Saúde e estética: a medicalização da beleza | Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 5, n. , 2011 | 2011 - Brapci
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 5, n. , 2011

Saúde e estética: a medicalização da beleza

Health and cosmetics: the medicalization of beauty

Resumo: Este artigo discute os dados levantados em trabalho de campo realizado no Brasil e na Inglaterra, envolvendo a coleta de informações em material de imprensa, dados em arquivos, entrevistas e observação em clínicas estéticas (localizadas em São Paulo e Londres). O artigo toma comoproblemática central a discussão acerca da cirurgia plástica para fins estéticos como expressão da medicalização da sociedade e da difusão de princípios estruturadores da cultura de consumo. Como desdobramento, desenvolve-se em torno das perguntas: Que impactos a percepção de uma nova forma corporal gera na subjetividade? No caso das mulheres, a cirurgia plástica seria uma prática condicionada pelos ditames dos padrões histórica e culturalmente construídos, que associam a feminilidade a um padrão de beleza socialmente estabelecido, ou poderia ser entendida como uma fonte de poder do indivíduo? Seria, então, um exercício de agência?
Palavras-chave: Empowerment Cirurgia estética Culto ao corpo Medicalização Cultura de consumo Agência Empoderamento
Abstract: This article analyzes fieldwork data collected in Brazil and England, including press materials, archive data, interviews, and observations from plastic surgery clinics in São Paulo and London. This study examines plastic surgery for cosmetic purposes as an example of the medicalization of society and the expansion of consumer culture. Thus, this study centers on the following questions: What impact do perceptions of new body shapes have on subjectivity? For women, plastic surgery is a practice conditioned by historically and culturally constructed standards that associate femininity with a socially established beauty standard; could this practice also be understood as a source of individual power? Would it then be a source of personal agency?
Keywords: Cosmetic surgery Cult of body Medicalization Consumer culture Agency Empowerment
Palabras clave:
Mots clés:


CASTRO, A. L. Saúde e estética: a medicalização da beleza. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 5, n., 2011.
CASTRO ALC. Saúde e estética: a medicalização da beleza. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde. 2011;5().
CASTRO, A. L. (2011). Saúde e estética: a medicalização da beleza. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde; 5().
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hasAbstractEste artigo discute os dados levantados em trabalho de campo realizado no Brasil e na Inglaterra, envolvendo a coleta de informações em material de imprensa, dados em arquivos, entrevistas e observação em clínicas estéticas (localizadas em São Paulo e Londres). O artigo toma comoproblemática central a discussão acerca da cirurgia plástica para fins estéticos como expressão da medicalização da sociedade e da difusão de princípios estruturadores da cultura de consumo. Como desdobramento, desenvolve-se em torno das perguntas: Que impactos a percepção de uma nova forma corporal gera na subjetividade? No caso das mulheres, a cirurgia plástica seria uma prática condicionada pelos ditames dos padrões histórica e culturalmente construídos, que associam a feminilidade a um padrão de beleza socialmente estabelecido, ou poderia ser entendida como uma fonte de poder do indivíduo? Seria, então, um exercício de agência?: 0
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Classe: Article