Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica | Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 12, n. , 2018 | 2018 - Brapci
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 12, n. , 2018

Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica

Educational journey and thematic workshops as a constructivist training tools in clinical psychopharmacology

Viaje educativo y talleres temáticos como herramientas de formación constructivista en psicofarmacología clínica

Resumo: O construtivismo é uma teoria que permite conceber o conhecimento como algo que não é dado e sim construído, através de sua ação e da interação com o meio. Trata-se de um relato de experiência do uso da viagem educacional e oficinas temáticas no componente curricular psicofarmacologia clínica, como ferramentas de formação construtivista em saúde. A viagem educacional permitiu a integração emoção-razão a partir dos significados percebidos em contato com produções artísticas. A clínica tornou-se ampliada no cuidado a partir da prática biopsicossocial, da humanização e do desenvolvimento da inteligência emocional. As oficinas temáticas proporcionaram aprendizagens complexas e produção de dispositivos que permitiram a vivência do acolhimento, vínculo, comunicação, sensibilidade e empatia entre os sujeitos. A utilização dessas ferramentas foi assertiva por estimular a formação por meio de competências, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa, além de tornar o ambiente em sala de aula agradável e contribuir para construção de um perfil profissional que cria permanentemente.
Palavras-chave: Filme cinematográfico Comunicação interdisciplinar Educação em saúde Metodologia ativa Filmes cinematográficos Psicofarmacologia
Abstract: The constructivism is a theory that allows us to conceive of knowledge as something that is not given but constructed through its action and interaction with the environment. This is an experience report of the use of educational journey and thematic workshops in the clinical psychopharmacology curriculum component as constructivist training tools in health. The educational journey allowed the integration of emotion-reason from the meanings perceived in contact with artistic productions. The clinic has expanded into care from the biopsychosocial practice, the humanization and the development of emotional intelligence. The thematic workshops provided complex learning and production of devices that allowed the experience of the host, bond, communication, sensitivity and empathy between the subjects. The use of these tools was assertive for stimulating the training through skills, interdisciplinarity and meaningful learning, as well as making the classroom environment pleasant and contributing to the construction of a professional profile that creates permanently.
Keywords: Interdisciplinary communication Motion pictures Health education Psychopharmacology Active methodology
Resumen: El constructivismo es una teoría que permite concebir el conocimiento como algo que no es dado y sí construido, a través de su acción y de la interacción con el medio. Se trata de un relato de experiencia del uso del viaje educativo y talleres temáticos en el componente curricular psicofarmacología clínica, como herramientas de formación constructivista en salud. El viaje educativo permitió la integración emoción-razón a partir de los significados percibidos en contacto con producciones artísticas. La clínica se ha ampliado en el cuidado a partir de la práctica biopsicosocial, de la humanización y del desarrollo de la inteligencia emocional. Los talleres temáticos proporcionaron aprendizajes complejos y producción de dispositivos que permitieron la vivencia de la acogida, vínculo, comunicación, sensibilidad y empatía entre los sujetos. La utilización de estas herramientas fue asertiva por estimular la formación por medio de competencias, interdisciplinariedad y aprendizaje significativo, además de hacer el ambiente en el aula agradable y contribuir a la construcción de un perfil profesional que crea permanentemente.
Palabras clave: Películas cinematográficas Comunicación interdisciplinaria Educación en salud Psicofarmacología Metodología activa
Mots clés:


MATTOS, M. P. Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 12, n., 2018.
MATTOS MPM. Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde. 2018;12().
MATTOS, M. P. (2018). Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde; 12().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasSubjectFilme cinematográfico: 130291
hasSubjectComunicação interdisciplinar: 272711
hasSubjectEducação em saúde: 273389
hasSubjectMetodologia ativa: 272921
hasSubjectFilmes cinematográficos: 187850
hasSubjectPsicofarmacologia: 272920
dateOfAvailability2018-12-24: 128178
hasAuthorMússio Pirajá Mattos: (130292)
hasSectionOfRelato de experiência: 75
wasPublicationInDate2018-12-24: (272728)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasFileStorage_repository/00/20/95/16/work_00209516#00000.pdf: (213260)
isPartOfSourceRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde: 127865
hasIssueOfISSUE:JNL:00086-2018-12-: 208080
hasIssueOfISSUE:JNL:00086-2018-12-4: 128174
hasAbstractO construtivismo é uma teoria que permite conceber o conhecimento como algo que não é dado e sim construído, através de sua ação e da interação com o meio. Trata-se de um relato de experiência do uso da viagem educacional e oficinas temáticas no componente curricular psicofarmacologia clínica, como ferramentas de formação construtivista em saúde. A viagem educacional permitiu a integração emoção-razão a partir dos significados percebidos em contato com produções artísticas. A clínica tornou-se ampliada no cuidado a partir da prática biopsicossocial, da humanização e do desenvolvimento da inteligência emocional. As oficinas temáticas proporcionaram aprendizagens complexas e produção de dispositivos que permitiram a vivência do acolhimento, vínculo, comunicação, sensibilidade e empatia entre os sujeitos. A utilização dessas ferramentas foi assertiva por estimular a formação por meio de competências, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa, além de tornar o ambiente em sala de aula agradável e contribuir para construção de um perfil profissional que cria permanentemente.: 0
hasIDoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/1448
hasRegisterIdhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1448: 0
hasRegisterId10.29397/reciis.v12i4.1448: 0
hasSource1981-6278
hasTitleViagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica: 0
hasUrlhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1448
hasUrlhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1448/2235
prefLabelOai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/1448#00086: 0
hasDOI10.29397/reciis.v12i4.1448
Classe: Article