The use of hashtags and algorithmic data management on Instagram
[Liinc em Revista; Vol. 18 No. 2 (2022): The Role of Algorithms and Digital Platforms on Sociopolitical Contexts; e6054]
O uso de hashtags e a gestão algorítmica de dados no Instagram

The use of hashtags and algorithmic data management on Instagram

Resumo: Este artigo tem por objetivo abordar a utilização de hashtags na rede social digital do Instagram e a sua contribuição na gestão algorítmica da plataforma. Investigamos a hipótese de que a hashtag é um elemento informativo que indexa e reforça o significado de publicações e ajuda a rastrear usuários no Instagram para fins de mapeamento e ganho monetário por parte da plataforma e de sistemas externos. Pautamo-nos na pesquisa bibliográfica, na qual buscamos levantar a teoria já publicada sobre essa temática para entendermos o processo geral de acumulação de capital em qualquer plataforma sociodigital e o conceito e uso de hashtags. As hashtags complementam as interações realizadas nas redes, nas quais os usuários geram dados de navegação e comportamento. Verificamos que a plataforma do Instagram utiliza esses dados no seu tratamento algorítmico para otimizar a distribuição das postagens nos perfis e a sua política de direcionamento de publicidade. Constatamos que a contribuição da hashtag nessa vigilância das redes dá-se pelo fato de ser tomada como uma informação na forma de metadado que organiza e facilita o rastreamento e o mapeamento dos usuários. Para complementar a pesquisa bibliográfica que desenvolvemos, realizamos uma consulta por uma hashtag utilizando um sistema externo e constatamos que, a partir das hashtags que usam, as pessoas podem ser rastreadas não só dentro da plataforma do Instagram como também fora dela

Palavras-chave: Hashtags. Rede Social Digital.



Abstract: This article aims to address the use of hashtags in the digital social network of Instagram and its contribution to the algorithmic management of the platform. We investigated the hypothesis that the hashtag is an informative element that indexes and reinforces the meaning of publications and helps to track users on Instagram for mapping purposes and monetary gain by the platform and external systems. We are based on bibliographic research, in which we study the theory already published on this topic to understand the general process of capital accumulation in any socio-digital platform and the concept and use of hashtags. Hashtags complement the interactions carried out on the networks, in which users generate navigation and behavior data. We verified that the Instagram uses this data in its algorithmic treatment to optimize the distribution of contents in the profiles and its advertising targeting policy. We found that the contribution of the hashtag in this surveillance of networks is due to the fact that it is taken as information in the form of metadata that organizes and facilitates the tracking and mapping of users. To complement the bibliographic research we developed, we performed a query for a hashtag using an external system and found that, from the hashtags they use, people can be tracked not only within the Instagram platform but also outside it

Keywords: Instagram. Digital Social Networks.



Como citar
ROSA, A. C.; LOUREIRO, M. D. O uso de hashtags e a gestão algorítmica de dados no instagram. Liinc em revista, v. 18, 2022. DOI: 10.18617/liinc.v18i2.6054 Acesso em: 01 abr. 2023.

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NLP
proprietyvalue
DescriptorO uso de hashtags e a gestão algorítmica de dados no Instagram
ROSA, Antonio Celestino; LOUREIRO, Marcos Dantas
Liinc em revista, v. 18, 2022. () (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/6054 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v18i2.6054 (pt-BR) 3
TitleO uso de hashtags e a gestão algorítmica de dados no Instagram (pt-BR) 3
TitleThe use of hashtags and algorithmic data management on Instagram (en) 3
AuthorROSA, Antonio Celestino (pt-BR) 1
AuthorLOUREIRO, Marcos Dantas (pt-BR) 1
Access Linkhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/6054/5705 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, v. 18, 2022. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
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Disponibilizado2022-11-12 (pt-BR) 1
hasAbstractEste artigo tem por objetivo abordar a utilização de hashtags na rede social digital do Instagram e a sua contribuição na gestão algorítmica da plataforma. Investigamos a hipótese de que a hashtag é um elemento informativo que indexa e reforça o significado de publicações e ajuda a rastrear usuários no Instagram para fins de mapeamento e ganho monetário por parte da plataforma e de sistemas externos. Pautamo-nos na pesquisa bibliográfica, na qual buscamos levantar a teoria já publicada sobre essa temática para entendermos o processo geral de acumulação de capital em qualquer plataforma sociodigital e o conceito e uso de hashtags. As hashtags complementam as interações realizadas nas redes, nas quais os usuários geram dados de navegação e comportamento. Verificamos que a plataforma do Instagram utiliza esses dados no seu tratamento algorítmico para otimizar a distribuição das postagens nos perfis e a sua política de direcionamento de publicidade. Constatamos que a contribuição da hashtag nessa vigilância das redes dá-se pelo fato de ser tomada como uma informação na forma de metadado que organiza e facilita o rastreamento e o mapeamento dos usuários. Para complementar a pesquisa bibliográfica que desenvolvemos, realizamos uma consulta por uma hashtag utilizando um sistema externo e constatamos que, a partir das hashtags que usam, as pessoas podem ser rastreadas não só dentro da plataforma do Instagram como também fora dela (pt-BR) 3
hasAbstractThis article aims to address the use of hashtags in the digital social network of Instagram and its contribution to the algorithmic management of the platform. We investigated the hypothesis that the hashtag is an informative element that indexes and reinforces the meaning of publications and helps to track users on Instagram for mapping purposes and monetary gain by the platform and external systems. We are based on bibliographic research, in which we study the theory already published on this topic to understand the general process of capital accumulation in any socio-digital platform and the concept and use of hashtags. Hashtags complement the interactions carried out on the networks, in which users generate navigation and behavior data. We verified that the Instagram uses this data in its algorithmic treatment to optimize the distribution of contents in the profiles and its advertising targeting policy. We found that the contribution of the hashtag in this surveillance of networks is due to the fact that it is taken as information in the form of metadata that organizes and facilitates the tracking and mapping of users. To complement the bibliographic research we developed, we performed a query for a hashtag using an external system and found that, from the hashtags they use, people can be tracked not only within the Instagram platform but also outside it (en) 3
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SourceLiinc em Revista; Vol. 18 No. 2 (2022): The Role of Algorithms and Digital Platforms on Sociopolitical Contexts; e6054 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; v. 18 n. 2 (2022): O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos; e6054 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 18 Núm. 2 (2022): El papel de los algoritmos y las plataformas digitales en contextos sociopolíticos; e6054 (es-ES) 3
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