Resumo: O artigo investiga o perfil dos usuários do portal e-Cidadania (Senado Federal) com o maior número de apoio em suas propostas legislativas. A hipótese que norteia a pesquisa é a de aqueles detentores de mais capital digital apresentam maior poder de influência em ambientes digitais e, por isso, alcançam mais apoio na plataforma. O acúmulo desse capital, em específico, é observado nas sociedades contemporâneas e exige do indivíduo a obtenção de aparatos materiais - como acesso a artefatos tecnológicos, conexão à internet - e de elementos imateriais, como elementos sociotécnicos e educacionais que permitam ao indivíduo a aquisição de habilidades digitais indispensáveis na contemporaneidade. A pesquisa utilizou como método a análise prosopográfica dos 10 proponentes que figuram no ranking dos que mais receberam apoio às suas ideias no e-Cidadania, plataforma do Senado Federal desenvolvida para oferecer aos cidadãos possibilidades de produção colaborativa de leis. Os usuários analisados possuem alta escolaridade e rastros digitais que revelam elevado capital digital, confirmando a hipótese inicial
Palavras-chave: Acesso e Cidadania| Exclusion. Capital. Alfabetização Digital. Capital Digital. Desigualdade Online.
Abstract: The article investigates the profile of users of the e-Cidadania portal (Federal Senate) with the greatest number of support in their proposals. The hypothesis that guides the research is that those with greater digital capital have greater power of influence in digital environments and, therefore, achieve more support on the platform. The accumulation of this capital, in particular, is observed in contemporary societies and requires the individual to obtain material devices - such as access to technological artifacts, internet connection - and intangible elements, such as socio-technical and educational elements that allow the individual to acquire digital skills indispensable in contemporary times. The research used as a method the prosopographic analysis of the 10 proponents that appear in the ranking of those who received the most support for their ideas in e-Cidadania, a platform of the Federal Senate developed to offer citizens possibilities of collaborative production of laws. The analyzed users have high schooling and digital footprints that reveal high digital capital, confirming the initial hypothesis
Keywords: Digital Literacy. Digital Cultural Practices. Digital Skills. Digital Divide. Digital Inequalities. Digital Inclusion.
propriety | value |
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Descriptor | Desigualdades (online) como obstáculo à democracia digital: o caso do portal e-Cidadania FREITAS, Christiana Soares de; ALCâNTARA, Letícia Pereira de; BARROS, Samuel Liinc em revista, , . () (pt-BR) 3 |
Identificador | https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6031 (pt-BR) 3 |
Identificador | DOI: 10.18617/liinc.v18i2.6031 (pt-BR) 3 |
Title | Desigualdades (online) como obstáculo à democracia digital: o caso do portal e-Cidadania (pt-BR) 3 |
Title | Online inequalities as an obstacle to digital democracy: the case of e-Cidadania website (en) 3 |
Published | Liinc em revista, v. 18, 2022. (pt-BR) 2 |
Author | FREITAS, Christiana Soares de (pt-BR) 1 |
Author | ALCâNTARA, Letícia Pereira de (pt-BR) 1 |
Author | BARROS, Samuel (pt-BR) 1 |
Access Link | https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6031/5702 (pt-BR) 3 |
Nome da Pulicação | Liinc em revista (pt-BR) 1 |
Sessão | () 3 |
Disponibilizado | 2022-11-11 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | O artigo investiga o perfil dos usuários do portal e-Cidadania (Senado Federal) com o maior número de apoio em suas propostas legislativas. A hipótese que norteia a pesquisa é a de aqueles detentores de mais capital digital apresentam maior poder de influência em ambientes digitais e, por isso, alcançam mais apoio na plataforma. O acúmulo desse capital, em específico, é observado nas sociedades contemporâneas e exige do indivíduo a obtenção de aparatos materiais - como acesso a artefatos tecnológicos, conexão à internet - e de elementos imateriais, como elementos sociotécnicos e educacionais que permitam ao indivíduo a aquisição de habilidades digitais indispensáveis na contemporaneidade. A pesquisa utilizou como método a análise prosopográfica dos 10 proponentes que figuram no ranking dos que mais receberam apoio às suas ideias no e-Cidadania, plataforma do Senado Federal desenvolvida para oferecer aos cidadãos possibilidades de produção colaborativa de leis. Os usuários analisados possuem alta escolaridade e rastros digitais que revelam elevado capital digital, confirmando a hipótese inicial (pt-BR) 3 |
hasAbstract | The article investigates the profile of users of the e-Cidadania portal (Federal Senate) with the greatest number of support in their proposals. The hypothesis that guides the research is that those with greater digital capital have greater power of influence in digital environments and, therefore, achieve more support on the platform. The accumulation of this capital, in particular, is observed in contemporary societies and requires the individual to obtain material devices - such as access to technological artifacts, internet connection - and intangible elements, such as socio-technical and educational elements that allow the individual to acquire digital skills indispensable in contemporary times. The research used as a method the prosopographic analysis of the 10 proponents that appear in the ranking of those who received the most support for their ideas in e-Cidadania, a platform of the Federal Senate developed to offer citizens possibilities of collaborative production of laws. The analyzed users have high schooling and digital footprints that reveal high digital capital, confirming the initial hypothesis (en) 3 |
hasFileStorage | _repository/708/2023/01/oai_ojs_revista_ibict_br_article_6031#00051.pdf () 1 |
hasId | Desigualdades (online) como obstáculo à democracia digital: o caso do portal e-Cidadania FREITAS, Christiana Soares de; ALCâNTARA, Letícia Pereira de; BARROS, Samuel Liinc em revista, , . () () 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 18 No. 2 (2022): The Role of Algorithms and Digital Platforms on Sociopolitical Contexts; e6031 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; v. 18 n. 2 (2022): O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos; e6031 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 18 Núm. 2 (2022): El papel de los algoritmos y las plataformas digitales en contextos sociopolíticos; e6031 (es-ES) 3 |
Source | 1808-3536 () 3 |
Thema | Acesso e Cidadania| Exclusion (pt-BR) 1 |
Thema | Capital (pt-BR) 1 |
Thema | Alfabetização Digital (pt-BR) 1 |
Thema | Capital Digital (pt-BR) 1 |
Thema | Desigualdade Online (pt-BR) 1 |
Thema | Digital Literacy (en) 1 |
Thema | Digital Cultural Practices (en) 1 |
Thema | Digital Skills (en) 1 |
Thema | Digital Divide (en) 1 |
Thema | Digital Inequalities (en) 1 |
Thema | Digital Inclusion (en) 1 |