Desafios da saúde global para a educação de profissionais de saúde: (re)definição de modos de produção de conhecimento em iniciativas de combate às desigualdades de saúde | Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 7, n. , 2013 | 2013 - Brapci
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 7, n. , 2013

Desafios da saúde global para a educação de profissionais de saúde: (re)definição de modos de produção de conhecimento em iniciativas de combate às desigualdades de saúde

Resumo: O artigo parte da discussão de uma das dimensões associadas à Saúde Global - o seu envolvimento nas dinâmicas de produção de conhecimento “globalizado” sobre saúde, na sua disseminação através de modelos de transferência de conhecimento e implementação em diversos locais ou lugares. Argumenta-se que os programas de educação de profissionais de saúde, inseridos em iniciativas de Saúde Global de combate às desigualdades de saúde, se sustenta em orientações definidas internacionalmente que promovem o conhecimento técnicocientífico como o único conhecimento válido sobre saúde. Propõe-se que a definição e orientação destes programas se deve sustentar em conhecimentos contextualizados e situados sobre saúde, assentes em coprodução de conhecimento, que poderão contribuir para educar e formar profissionais de saúde mais capazes de atuar em contextos locais marcados pela pobreza e exclusão social. Espera-se, assim, contribuir para o surgimento de novas perspetivas sobre rodução e onhecimentos e práticas no ensino das profissões da saúde.
Palavras-chave: Saúde global Conhecimento e saúde Educação na saúde Profissional de Profissionais de
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FERREIRA, P. M. Desafios da saúde global para a educação de profissionais de saúde: (re)definição de modos de produção de conhecimento em iniciativas de combate às desigualdades de saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 7, n., 2013.
FERREIRA PMF. Desafios da saúde global para a educação de profissionais de saúde: (re)definição de modos de produção de conhecimento em iniciativas de combate às desigualdades de saúde. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde. 2013;7().
FERREIRA, P. M. (2013). Desafios da saúde global para a educação de profissionais de saúde: (re)definição de modos de produção de conhecimento em iniciativas de combate às desigualdades de saúde. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde; 7().
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hasAbstractO artigo parte da discussão de uma das dimensões associadas à Saúde Global - o seu envolvimento nas dinâmicas de produção de conhecimento “globalizado” sobre saúde, na sua disseminação através de modelos de transferência de conhecimento e implementação em diversos locais ou lugares. Argumenta-se que os programas de educação de profissionais de saúde, inseridos em iniciativas de Saúde Global de combate às desigualdades de saúde, se sustenta em orientações definidas internacionalmente que promovem o conhecimento técnicocientífico como o único conhecimento válido sobre saúde. Propõe-se que a definição e orientação destes programas se deve sustentar em conhecimentos contextualizados e situados sobre saúde, assentes em coprodução de conhecimento, que poderão contribuir para educar e formar profissionais de saúde mais capazes de atuar em contextos locais marcados pela pobreza e exclusão social. Espera-se, assim, contribuir para o surgimento de novas perspetivas sobre rodução e onhecimentos e práticas no ensino das profissões da saúde.: 0
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Classe: Article