisadores em decorrência das observações relativa às contribuições e influências que os stakeholders exercem em sua atuação nas redes de relacionamentos de uma organização de mercado de bens simbólicos da educação. A pesquisa do tipo descritiva, utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada amparada por formulários, acompanhada da técnica de observação não participante. Os resultados da pesquisa indicam que a forma como organização atua na sua rede de relacionamento pode ser crucial para a manutenção de suas atividades econômicas, pois as negociações com base nas questões éticas, de compromisso moral e criação de valor, podem ser diferenciais motivadores para que os stakeholders permaneçam atuando de forma colaborativa na rede. A contribuição da pesquisa está em discutir as vantagens, em termos estratégicos, de se adotar ações direcionadas para o bem coletivo fortalecidas por ações estratégicas que privilegiem os princípios de equidade e compromisso moral. Palavras-chave: Mercado de Bens Simbólicos. Redes de Relacionamentos. Stakeholders. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/35098: 0
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Classe: Article