Pessoas com deficiência e o acesso à informação durante as atividades remotas na universidade federal do ceará | Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 2, 2022 | 2022 - Brapci
Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 2, 2022

Pessoas com deficiência e o acesso à informação durante as atividades remotas na universidade federal do ceará

People with disabilities and the information access during the remote activities at the federal university of ceará.

Resumo: Introdução: discute questões relacionadas aos estudos de usuários, protagonismo e empoderamento social, a partir de uma pesquisa voltada à comunidade de pessoas com deficiência da universidade federal do ceará (ufc) durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). objetivos: tem como objetivo geral descobrir se existem e quais são os desafios envolvendo o uso e acesso à informação a comunidade de pessoas com deficiência na ufc durante as atividades remotas. como objetivos específicos pretende a) analisar se houve material e métodos acessíveis; b) investigar se a comunidade estudada possui condições estruturais, tecnológicas e psicológicas para realização das atividades remotas e c) identificar se a comunidade estudada possui agentes de acessibilidade. metodologia: foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para a construção de referencial teórico e optou-se pela pesquisa de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. utiliza o formulário eletrônico como instrumento de coleta de dados, com questões objetivas e subjetivas. resultados: houve dificuldades relacionadas à acessibilidade de diversos tipos durante as atividades remotas, por outro lado, existiram facilitações em decorrência do uso de tecnologia assistiva. conclusão: a realização dos estudos de usuários é fundamental para compreender de maneira sistêmica e holística as nuances que envolvem os usuários da informação. o bibliotecário nesse contexto é o profissional que pode operacionalizar tais estudos, para a partir disso promover políticas de inclusão, integração e acessibilidade.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência Estudo de usuario Acessibilidade Tecnologia assistiva Pessoas com deficiência Estudos de usuarios Tecnologias assistivas
Abstract: Introduction: It discusses issues related to user studies, protagonism and social empowerment, based on a research aimed at the community of people with disabilities at the Federal University of Ceará (UFC) during the new Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. Objectives: It’s general objective is to find out if there are and what are the challenges involving the use and access of information for the community of people with disabilities at UFC during the remote activities. As a specific objective it intends to: a) To analyze if there were accessible methods and materials; b) To investigate if the studied community has structural, technological and psychological conditions for carrying out remote activities. c) To identify if the studied community has accessibility agents. Methodology: A bibliographical and documentary research was carried out to construct a theoretical reference and a exploratory research was chosen, with a qualitative approach. It uses an electronic form as a data collection instrument, with objective and subjective questions. Results: There were difficulties related to the accessibility of different types during remote activities, on the other hand, there were facilitations due to the use of assistive technologies. Conclusion: The performance of user studies is essential to understand in a systematic and holistic way the nuances that involve informational subjects. The librarian in this context is the professional who can operationalize such studies, and from that point promote inclusion, integration and accessibility policies.
Keywords: People with disabilities User study Assistive technology Accessibility
Mots clés:


CHAVES, I. T.; et al.. Pessoas com deficiência e o acesso à informação durante as atividades remotas na universidade federal do ceará. Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 2, 2022.
CHAVES ITC; et al.. Pessoas com deficiência e o acesso à informação durante as atividades remotas na universidade federal do ceará. Revista folha de rosto. 2022;8(2).
CHAVES, I. T., ANDRADE JUNIOR, F. S., SIQUEIRA, R. G. J., FERNANDES, G. R., & COSTA, M. F. O. (2022). Pessoas com deficiência e o acesso à informação durante as atividades remotas na universidade federal do ceará. Revista folha de rosto; 8(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-09-07: 202412
hasAuthorItalo Teixeira Chaves: (148819)
hasAuthorFlávio Sousa de Andrade Junior: (207118)
hasAuthorRaquel Gomes Justino de Siqueira: (207119)
hasAuthorGiovanna Rocha Fernandes: (207120)
hasAuthorMaria de Fátima Oliveira Costa: (29618)
hasFileStorage_repository/00/20/71/17/work_00207117#00000.pdf: (214008)
hasPageEnd58: 1141
hasPageStart31: 141
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectPessoa com deficiência: 269641
hasSubjectEstudo de usuario: 237111
hasSubjectAcessibilidade: 247610
hasSubjectTecnologia assistiva: 276623
hasSubjectPessoas com deficiência: 266262
hasSubjectEstudos de usuarios: 200653
hasSubjectTecnologias assistivas: 235990
wasPublicationInDate2022-09-07: (279706)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC-ND/4.0: (248592)
isPartOfSourceRevista folha de rosto: 554
hasIssueOfISSUE:JNL:00035-2022-8-2: 207099
hasAbstractIntrodução: discute questões relacionadas aos estudos de usuários, protagonismo e empoderamento social, a partir de uma pesquisa voltada à comunidade de pessoas com deficiência da universidade federal do ceará (ufc) durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). objetivos: tem como objetivo geral descobrir se existem e quais são os desafios envolvendo o uso e acesso à informação a comunidade de pessoas com deficiência na ufc durante as atividades remotas. como objetivos específicos pretende a) analisar se houve material e métodos acessíveis; b) investigar se a comunidade estudada possui condições estruturais, tecnológicas e psicológicas para realização das atividades remotas e c) identificar se a comunidade estudada possui agentes de acessibilidade. metodologia: foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para a construção de referencial teórico e optou-se pela pesquisa de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. utiliza o formulário eletrônico como instrumento de coleta de dados, com questões objetivas e subjetivas. resultados: houve dificuldades relacionadas à acessibilidade de diversos tipos durante as atividades remotas, por outro lado, existiram facilitações em decorrência do uso de tecnologia assistiva. conclusão: a realização dos estudos de usuários é fundamental para compreender de maneira sistêmica e holística as nuances que envolvem os usuários da informação. o bibliotecário nesse contexto é o profissional que pode operacionalizar tais estudos, para a partir disso promover políticas de inclusão, integração e acessibilidade.: 0
hasIDoai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/761
hasRegisterId//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/761: 0
hasRegisterId10.56837/fr.2022.v8.n2.761: 0
hasSourceFolha de Rosto; v. 8 n. 2 (2022); 31-58: 0
hasSource2447-0120: 0
hasTitlePessoas com deficiência e o acesso à informação durante as atividades remotas na universidade federal do ceará: 0
hasUrl//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/761/666: 0
prefLabelOai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/761#00035: 0
Classe: Article