A advocacia nos currículos de graduação em arquivologia: uma perspectiva norte-americana | Arquivo & Administração, v. 1, n. 1, 1998 | 1998 - Brapci
Arquivo & Administração, v. 1, n. 1, 1998

A advocacia nos currículos de graduação em arquivologia: uma perspectiva norte-americana

Advocacy in the curricula of undergraduate archival: an american perspective

Resumo: Este artigo nos coloca diante do problema da atualização da profissão de arquivista frente às grandes e profundas transformações do mundo atual. Debates em seminários e congressos vêm abordando o tema da preparação dos arquivistas do futuro e da necessidade de reformulação do ensino de graduação. Os professores universitários e os administradores de arquivo defendem, cada vez mais, o incentivo às pesquisas e ao questionamento como elemento básico do entendimento e do autoconvencimento, com o propósito de transformar os arquivistas em advogados de sua própria profissão. O autor denuncia também o desequilíbrio existente em relação ao excesso de tempo gasto no ensino da prática arquivística em detrimento de análises e propostas de reformulação das teorias existentes. Segundo ele, os arquivistas se condenaram à repetição mecânica das práticas, sem questionamentos e sem perceber que no mundo moderno, com os avanços das outras ciências e da tecnologia, a Arquivologia necessita se mostrar essencial, determinada e eficiente na consecução do planejamento organizacional, sob pena de se tornar ultrapassada e dispensável.
Palavras-chave: Arquivologia Advocacia Ensino Pesquisa Teoria arquivística Pesquisar
Abstract: This article confronts us with the problem of upgrading the profession of archivist in the face of great and profound changes in the world today. Discussions in seminars and conferences are addressing the issue of preparing the archivists of the future and the need for reform of undergraduate education. University professors and administrators to file claim, increasingly, the incentive to research and questioning the basic element of understanding and autoconvencimento, with the aim of transforming the archivists in lawyers of his own profession. The author also criticizes the current imbalance in relation to the excessive time spent on teaching practice over archival analysis and proposals for revision of existing theories. He said the archivists are condemned to repeat mechanical practices, without questioning and without realizing that the modern world, with the advances of other sciences and technology, Archival need to show essentially determined and effective in achieving organizational planning, under pain of becoming outdated and unnecessary.
Keywords: Archival Advocacy Teaching Research Archival theory Archival science
Mots clés:


COX, R. J. A advocacia nos currículos de graduação em arquivologia: uma perspectiva norte-americana. Arquivo & Administração, v. 1, n. 1, 1998.
COX RJC. A advocacia nos currículos de graduação em arquivologia: uma perspectiva norte-americana. Arquivo & administração. 1998;1(1).
COX, R. J. (1998). A advocacia nos currículos de graduação em arquivologia: uma perspectiva norte-americana. Arquivo & administração; 1(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability1998-01-01: 21007
hasAuthorRichard J. Cox: (21034)
hasFileStorage_repository/00/02/10/29/work_00021029#00000.pdf: (55258)
hasSectionOfArtigo científico: 435
hasSubjectArquivologia: 233973
hasSubjectAdvocacia: 21032
hasSubjectEnsino: 201005
hasSubjectPesquisa: 322981
hasSubjectTeoria arquivística: 279396
hasSubjectPesquisar: 329242
isPartOfSourceArquivo & administração: 694
hasIssueOfISSUE:JNL:00047-1998-1-1: 21004
hasAbstractEste artigo nos coloca diante do problema da atualização da profissão de arquivista frente às grandes e profundas transformações do mundo atual. Debates em seminários e congressos vêm abordando o tema da preparação dos arquivistas do futuro e da necessidade de reformulação do ensino de graduação. Os professores universitários e os administradores de arquivo defendem, cada vez mais, o incentivo às pesquisas e ao questionamento como elemento básico do entendimento e do autoconvencimento, com o propósito de transformar os arquivistas em advogados de sua própria profissão. O autor denuncia também o desequilíbrio existente em relação ao excesso de tempo gasto no ensino da prática arquivística em detrimento de análises e propostas de reformulação das teorias existentes. Segundo ele, os arquivistas se condenaram à repetição mecânica das práticas, sem questionamentos e sem perceber que no mundo moderno, com os avanços das outras ciências e da tecnologia, a Arquivologia necessita se mostrar essencial, determinada e eficiente na consecução do planejamento organizacional, sob pena de se tornar ultrapassada e dispensável.: 0
hasIDoai:brapci.inf.br:article/3795
hasRegisterIdhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000003795: 0
hasSourceArquivo & Administração, v. 1, n. 1, 1998, p. 59-70.: 0
hasTitleA advocacia nos currículos de graduação em arquivologia: uma perspectiva norte-americana: 0
hasUrlhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/11744: 0
hasUrlPDF:_repositorio/2010/09/pdf_acb2e1ce88_0011744.pdf: 0
prefLabelOai:brapci.inf.br:article/3795#00047: 0
Classe: Article