Pressupostos para um programa nacional de competências informacionais | Ciência da Informação, v. 40, n. 3, 2011 | 2011 - Brapci
Ciência da Informação, v. 40, n. 3, 2011

Pressupostos para um programa nacional de competências informacionais

Resumo: Tendo por base a conjuntura inicial das reflexões sobre políticas institucionais de information literacy nos Estados Unidos, e assinalando a abordagem do texto de Paul Zurkowski – The Information Service Environment Relationships and Priorities, este artigo problematiza a necessidade de uma política nacional de competências informacionais para a escola básica brasileira. Com base nos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em diretrizes internacionais, e tendo em vista a Lei nº 12.224, de 24 de maio de 2010, que prometia universalizar as bibliotecas escolares no país em dez anos, sugere-se um esboço de procedimentos e metodologias para a atuação da biblioteca na escola básica.Palavras-chaveCompetência Informacional. Information Literacy. Biblioteca Escolar. LDB. PCN.Presupposition for National Program of Informational CompetenciesAbstractThis text begins with the background on policy and strategic perspectives at the institutional level for information literacy in the United States, highlighting the essential ideas of Paul Zurkowski´s article – The Information Service Environment Relationships and Priorities. The main subject is the conjecture of why a national policy in information literacy is absolutely required for basic education in Brazil. According to the National Education Guidelines and considering that a brand new countrywide law obliges each school to have at least one library in twenty years, some procedures and methodologies are suggested for the performance of librarian at the elementary and high school.KeywordsInformation Literacy. School Library. Brazilian Educational System.
Palavras-chave: Ciência da informação Biblioteconomia Competência informacional Biblioteca escolar Ldb Pcn Information literacy Competencia en información Competência em informação Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Mots clés:


SIQUEIRA, I. C. P. Pressupostos para um programa nacional de competências informacionais. Ciência da Informação, v. 40, n. 3, 2011.
SIQUEIRA ICPS. Pressupostos para um programa nacional de competências informacionais. Ciência da informação. 2011;40(3).
SIQUEIRA, I. C. P. (2011). Pressupostos para um programa nacional de competências informacionais. Ciência da informação; 40(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2013-06-18: 17167
hasAuthorIvan Cláudio Pereira Siqueira: (16185)
hasFileStorage_repository/00/02/07/11/work_00020711#00000.pdf: (55047)
hasSectionOfRevisão de literatura: 127
hasSectionOfArtigo de revisão: 98
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectCompetência informacional: 263015
hasSubjectBiblioteca escolar: 232760
hasSubjectLdb: 20712
hasSubjectPcn: 260858
hasSubjectInformation literacy: 245520
hasSubjectCompetencia en información: 1342
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2013-06-18: (235550)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceCiência da informação: 146
hasIssueOfISSUE:JNL:00010-2011-40-3: 17159
hasIDoai:ojs.revista.ibict.br:article/1303
hasRegisterIdhttp://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1303: 0
hasRegisterId10.18225/ci.inf..v40i3.1303: 0
hasSource1518-8353
hasTitlePressupostos para um programa nacional de competências informacionais: 0
hasUrlhttps://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1303
hasUrlhttps://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1303/1481
hasUrlhttps://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1303/4692
prefLabelOai:ojs.revista.ibict.br:article/1303#00010: 0
hasAbstractTendo por base a conjuntura inicial das reflexões sobre políticas institucionais de information literacy nos Estados Unidos, e assinalando a abordagem do texto de Paul Zurkowski – The Information Service Environment Relationships and Priorities, este artigo problematiza a necessidade de uma política nacional de competências informacionais para a escola básica brasileira. Com base nos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em diretrizes internacionais, e tendo em vista a Lei nº 12.224, de 24 de maio de 2010, que prometia universalizar as bibliotecas escolares no país em dez anos, sugere-se um esboço de procedimentos e metodologias para a atuação da biblioteca na escola básica.Palavras-chaveCompetência Informacional. Information Literacy. Biblioteca Escolar. LDB. PCN.Presupposition for National Program of Informational CompetenciesAbstractThis text begins with the background on policy and strategic perspectives at the institutional level for information literacy in the United States, highlighting the essential ideas of Paul Zurkowski´s article – The Information Service Environment Relationships and Priorities. The main subject is the conjecture of why a national policy in information literacy is absolutely required for basic education in Brazil. According to the National Education Guidelines and considering that a brand new countrywide law obliges each school to have at least one library in twenty years, some procedures and methodologies are suggested for the performance of librarian at the elementary and high school.KeywordsInformation Literacy. School Library. Brazilian Educational System.: 0
hasDOI10.18225/ci.inf.v40i3.1303
hasDOI10.18225/ci.inf.v40i3.1303.g1481
hasDOI10.18225/ci.inf.v40i3.1303.g4692
Classe: Article