Digital populism and fabricated authenticity in Jair Bolsonaro’s Instagram campaign
[Liinc em Revista; Vol. 18 No. 2 (2022): The Role of Algorithms and Digital Platforms on Sociopolitical Contexts; e6055]
Populismo digital e autenticidade fabricada na campanha de Jair Bolsonaro no Instagram

Digital populism and fabricated authenticity in Jair Bolsonaro’s Instagram campaign

Resumo: Esta pesquisa investiga a afirmação da autenticidade pelo compartilhamento do cotidiano no perfil do Instagram do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro e de alguns de seus apoiadores, nas eleições de 2018. Para tanto, sistematiza-se a análise empírica em torno de três categorias (identidade, transparência e engajamento) de autenticidade política, propostas no modelo teórico de Gilpin, Palazzolo e Brody (2010). Partindo de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, empregamos o método abdutivo para análise de materiais publicados por esse político e alguns de seus apoiadores no Instagram. Concluindo que Jair Bolsonaro logrou criar para si uma imagem supostamente autêntica através da construção de uma identidade de “homem simples”; que demonstrava uma suposta transparência, ao tecer uma zona de contato direto com o eleitorado; deixando claro que necessitava do engajamento desses últimos para vencer a disputa e derrotar os “inimigos do povo”, numa retórica populista que se harmoniza com as lógicas de uso das mídias sociais

Palavras-chave: Populismo Digital. Autenticidade. Eleição de 2018.



Abstract: This research investigates the affirmation of authenticity through the sharing of everyday life on the Instagram profile of the presidential candidate Jair Bolsonaro and some of his supporters, in the 2018 elections. To this end, the empirical analysis is systematized around three categories (identity, transparency and engagement) of political authenticity, proposed in the theoretical model of Gilpin, Palazzolo and Brody (2010). Starting from exploratory research with a qualitative approach, we used the abductive method to analyze materials published by this politician and some of his supporters on Instagram. Our results show that Jair Bolsonaro managed to create a supposedly authentic image through the construction of the identity of a “simple man”. That characteristic demonstrates a suppose transparency by weaving a zone of direct contact with the electorate; making it clear that as a candidate, he needed the engagement of the fans to win the dispute and defeat the “enemies of the people”, in a populist rhetoric that harmonizes with the logic of the social media

Keywords: Digital Populism. Authenticity. 2018 Elections. Instagram.



Como citar
MAIA, L. R. H.; SPANIOL, B. P. N.; KLEIN, E. J. C. Populismo digital e autenticidade fabricada na campanha de jair bolsonaro no instagram. , . DOI: 10.18617/liinc.v18i2.6055 Acesso em: 28 nov. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorPopulismo digital e autenticidade fabricada na campanha de Jair Bolsonaro no Instagram
MAIA, Lídia Raquel Herculano; SPANIOL, Bruna Paiani Nasser; KLEIN, Eloísa Joseane da Cunha
Liinc em revista, , . () (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/6055 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v18i2.6055 (pt-BR) 3
TitlePopulismo digital e autenticidade fabricada na campanha de Jair Bolsonaro no Instagram (pt-BR) 3
TitleDigital populism and fabricated authenticity in Jair Bolsonaro’s Instagram campaign (en) 3
PublishedLiinc em revista, v. 18, 2022. (pt-BR) 2
AuthorMAIA, Lídia Raquel Herculano (pt-BR) 1
AuthorSPANIOL, Bruna Paiani Nasser (pt-BR) 1
AuthorKLEIN, Eloísa Joseane da Cunha (pt-BR) 1
Access Linkhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/6055/5697 (pt-BR) 3
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2022-11-02 (pt-BR) 1
hasAbstractEsta pesquisa investiga a afirmação da autenticidade pelo compartilhamento do cotidiano no perfil do Instagram do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro e de alguns de seus apoiadores, nas eleições de 2018. Para tanto, sistematiza-se a análise empírica em torno de três categorias (identidade, transparência e engajamento) de autenticidade política, propostas no modelo teórico de Gilpin, Palazzolo e Brody (2010). Partindo de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, empregamos o método abdutivo para análise de materiais publicados por esse político e alguns de seus apoiadores no Instagram. Concluindo que Jair Bolsonaro logrou criar para si uma imagem supostamente autêntica através da construção de uma identidade de “homem simples”; que demonstrava uma suposta transparência, ao tecer uma zona de contato direto com o eleitorado; deixando claro que necessitava do engajamento desses últimos para vencer a disputa e derrotar os “inimigos do povo”, numa retórica populista que se harmoniza com as lógicas de uso das mídias sociais (pt-BR) 3
hasAbstractThis research investigates the affirmation of authenticity through the sharing of everyday life on the Instagram profile of the presidential candidate Jair Bolsonaro and some of his supporters, in the 2018 elections. To this end, the empirical analysis is systematized around three categories (identity, transparency and engagement) of political authenticity, proposed in the theoretical model of Gilpin, Palazzolo and Brody (2010). Starting from exploratory research with a qualitative approach, we used the abductive method to analyze materials published by this politician and some of his supporters on Instagram. Our results show that Jair Bolsonaro managed to create a supposedly authentic image through the construction of the identity of a “simple man”. That characteristic demonstrates a suppose transparency by weaving a zone of direct contact with the electorate; making it clear that as a candidate, he needed the engagement of the fans to win the dispute and defeat the “enemies of the people”, in a populist rhetoric that harmonizes with the logic of the social media (en) 3
hasFileStorage_repository/708/2023/01/oai_ojs_revista_ibict_br_article_6055#00051.pdf () 1
hasIdPopulismo digital e autenticidade fabricada na campanha de Jair Bolsonaro no Instagram
MAIA, Lídia Raquel Herculano; SPANIOL, Bruna Paiani Nasser; KLEIN, Eloísa Joseane da Cunha
Liinc em revista, , . () () 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 18 No. 2 (2022): The Role of Algorithms and Digital Platforms on Sociopolitical Contexts; e6055 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; v. 18 n. 2 (2022): O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos; e6055 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 18 Núm. 2 (2022): El papel de los algoritmos y las plataformas digitales en contextos sociopolíticos; e6055 (es-ES) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaPopulismo Digital (pt-BR) 1
ThemaAutenticidade (pt-BR) 1
ThemaEleição de 2018 (pt-BR) 1
ThemaJair bolsonaro (NaN) 1
ThemaDigital Populism (en) 1
ThemaAuthenticity (en) 1
Thema2018 Elections (en) 1
ThemaInstagram (en) 1