Políticas públicas para bibliotecas escolares | Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 2, 2022 | 2022 - Brapci
Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 2, 2022

Políticas públicas para bibliotecas escolares

Public policies for school libraries

Resumo: Aborda uma reflexão sobre as políticas públicas para bibliotecas escolares, levando em consideração os aspectos sociais e políticos desse espaço. Apresenta um recorte histórico da biblioteca escolar, da educação brasileira e das políticas educacionais, bem como proporciona um diálogo conceitual sobre a temática em questão a partir dos autores utilizados como referencial teórico. Analisa a biblioteca escolar procurando compreender o seu contexto atual e suas múltiplas possibilidades de atuação, bem como sua função educativa como promotora social e cultural. O problema que norteia a pesquisa é compreender como tem se desenvolvido a atuação da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE no que se refere à proposição de políticas públicas para bibliotecas escolares. Neste sentido, o objetivo geral consiste em investigar como se dá as políticas públicas para bibliotecas escolares nesta Secretaria, visando propor um programa para estes espaços. Os procedimentos metodológicos da pesquisa classificam-se como descritiva e exploratória, quanto aos meios utiliza-se bibliográfica e documental, delimitando-se a estudo de caso. Em relação a natureza dos dados, este estudo se configura como quantitativo e qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados são questionários e entrevistas, já a análise dos dados será através da análise de conteúdo. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação apresenta diversas deficiências no que tange as políticas públicas para bibliotecas escolares, como: a ausência de políticas internas, a falta de um profissional bibliotecário, a falta de um sistema integrado de bibliotecas escolares, a utilização de forma inadequada das políticas existentes, dentre outras. Conclui-se que o Programa sugerido apresenta estratégias de atuação e organização para a biblioteca escolar, visando a instalação de um Sistema Integrado de Bibliotecas Escolares (SIBE), na cidade de Juazeiro do Norte.
Palavras-chave: Biblioteca escolar política pública Política educacional Escola pública em juazeiro do norte Políticas públicas Políticas educacionais Escolas públicas em juazeiro do norte
Abstract: It approaches a reflection on public policies for school libraries, taking into account the social and political aspects of this area. It presents a historical segment of the school library, Brazilian education, and educational policies, as well as provides a conceptual dialogue on the subject in the study from the authors used as a theoretical reference. It examines the school library trying to understand its current context and its multiple possibilities of acting, as an educational function on the social and cultural put forward. The concern that conducts the research, is to comprehend how the work has been developed on the Municipal Office of Education in Juazeiro do Norte-CE with the suggestion of public policies for school libraries? In this way, the general aim is examining how the public policies for school libraries get in this department, intending to propose a program of action. The methodological procedures of the research classify in descriptive, exploratory, bibliographical, and documentary, delimited on the matter of study. Concerning the nature of the data, this study classifies as quantitative and qualitative. The methodology used for data collection was questionnaires and interviews, and the data examination will be through subject analysis. This way, the Municipal Department of Education presents several shortcomings with regard to public policies for school libraries, such as: the absence of internal policies, the lack of a profissional librarian, the lack of an integrated system of the school libraries, the inadequate use of existing policies among others. It is concluded that the suggesting program presents strategies of performances and organization for the school library, aiming the installation of an integrated system of school libraries, (SIBE) in the city of Juazeiro do Norte.
Keywords: Public policy School library Educational policies Public schools in juazeiro do norte
Palabras clave: Biblioteca escolar
Mots clés:


ALMEIDA, G. B. C. Políticas públicas para bibliotecas escolares. Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 2, 2022.
ALMEIDA GBCA. Políticas públicas para bibliotecas escolares. Revista folha de rosto. 2022;8(2).
ALMEIDA, G. B. C. (2022). Políticas públicas para bibliotecas escolares. Revista folha de rosto; 8(2).
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hasAbstractAborda uma reflexão sobre as políticas públicas para bibliotecas escolares, levando em consideração os aspectos sociais e políticos desse espaço. Apresenta um recorte histórico da biblioteca escolar, da educação brasileira e das políticas educacionais, bem como proporciona um diálogo conceitual sobre a temática em questão a partir dos autores utilizados como referencial teórico. Analisa a biblioteca escolar procurando compreender o seu contexto atual e suas múltiplas possibilidades de atuação, bem como sua função educativa como promotora social e cultural. O problema que norteia a pesquisa é compreender como tem se desenvolvido a atuação da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE no que se refere à proposição de políticas públicas para bibliotecas escolares. Neste sentido, o objetivo geral consiste em investigar como se dá as políticas públicas para bibliotecas escolares nesta Secretaria, visando propor um programa para estes espaços. Os procedimentos metodológicos da pesquisa classificam-se como descritiva e exploratória, quanto aos meios utiliza-se bibliográfica e documental, delimitando-se a estudo de caso. Em relação a natureza dos dados, este estudo se configura como quantitativo e qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados são questionários e entrevistas, já a análise dos dados será através da análise de conteúdo. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação apresenta diversas deficiências no que tange as políticas públicas para bibliotecas escolares, como: a ausência de políticas internas, a falta de um profissional bibliotecário, a falta de um sistema integrado de bibliotecas escolares, a utilização de forma inadequada das políticas existentes, dentre outras. Conclui-se que o Programa sugerido apresenta estratégias de atuação e organização para a biblioteca escolar, visando a instalação de um Sistema Integrado de Bibliotecas Escolares (SIBE), na cidade de Juazeiro do Norte.: 0
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