A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina | Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 1, n. , 2007 | 2007 - Brapci
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 1, n. , 2007

A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina

Mashing, burning, mixing and the destructive creativity of web 2.0: applications for medical education

Resumo: Examinamos o recente crescimento do software1 interativo (Web 2.0), seu primeiro impacto no ensino, e apresentamos uma análise de algumas pesquisas, conduzidas nos últimos tempos, que avaliam suas aplicações pedagógicas. Salientamos a tendência dos estudantes a serem criativos e destrutivos ao utilizarem softwares interativos, particularmente wikis2, web logs (blogs3) e outros ambientes de rede baseados em textos. As atividades dos estudantes nesses ambientes de softwares interativos podem causar tensão e conflito, e as reações variam mas, em geral, os resultados têm sido positivos. Alguns exemplos do ensino da medicina são analisados, oferecendo ao leitor exemplos da utilização de softwares interativos que têm sido usados em contextos do ensino de medicina clínica.
Palavras-chave: Web 2.0 Software interativo Conteúdo colaborativo Espaço wiki Blogs Espaços wiki
Abstract: We examine the recent growth of social software (Web 2.0)and its initial impact on education, and offer a review of some of the recent research conducted in the evaluation of its pedagogical applications. We highlight the propensity of students to be both creative and destructive in their use of social software, particularly with wikis, web logs (blogs) and other text based environments. Student activities within these social software environments can cause tension and conflict, and reactions vary, but outcomes have been generally positive. Some medical education examples are reviewed, providing the reader with worked examples of the use of social software in action in clinical education contexts.
Keywords: Interactive software Collaborative learning Wiki spaces Blogs Web 2.0
Palabras clave: Web 2.0
Mots clés:


WHEELER, S.; BOULOS, M. K. A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 1, n., 2007.
WHEELER SW; BOULOS MKB. A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde. 2007;1().
WHEELER, S., & BOULOS, M. K. (2007). A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde; 1().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2007-01-31: 112727
hasAuthorSteven Wheeler: (129712)
hasAuthorMaged Kamel Boulos: (129713)
hasSubjectWeb 2.0: 248177
hasSubjectSoftware interativo: 129709
hasSubjectConteúdo colaborativo: 129710
hasSubjectEspaço wiki: 129711
hasSubjectBlogs: 238643
hasSubjectEspaços wiki: 272206
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2007-01-31: (265103)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLanguageExpressionen: (232773)
hasFileStorage_repository/00/20/79/32/work_00207932#00000.pdf: (334572)
isPartOfSourceRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde: 127865
hasIssueOfISSUE:JNL:00086-2007-1-: 207928
hasIssueOfISSUE:JNL:00086-2007-1-1: 128051
hasAbstractExaminamos o recente crescimento do software1 interativo (Web 2.0), seu primeiro impacto no ensino, e apresentamos uma análise de algumas pesquisas, conduzidas nos últimos tempos, que avaliam suas aplicações pedagógicas. Salientamos a tendência dos estudantes a serem criativos e destrutivos ao utilizarem softwares interativos, particularmente wikis2, web logs (blogs3) e outros ambientes de rede baseados em textos. As atividades dos estudantes nesses ambientes de softwares interativos podem causar tensão e conflito, e as reações variam mas, em geral, os resultados têm sido positivos. Alguns exemplos do ensino da medicina são analisados, oferecendo ao leitor exemplos da utilização de softwares interativos que têm sido usados em contextos do ensino de medicina clínica.: 0
hasIDoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/877
hasRegisterIdhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/877: 0
hasRegisterId10.29397/reciis.v1i1.877: 0
hasSource1981-6278
hasTitleA cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina: 0
hasUrlhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/877
hasUrlhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/877/1519
hasUrlhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/877/EN
prefLabelOai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/877#00086: 0
hasDOI10.29397/reciis.v1i1.877
Classe: Article