Pastor silas malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado | Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 13, n. , 2019 | 2019 - Brapci
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 13, n. , 2019

Pastor silas malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado

Pastor silas malafaia and the strategic use of digital media: the new religious pulpit in everyday media

Pastor silas malafaia y el uso estratégico de los medios digitales: el nuevo púlpito religioso en el cotidiano mediático

Resumo: Para compreender a tensão entre os conceitos de líder de opinião, desde sua formulação até a noção de influenciador digital na contemporaneidade, parte-se do pressuposto que a midiatização atravessa a vida cotidiana e pode afetar, portanto, suas mediações estruturantes, atravessando pensamentos e consumos sociais, com ênfase na religião. O trabalho que fundamenta este artigo se dividiu em duas etapas: a primeira utilizou como metodologia a revisão bibliográfica, tendo como eixo teórico Lazarsfeld e Sodré, aliada à pesquisa documental; a segunda consistiu em realizar uma análise de abordagem qualitativa no Twitter do pastor Silas Malafaia com o auxílio da ferramenta online WordArt, a fim de compreender a sua atuação como líder de opinião nas mídias digitais no que concerne às questões de gênero. Como resultado, concluímos que o pastor Malafaia influenciou a opinião de seu público ao retransmitir e ressignificar conteúdos sobre as questões de gênero enquanto ‘ideologia de gênero’ por meio das mídias digitais.
Palavras-chave: Influenciador digital Gênero Líder de opinião Midiatização Mídia digital Religião Twitter Mídias digitais
Abstract: In order to understand the tension between concepts of opinion former from its formulation to the notion of someone who has digital influence in contemporary times, we work on the assumption that the mediatization traverses our everyday life and can therefore affect its structuring mediations, crossing thoughts and social consumption, placing emphasis on religion. The study on which this paper is based was divided into two stages: at first it was developed a theoretical work, using as methodology the literature review taking the axis of Lazarsfeld and Sodré, followed by a documentary research. The second part consisted in carrying out a qualitative analysis of Pastor Silas Malafaia’s Twitter helped by the online WordArt tool, in order to understand his opinion former role in digital media with regard to gender issues. The end result shows that Malafaia has influenced his public in retransmitting and re-signifying contents of gender issues as ‘gender ideology’ by means of digital media.
Keywords: Opinion former Mediatization Digital influencer Gender Twitter Digital media Religion
Resumen: Para comprender la tensión entre los conceptos de líder de opinión, desde su formulación hasta la noción de influenciador digital en la contemporaneidad, se parte del supuesto que la mediatización atraviesa la vida cotidiana y puede afectar, por lo tanto, sus mediaciones estructurantes, atravesando pensamientos y consumos sociales, poniendo énfasis en la religión. El trabajo que fundamenta este artículo ha sido dividido en dos etapas: la primera fue teórica utilizando una metodología que conjuga la revisión literaria (en torno de Lazarsfeld y Sodré) y la investigación documental. En la segunda etapa, para comprender su actuación como líder de opinión en los medios digitales sobre las cuestiones de género, se realizó un análisis de enfoque cualitativo en el Twitter de Silas Malafaia con el auxilio de la herramienta online WordArt. Como resultado, hemos concluido que Malafaia ha influenciado a su público en la retransmisión y resignificación de contenido sobre temas de género como ‘ideología de género’ a través de los medios digitales.
Palabras clave: Líder de opinión Mediatización Medios digitales Influenciador digital Género Twitter Religión
Mots clés:


CESAR, L. O.; SALDANHA, P. G. Pastor silas malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 13, n., 2019.
CESAR LOC; SALDANHA PGS. Pastor silas malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde. 2019;13().
CESAR, L. O., & SALDANHA, P. G. (2019). Pastor silas malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde; 13().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-03-29: 111603
hasAuthorLarissa de Oliveira Cesar: (130366)
hasAuthorPatrícia Gonçalves Saldanha: (130367)
hasSubjectInfluenciador digital: 103002
hasSubjectGênero: 227410
hasSubjectLíder de opinião: 91139
hasSubjectMidiatização: 266771
hasSubjectMídia digital: 235479
hasSubjectReligião: 273975
hasSubjectTwitter: 234894
hasSubjectMídias digitais: 173170
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2019-03-29: (269290)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasFileStorage_repository/00/20/95/46/work_00209546#00000.pdf: (334376)
isPartOfSourceRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde: 127865
hasIssueOfISSUE:JNL:00086-2019-13-: 209505
hasIssueOfISSUE:JNL:00086-2019-13-1: 127908
hasAbstractPara compreender a tensão entre os conceitos de líder de opinião, desde sua formulação até a noção de influenciador digital na contemporaneidade, parte-se do pressuposto que a midiatização atravessa a vida cotidiana e pode afetar, portanto, suas mediações estruturantes, atravessando pensamentos e consumos sociais, com ênfase na religião. O trabalho que fundamenta este artigo se dividiu em duas etapas: a primeira utilizou como metodologia a revisão bibliográfica, tendo como eixo teórico Lazarsfeld e Sodré, aliada à pesquisa documental; a segunda consistiu em realizar uma análise de abordagem qualitativa no Twitter do pastor Silas Malafaia com o auxílio da ferramenta online WordArt, a fim de compreender a sua atuação como líder de opinião nas mídias digitais no que concerne às questões de gênero. Como resultado, concluímos que o pastor Malafaia influenciou a opinião de seu público ao retransmitir e ressignificar conteúdos sobre as questões de gênero enquanto ‘ideologia de gênero’ por meio das mídias digitais.: 0
hasIDoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/1564
hasRegisterIdhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1564: 0
hasRegisterId10.29397/reciis.v13i1.1564: 0
hasSource1981-6278
hasTitlePastor silas malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado: 0
hasUrlhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1564
hasUrlhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1564/2260
prefLabelOai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/1564#00086: 0
hasDOI10.29397/reciis.v13i1.1564
Classe: Article