Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro | Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. , 2014 | 2014 - Brapci
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. , 2014

Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro

Resumo: A marca é um dos ativos de maior valor para as empresas, sendo protegida por meio dos direitos de propriedade industrial. No setor farmacêutico, a literatura aponta a relevância da marca nas estratégias de fidelização dos clientes, diante da introdução de novos fármacos no mercado e da expiração do prazo de proteção das patentes. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre a atuação desse ativo, neste ou em outros setores. Este artigo tem como objetivo mapear o uso da marca, no mercado brasileiro, por empresas multinacionais do setor farmacêutico, a partir de informações obtidas na base de depósitos de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados obtidos mostram a pouca utilização do conjunto de dados referentes ao depósito de marca e ressaltam a relevância dessa base para gerar informação, ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas para aumentar sua competitividade.
Palavras-chave: Propriedade intelectual de produto e processo farmacêutico Indústria farmacêutica Propriedade intelectual de produtos e processos farmacêuticos
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


PERALTA, P. P.; et al.. Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n., 2014.
PERALTA PPP; et al.. Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde. 2014;8().
PERALTA, P. P., SILVA, E. F., FIERRO, I. M., & TERUYA, D. Y. (2014). Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde; 8().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2014-03-31: 32198
hasAuthorPatricia Pereira Peralta: (37425)
hasAuthorElizabeth Ferreira da Silva: (37426)
hasAuthorIolanda Margherita Fierro: (131780)
hasAuthorDirceu Yoshikazu Teruya: (37427)
hasSubjectPropriedade intelectual de produto e processo farmacêutico: 131779
hasSubjectIndústria farmacêutica: 52674
hasSubjectPropriedade intelectual de produtos e processos farmacêuticos: 271854
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2014-03-31: (271817)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasFileStorage_repository/00/20/39/76/work_00203976#00000.pdf: (334813)
isPartOfSourceRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde: 127865
hasIssueOfISSUE:JNL:00086-2014-8-: 203917
hasIssueOfISSUE:JNL:00086-2014-8-1: 128179
hasAbstractA marca é um dos ativos de maior valor para as empresas, sendo protegida por meio dos direitos de propriedade industrial. No setor farmacêutico, a literatura aponta a relevância da marca nas estratégias de fidelização dos clientes, diante da introdução de novos fármacos no mercado e da expiração do prazo de proteção das patentes. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre a atuação desse ativo, neste ou em outros setores. Este artigo tem como objetivo mapear o uso da marca, no mercado brasileiro, por empresas multinacionais do setor farmacêutico, a partir de informações obtidas na base de depósitos de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados obtidos mostram a pouca utilização do conjunto de dados referentes ao depósito de marca e ressaltam a relevância dessa base para gerar informação, ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas para aumentar sua competitividade.: 0
hasIDoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/487
hasRegisterIdhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/487: 0
hasRegisterId10.3395/reciis.v8i1.487: 0
hasSource1981-6278
hasTitlePanorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro: 0
hasUrlhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/487
hasUrlhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/487/1137
prefLabeloai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/487#00086: 0
hasDOI10.3395/reciis.v8i1.487
Classe: Article