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Category | Details |
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hasAuthor | Odete Messa Torres: (131751) |
dateOfAvailability | 2013-12-27: 24354 |
hasSubject | Estágio e vivência: 131748 |
hasSubject | Trabalhador de saúde: 131749 |
hasSubject | Movimento estudantil: 131750 |
hasSubject | Estágios e vivências: 271926 |
hasSubject | Trabalhadores de saúde: 271927 |
hasSectionOf | Artigo de revisão: 98 |
wasPublicationInDate | 2013-12-27: (240058) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasFileStorage | _repository/00/20/40/84/work_00204084#00000.pdf: (334770) |
isPartOfSource | Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde: 127865 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00086-2013-7-: 203937 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00086-2013-7-4: 128765 |
hasAbstract | Este texto se propõe a recuperar a trajetória de processos que levaram à construção de estágios de vivência pelo movimento estudantil, conformados no período anterior ao Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde no Brasil (VER-SUS/Brasil). Nessa perspectiva, busca-se resgatar o processo político e sua importância para a reformulação do ensino das profissões de saúde. Reporta-se ao processo constitutivo dos estágios de vivência do movimento estudantil para compreender o contexto de implementação do VER-SUS/Brasil como política do Governo Federal, proposto pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, em parceria com as Executivas Nacionais de Estudantes dos Cursos da Área da Saúde, no período de 2003-2005. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, com uso de pesquisa documental e entrevistas. Os dados obtidos foram analisados segundo os passos interpretativos da Análise de Conteúdo: ordenação e organização horizontal dos dados; classificação e apreensão das idéias centrais; análise e interpretação dos achados. Os resultados destacam a caracterização dos estágios de vivência como formação política e a ressignificação dos cenários de ensino-aprendizagem como cenários de prática profissional. As considerações apontam para um recente planejamento de ações, com adesão instigante à manutenção ou maior institucionalização.: 0 |
hasID | oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/571 |
hasRegisterId | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/571: 0 |
hasRegisterId | 10.3395/reciis.v7i4.571: 0 |
hasSource | 1981-6278 |
hasTitle | Os estágios de vivência no sistema único de saúde do Brasil: caracterizando a participação estudantil: 0 |
hasUrl | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/571 |
hasUrl | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/571/1212 |
prefLabel | oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/571#00086: 0 |
hasDOI | 10.3395/reciis.v7i4.571 |