Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
[Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)]
Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias

Resumo: O artigo relata os resultados da aplicação de dois modelos conceituais para avaliação e diagnóstico institucional de Competência em Informação em uma universidade federal brasileira: o modelo Information Literate University - ILC, de Webber e Johnston e o modelo dos Niveles de Integración de ALFIN, de Uribe Tirado. O diagnóstico foi apresentado como fase preliminar da formulação de uma estratégia para implantação de um Portal online de Competência em Informação no Sistema de Bibliotecas da UFSM. Apresenta histórico e preceitos norteadores da Competência em Informação no Brasil bem como o papel das bibliotecas universitárias. Os dois modelos são detalhados, com apresentação da metodologia de aplicação e contextualização dos resultados. Constatou-se  a importância fundamental da  realização de diagnóstico institucional para elaboração de estratégias eficientes para a implantação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias, uma vez que identifica as esferas de ação onde concentrar os esforços de trabalho dos bibliotecários envolvidos, as parcerias institucionais que devem ser estabelecidas, e as melhores áreas onde obter e investir recursos para implantação tanto de ações isoladas de Competência em Informação, quanto de programas mais abrangentes.

Palavras-chave: Competência em Informação. Diagnóstico Institucional. Biblioteca Universitária. ci.



Como citar
VIANNA, B. I.; CAREGNATO, S. Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de competência em informação em bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/203872. Acesso em: 21 set. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorModelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
VIANNA, Bárbara Ieger; CAREGNATO, Sonia
Perspectivas em Ciência da Informação, n. 2, v. 27, 2022. () (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40007 (pt-BR) 3
TitleModelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias (pt-BR) 3
AuthorVIANNA, Bárbara Ieger (pt-BR) 1
AuthorCAREGNATO, Sonia (pt-BR) 1
Access Linkhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40007/30709 (pt-BR) 3
IssuePerspectivas em Ciência da Informação, n. 2, v. 27, 2022. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPerspectivas em Ciência da Informação (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2022-06-07 (pt-BR) 1
hasAbstractO artigo relata os resultados da aplicação de dois modelos conceituais para avaliação e diagnóstico institucional de Competência em Informação em uma universidade federal brasileira: o modelo Information Literate University - ILC, de Webber e Johnston e o modelo dos Niveles de Integración de ALFIN, de Uribe Tirado. O diagnóstico foi apresentado como fase preliminar da formulação de uma estratégia para implantação de um Portal online de Competência em Informação no Sistema de Bibliotecas da UFSM. Apresenta histórico e preceitos norteadores da Competência em Informação no Brasil bem como o papel das bibliotecas universitárias. Os dois modelos são detalhados, com apresentação da metodologia de aplicação e contextualização dos resultados. Constatou-se  a importância fundamental da  realização de diagnóstico institucional para elaboração de estratégias eficientes para a implantação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias, uma vez que identifica as esferas de ação onde concentrar os esforços de trabalho dos bibliotecários envolvidos, as parcerias institucionais que devem ser estabelecidas, e as melhores áreas onde obter e investir recursos para implantação tanto de ações isoladas de Competência em Informação, quanto de programas mais abrangentes. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/477/2022/10/oai_periodicos_ufmg_br_article_40007#00029.pdf () 1
hasIdModelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
VIANNA, Bárbara Ieger; CAREGNATO, Sonia
Perspectivas em Ciência da Informação, n. 2, v. 27, 2022. () () 3
SourcePerspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022) (pt-BR) 3
Source1413-9936 (pt-BR) 3
Source1981-5344 () 3
ThemaCompetência em Informação (pt-BR) 1
ThemaDiagnóstico Institucional (pt-BR) 1
ThemaBiblioteca Universitária (pt-BR) 1
Themaci (pt-BR) 1