O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 2022 | 2022 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 2022

O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus

Resumo: Este artigo aborda questões teóricas que circundam a temática competência em informação voltada para os profissionais de museus. São discutidos o museu, sua função social, profissionais de museus e a competência em informação. Tem por objetivo propor um modelo de competência em informação para os profissionais de museus, com base nos padrões indicadores de desempenho e resultados desejáveis propostos por Belluzzo (2007). Os procedimentos metodológicos foram construídos por meio de uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. A aplicabilidade se deu por um questionário fechado para identificar e reconhecer a competência em informação dos profissionais de museus. Os achados da pesquisa indicaram que, para a aplicação de modelos de competência em informação, eles devem ser precedidos de um levantamento (diagnóstico) da situação de cada instituição frente ao uso da informação, bem como dos recursos informacionais disponíveis. A conclusão destacou que não existe um modelo único de competência em informação, fechado e inflexível a ser desenvolvido nos museus e na equipe de trabalhadores. Ao contrário, um modelo deve sempre atender às necessidades informacionais específicas de cada museu e de seus profissionais.
Palavras-chave: Museu Profissional da informação em museu Competência em informação Padrão e Ou indicador da competência em informação Ci Padrões e/ou indicadores da competência em informação Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia Museu Competência em informação Padrões e/ou indicadores da competência em informação
Mots clés:


VILHENA, C. M. A.; DIAS, C. C. O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 2022.
VILHENA CMAV; DIAS CCD. O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus. Perspectivas em ciencia da informacao. 2022;27(2).
VILHENA, C. M. A., & DIAS, C. C. (2022). O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus. Perspectivas em ciencia da informacao; 27(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-06-07: 197628
hasAuthorCláudia Maria Alves Vilhena: (29426)
hasAuthorCélia da Consolação Dias: (7646)
hasFileStorage_repository/00/20/38/62/work_00203862#00000.pdf: (204292)
hasSubjectMuseu: 247066
hasSubjectProfissional da informação em museu: 203863
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectPadrão e: 203864
hasSubjectOu indicador da competência em informação: 203865
hasSubjectCi: 106378
hasSubjectPadrões e/ou indicadores da competência em informação: 321250
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
hasSubjectMuseu: 247066
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectPadrões e/ou indicadores da competência em informação: 321250
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2022-06-07: (280288)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePerspectivas em ciencia da informacao: 477
hasIssueOfISSUE:JNL:29:2022-27-2: (319230)
hasAbstractEste artigo aborda questões teóricas que circundam a temática competência em informação voltada para os profissionais de museus. São discutidos o museu, sua função social, profissionais de museus e a competência em informação. Tem por objetivo propor um modelo de competência em informação para os profissionais de museus, com base nos padrões indicadores de desempenho e resultados desejáveis propostos por Belluzzo (2007). Os procedimentos metodológicos foram construídos por meio de uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. A aplicabilidade se deu por um questionário fechado para identificar e reconhecer a competência em informação dos profissionais de museus. Os achados da pesquisa indicaram que, para a aplicação de modelos de competência em informação, eles devem ser precedidos de um levantamento (diagnóstico) da situação de cada instituição frente ao uso da informação, bem como dos recursos informacionais disponíveis. A conclusão destacou que não existe um modelo único de competência em informação, fechado e inflexível a ser desenvolvido nos museus e na equipe de trabalhadores. Ao contrário, um modelo deve sempre atender às necessidades informacionais específicas de cada museu e de seus profissionais.: 0
hasIDoai:periodicos.ufmg.br:article/40003
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40003: 0
hasSource1981-5344
hasTitleO uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40003
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40003/30707
prefLabelOai:periodicos.ufmg.br:article/40003#00029: 0
Classe: Article