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Category | Details |
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hasAuthor | Maurício José Morais Costa: (1612) |
hasAuthor | Kláutenys Dellene Guedes Cutrim: (113895) |
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hasSubject | Mediação cultural em biblioteca pública: 202677 |
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hasSubject | Biblioteca publica benedito leite: 279823 |
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hasSectionOf | Artigo: 3 |
wasPublicationInDate | 2022-08-30: (247343) |
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isPartOfSource | Revista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00001-2022-18-2: 202587 |
hasAbstract | Estudo acerca das contribuições dos serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite para a mediação cultural do patrimônio cultural de São Luís (MA). Trata de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que fez uso da pesquisa bibliográfica e questionários mistos com os participantes dos serviços educativos realizados pela Benedito Leite. Objetiva evidenciar a mediação cultural por intermédio da educação patrimonial desenvolvida na Benedito Leite em seus serviços educativos, bem como discutir interdisciplinarmente como a instituição media, sensibiliza, favorece a preservação da memória e do patrimônio cultural da referida cidade. Discute bibliotecas públicas e caracteriza a Biblioteca Benedito Leite, a partir de autores como Almeida Júnior (1997), Bernardino e Suaiden (2011), Flusser (1980; 1983), Mendes (2014), Braga (2013), Castro, Silva e Castellanos (2011). Aborda educação patrimonial enquanto metodologia de mediação para o patrimônio cultural, pautando-se nos estudos de Cutrim (2011), Wichers (2011), Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Florêncio (2015), Florêncio et al. (2014). Pontua que a Biblioteca Benedito Leite atua para além de um espaço de salvaguarda do patrimônio bibliográfico, mas, na ótica dos participantes dos serviços e dos profissionais exerce um importante papel de mediadora da cultura local. Os resultados da investigação acentuam que a Benedito Leite media e desvela caminhos para que os indivíduos se apropriem de sua história, reconheçam-se enquanto cidadãos maranhenses e reconstruam suas identidades. Ressalta a educação patrimonial como uma das metodologias capazes de contribuir na sensibilização cultural, mediante o engajamento e a construção de relações identitárias com o patrimônio cultural local, bem como suas múltiplas expressões e sentidos. Conclui que os serviços educativos não se restringem a serviços fins do setor de Referência e Informação, mas importantes meios de mediação e sensibilização cultural capazes de fomentar o reconhecimento do patrimônio cultural, da cultura popular maranhense e do patrimônio bibliográfico produzido no estado.: 0 |
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hasSource | 1980-6949 |
hasSource | 0100-0691 |
hasTitle | A educação patrimonial na biblioteca pública benedito leite: as contribuições dos serviços educativos para a mediação cultural do patrimônio em são luís (ma): 0 |
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