Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de competência em informação em bibliotecas universitárias | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 2022 | 2022 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 2022

Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de competência em informação em bibliotecas universitárias

Resumo: O artigo relata os resultados da aplicação de dois modelos conceituais para avaliação e diagnóstico institucional de competência em informação em uma universidade federal brasileira: o modelo information literate university - ilc, de webber e johnston e o modelo dos niveles de integración de alfin, de uribe tirado. o diagnóstico foi apresentado como fase preliminar da formulação de uma estratégia para implantação de um portal online de competência em informação no sistema de bibliotecas da ufsm. apresenta histórico e preceitos norteadores da competência em informação no brasil bem como o papel das bibliotecas universitárias. os dois modelos são detalhados, com apresentação da metodologia de aplicação e contextualização dos resultados. constatou-se a importância fundamental da realização de diagnóstico institucional para elaboração de estratégias eficientes para a implantação de programas de competência em informação em bibliotecas universitárias, uma vez que identifica as esferas de ação onde concentrar os esforços de trabalho dos bibliotecários envolvidos, as parcerias institucionais que devem ser estabelecidas, e as melhores áreas onde obter e investir recursos para implantação tanto de ações isoladas de competência em informação, quanto de programas mais abrangentes.
Palavras-chave: Biblioteca universitária Competência em informação Diagnóstico institucional Ci Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia Competência em informação Biblioteca universitária
Mots clés:


VIANNA, B. I.; CAREGNATO, S. E. Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de competência em informação em bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 2022.
VIANNA BIV; CAREGNATO SEC. Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de competência em informação em bibliotecas universitárias. Perspectivas em ciencia da informacao. 2022;27(2).
VIANNA, B. I., & CAREGNATO, S. E. (2022). Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de competência em informação em bibliotecas universitárias. Perspectivas em ciencia da informacao; 27(2).
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CategoryDetails
hasSubjectBiblioteca universitária: 233546
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectDiagnóstico institucional: 203873
hasSubjectCi: 106378
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectBiblioteca universitária: 233546
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hasAuthorSônia Elisa Caregnato: (35607)
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hasAbstractO artigo relata os resultados da aplicação de dois modelos conceituais para avaliação e diagnóstico institucional de competência em informação em uma universidade federal brasileira: o modelo information literate university - ilc, de webber e johnston e o modelo dos niveles de integración de alfin, de uribe tirado. o diagnóstico foi apresentado como fase preliminar da formulação de uma estratégia para implantação de um portal online de competência em informação no sistema de bibliotecas da ufsm. apresenta histórico e preceitos norteadores da competência em informação no brasil bem como o papel das bibliotecas universitárias. os dois modelos são detalhados, com apresentação da metodologia de aplicação e contextualização dos resultados. constatou-se a importância fundamental da realização de diagnóstico institucional para elaboração de estratégias eficientes para a implantação de programas de competência em informação em bibliotecas universitárias, uma vez que identifica as esferas de ação onde concentrar os esforços de trabalho dos bibliotecários envolvidos, as parcerias institucionais que devem ser estabelecidas, e as melhores áreas onde obter e investir recursos para implantação tanto de ações isoladas de competência em informação, quanto de programas mais abrangentes.: 0
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